5 maneiras de estimular a curiosidade em seus alunos

Sem curiosidade, alguns dos maiores cientistas do mundo não teriam feito descobertas que mudaram o curso da humanidade. Isaac Newton não teria tido o primeiro insight para desenvolver a Lei da Gravidade, que depois seria aperfeiçoada por Albert Einstein. Thomas Edson não teria inventado a luz elétrica, nem a cientista polonesa Marie Curie teria chegado a importantes conclusões sobre a radioatividade.

A curiosidade estimula grandes evoluções em todos os campos de conhecimento, mas tem um papel fundamental nas atividades mais rotineiras de aprendizado. Um estudante curioso tem interesse e se mantém motivado dentro e fora da sala de aula. A curiosidade  torna a troca entre professor e aluno muito mais ativa e exploratória. Confira, a seguir, cinco dicas de como estimulá-lo no dia a dia:

Introduza o conteúdo com perguntas

Questionamentos instigam o aluno a pensar sobre o assunto, antes mesmo de ter contato com todo o conteúdo a ser estudado. Faça perguntas simples sobre o tema e deixe que os estudantes respondam o que acharem correto. Utilize as respostas para mostrar que o que será ensinado não está distante da realidade deles.

Faça analogias com a realidade

Alguns conteúdos mais complexos, ou até mesmo os mais simples, podem ser mais bem absorvidos quando fazem sentido para o estudante. Uma forma eficaz de despertar a curiosidade do aluno é mostrar como determinada questão está presente na rotina dele. Se a aula será sobre cálculos, por exemplo, mostre que sem a matemática não é possível concluir atividades básicas e essenciais do dia a dia.

Ensine o conteúdo de forma descontraída

Busque recursos que façam do aprendizado um momento interessante. Apresentar um conteúdo por meio de ferramentas audiovisuais, por exemplo, torna a aula mais descontraída e estimula a curiosidade.

Incentive a leitura sobre o assunto

Antes de iniciar o conteúdo em sala de aula, peça que os alunos leiam sobre o assunto antes. Oriente-os a buscar informações em diferentes meios e a pensar a respeito. Dessa forma, eles iniciarão o processo de reflexão e a curiosidade surgirá de maneira natural.

Atenção ao ambiente

Estimule os alunos a observar elementos e situações que os cercam. Essa observação pode despertar a curiosidade sobre temas que antes poderiam passar despercebidos, mas que podem auxiliar o processo de aprendizagem.

leia também

Saiba como transformar o TCC em ferramenta de empreendedorismo
continuar lendo
Intercâmbio profissional: como a experiência pode enriquecer a formação superior
continuar lendo
Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha