A importância da gestão para inovar no ensino

É fato que as instituições educacionais precisam se atualizar constantemente. Esta é uma exigência do mundo moderno: estudantes têm que se formar preparados para enfrentar a vida e o mercado de trabalho.

 

Essa função se apóia muito no papel dos educadores, que devem ensinar pensando em inovação, criatividade e educação empreendedora. O conhecimento não pode ser limitado, precisa encontrar formas de chegar ao aluno e forma mais contextualizada.

 

Mas para Marilene Fogaça, assessora pedagógica do sistema Poliedro, a gestão as instituições precisa estar conectada a essa nova realidade. É preciso “repensar não só o projeto pedagógico e o corpo docente, mas também o lado gerencial responsável por promover o desenvolvimento organizacional, capacitação do educador”.

 
A ausência de gestão inovadora que não valoriza o capital humano acaba por desmotivar os professores e consequentemente alunos. Mas é importante lembrar que o processo para implantar ações inovadoras é lento e depende muito da reflexão constante e aperfeiçoamento. Pode demorar, mas os resultados são satisfatórios.

leia também

Pesquisa científica e inovação: conheça a experiência de uma escola no RN
continuar lendo
Empreendedorismo e mentalidade maker por uma nova cultura organizacional - entrevista com Carolina Marini
continuar lendo
O que eu faço para transformar a educação?
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha