Afinal, o que é Educação Empreendedora?

O princípio da educação empreendedora é inspirar nos alunos a vontade de empreender. Muito diferente de ensinar administração, o objetivo aqui é mostrar os caminhos para criar uma nova organização.

 

Por isso, o empreendedorismo está normalmente relacionado à criação de um produto inovador. Mas isso não é regra – é possível empreender em algo que já existe. Além disso, aprender a empreender significa melhorar a relação com o mundo e com as pessoas, já que não é um domínio cognitivo.

 

Para chegar nesse resultado, a educação empreendedora procura desenvolver nos jovens, de todos os níveis de educação, as características e competências de um empreendedor. Saber lidar com as adversidades e contar com a troca de experiências para prosperar são algumas delas.

 

Educação empreendedora e a economia

A situação econômica do país mostra que empreender muitas vezes é saída pra quem não acha trabalho. Por isso, levar informação sobre empreendedorismo para os jovens pode ajudar empresas a gerar mais empregos e renda.

 

Mesmo assim, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (um dos maiores relatórios sobre empreendedorismo do mundo), só 9% da população brasileira teve acesso a educação empreendedora em 2010. Apenas 3% aprenderam a criar seus próprios negócios durante o ensino superior.

 

Foi tentando mudar este cenário que o Sebrae criou o Programa Nacional de Educação Empreendedora, que é um conjunto de ações em prol do empreendedorismo na escola. Os projetos buscam na sala de aula o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realizá-lo”.

 

Se quiser saber mais sobre os programas de educação empreendedora do Sebrae e como participar, entre no site!

leia também

Inovação aberta: entenda o conceito e como impacta a educação
continuar lendo
Pelas lentes do empreendedorismo social – entrevista com Guilhermina Abreu
continuar lendo
Por que a diversidade em sala de aula é fundamental para a qualidade da educação
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha