Escola referência mundial em inovação: conheça a instituição pública de SP

Blog Escola referência mundial em inovação: conheça a instituição pública de SP

02/04/2018
Compartilhe este conteúdo

Transformar a educação pública é possível. A Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, na zona oeste de São Paulo, é exemplo disso. Isso porque, em 2017, foi considerada a segunda escola no ranking mundial de inovação Edumission, promovido pela empresa Education Cities.

Fundada em 1956, a escola referência teve outros nomes até se chamar Desembargador Amorim Lima. Entretanto, a maior mudança na sua história aconteceu em 2003, quando a instituição aboliu a divisão por séries, a aplicação de provas e até as paredes das salas de aula. Desde então, as transformações lideradas pela diretora Ana Elisa Siqueira combatem a desmotivação de alunos e professores, além do desejo de envolver os estudantes com a proposta pedagógica e aproximar a escola da comunidade.

Como funciona na prática

Com a ajuda de uma comissão formada por pais e alunos e a inspiração da Escola da Ponte, as mudanças foram tomando forma pouco a pouco. Desde então, os alunos ganharam mais autonomia sobre o currículo escolar. Assim, podem escolher o que querem aprender a cada semana. Dessa forma, as salas de aula deram lugar a dois salões, onde alunos de idades diferentes, incluindo os com algum tipo de deficiência física ou intelectual, se dividem em grupos de cinco para trabalharem colaborativamente.

Os professores da escola referência atuam como mentores e avaliam os alunos por meio do monitoramento das atividades. Entre tantas outras iniciativas, a escola apostou também:

  • Na valorização da cultura brasileira
  • Na inclusão dos pais e familiares nas atividades escolares
  • Em parcerias com outras instituições, como a USP
  • Inserção de aulas de grego, latim e experimentos de física aos pequenos

Assista à palestra de Ana Elisa Siqueira no TED Talks com mais detalhes sobre a experiência na EMEF Desembargador Amorim Lima.

Conheça também a escola Lumiar, onde a proposta é que o aluno seja ativo em sua própria educação.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades