Como a ficção científica pode ajudar a estimular a criatividade

“As pessoas pensam, incorretamente, que a ficção especulativa pretende prever o futuro, o que não é verdade – ou, se é, os resultados são muito ruins(…). A ficção especulativa é realmente boa não em falar sobre o futuro, mas sim sobre o presente. Em observar um aspecto que a perturba ou é perigoso e estendê-lo ou explorá-lo até alcançar algo que permita às pessoas daquela época ver o que elas estão fazendo por um ângulo e uma perspectiva diferentes”. As palavras escritas por Neil Gaiman estão no prefácio do livro de ficção científica Fahrenheit 451. O autor também comenta o poder de perguntas como  “E se..”, “Se apenas…” ou “Se isso continuar..” para a construção do pensamento fictício e especulativo.

Ao apresentar uma realidade alternativa, a ficção científica nos leva a confrontar nossas crenças, e a entender como as construímos e o porquê de cada uma. E esse exercício é um grande aliado à criatividade. Tanto que empresas como a Google, Microsoft e Apple contratam escritores de ficção científica como consultores, trazendo novas perspectivas para os caminhos tidos como certos.

Na educação, as obras de ficção também podem se tornar grandes aliadas para trabalhar o pensamento criativo e a capacidade de inovação. Seu uso não precisa se restringir ao ensino científico, mas provocar reflexões sobre História, Filosofia, Artes, Ciências Sociais e outras áreas do conhecimento humano.

Estimular os alunos a lerem, questionarem e produzirem seus próprios enredos de ficção científica pode dar a eles a liberdade necessária para sair dos pressupostos óbvios sobre o mundo a sua volta e percorrer novos caminhos, chegando a conclusões inesperadas e inovadoras para questões do dia a dia.

Quer mais dicas de entretenimento para seus alunos? Confira essa lista de filmes que despertam o potencial empreendedor.

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha