Seminário Novas Conexões:
Os jovens e a educação empreendedora.

O ConecteCER é um seminário online que vai reunir conteúdo e pessoas incríveis que vão compartilhar e conectar suas experiências e conhecimentos sobre empreendedorismo.

No dia 6, o ConecteCER será atualizado com vídeos, hangouts e outros materiais para você ter acesso, em primeira mão, a tudo o que está rolando no evento.

Acompanhe com a gente. ;)

Progra
mação

CONTEÚDO

Confira os conteúdos do
Seminário ConectCER

HANGOUTS

CONECTE+
MATERIAIS

Material Caderno de Tendências 2018&19

06/11/2018 • 14h03

Ebook – Guia do Pitch Perfeito

06/11/2018 • 14h03

Lendo este e-book, você vai aprender:

    • O que é elevator pitch

      Uma definição rápida e completa sobre o que é pitch

    • O que não pode faltar no seu pitch

      Checklist para não faltar nada na hora de apresentar

  • Estratégias para um pitch perfeito

    Não basta só apresentar, precisa ser incrível

  • Pitches que funcionaram

    Inspire-se com o pitch de empresas como Tesla e JustPark

  • Eventos para apresentar seu pitch

    Lista de eventos que abrem para startups se apresentarem

Infográfico – Guia do UX Design

06/11/2018 • 14h03

Tenha informações completas e o passo a passo detalhado de como implementar um projeto de UX Design com o objetivo de conquistar resultados melhores com seu site ou app..

Kit – Kit especial: 6 Modelos de Canvas

06/11/2018 • 15h03

Os Canvas surgiram para facilitar a visualização do seu negócio. Existem vários tipos e cada um deles pode ajudar a sua empresa de alguma forma. Baixando esse kit, você terá acesso aos seguintes canvas: Business Model Canvas, Mapa da Empatia, Matriz CSD, Golden Circle, Jornada Consumidor e Percepções de Marca.

Ebook – Para empreendedores: Como aprender rápido e constante

06/11/2018 • 14h03

Ferramentas, sites, dicas de livros, cursos e técnicas para você ganhar conhecimento e ter mais sucesso

Ebook – O que são Millenials? Conheça melhor na nova geração

06/11/2018 • 14h03

Analisamos estudos e pesquisas sobre a geração dos millennials e reunimos tudo neste e-book.

Com ele, você vai compreender quem são essas pessoas e como lidar com elas dentro da sua empresa e como público:

Ebook – Guia do Design Sprint

06/11/2018 • 14h03

Neste material, descubra o passo a passo, desde a preparação até cada uma das etapas do design sprint:

  • O que é design sprint

  • Como preparar o seu

  • Etapas do sprint

  • Exemplo de design sprint

     

CONECTE+
REFERÊNCIAS

PERESTROIKA: 5 LIÇÕES DE CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Ela se intitula a “pior escola do mundo”. Mas a verdade é que a Perestroika é uma referência no Brasil em educação criativa e, aos poucos, está ganhando o mundo – os cursos já foram levados ao Vale do Silício e a Portugal.

Fundada em 2007, em Porto Alegre, a Perestroika tem o objetivo de construir um novo modelo de educação (Perestroika, em russo, significa reconstrução). Assim, evita seguir padrões ou exigências dos órgãos reguladores. Além de Porto Alegre, atualmente a escola tem sede em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, e conta um portfólio de cursos online.

ESTUDAR EM UM ESCRITÓRIO DE COWORKING? UMA ÓTIMA IDEIA.

Com o crescimento do número de profissionais autônomos e as mudanças na organização do trabalho, os coworkings vêm se popularizando nos últimos anos. Os espaços funcionam como escritórios compartilhados e oferecem um ambiente tão rico de convivência que muitos se referem a eles como ecossistemas e não apenas espaços de trabalho.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O empreendedorismo é o que move a economia de qualquer país. Só em 2014, o pequeno negócio foi responsável por mais de 52% da geração de empregos formais, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

E isso não é tudo. Quem empreende tem mais senso de controle sobre a própria vida, o que contribui para a melhora na auto estima. Por isso, educadores acreditam que cultivar a educação empreendedora é importante para fortalecer a economia local e global a longo prazo.

AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA?

O princípio da educação empreendedora é inspirar nos alunos a vontade de empreender. Muito diferente de ensinar administração, o objetivo aqui é mostrar os caminhos para criar uma nova organização.

Por isso, o empreendedorismo está normalmente relacionado à criação de um produto inovador. Mas isso não é regra – é possível empreender em algo que já existe. Além disso, aprender a empreender significa melhorar a relação com o mundo e com as pessoas, já que não é um domínio cognitivo.

AGITA: UMA INICIATIVA QUE PODE INSPIRAR A SUA ESCOLA

Já imaginou um ambiente completamente favorável à inovação dentro da sua escola? A Agita, agitadora de negócios do Sebrae tem um modelo assim que pode te inspirar.

O espaço é propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras. Possibilita a troca de informações entre empreendedores, além de vivências reais de mercado.

5 MOTIVOS PARA SUA EDUSTARTUP APOSTAR NO ENSINO HÍBRIDO

A metodologia de ensino híbrido – que mescla diferentes formatos e abordagens para o ensino de um só tema – já é realidade nas salas de aula. A combinação de aulas expositivas com projetos práticos e ferramentas de interação digital, por exemplo, é uma maneira de potencializar o processo de aprendizado, atendendo a uma necessidade dos alunos e dando a eles mais liberdade e autonomia nos estudos.

CINCO PONTOS PARA CONSIDERAR NO PITCH DA SUA EDTECH

Nos últimos anos, os empreendedores perceberam o potencial do mercado de educação para inovar e investir seus esforços. O setor tem vivido um crescimento exponencial no Brasil e no mundo, trazendo novas soluções de educação para alunos, professores e instituições de ensino. O mercado é grande e em franca expansão, mas o que nem sempre está claro são os critérios usados pelos investidores para alocar recursos nas EdTechs, as startups educacionais.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES EDUCACIONAIS DE 5 STARTUPS BRASILEIRAS

As startups de educação, também conhecidas como edtechs,  têm um papel importantíssimo na transformação dos modelos de educação vigentes, trazendo mais inovação e tecnologia para o setor.

Confira como o trabalho de cinco dessas edtechs tem contribuído para mudar a educação no Brasil.

4 DICAS PARA TRABALHOS EM GRUPO EFICAZES

Decidir a estratégia do projeto, dividir tarefas, opinar sobre o trabalho dos colegas, argumentar sobre seu ponto de vista e chegar a conclusões que representem o pensamento de todos. Os trabalhos em grupo são excelentes oportunidades para os alunos desenvolverem suas competências socioemocionais enquanto colaboram para um propósito específico.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM INVESTIMENTO PARA A VIDA

Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, 65% dos empregos que os jovens da Geração Z irão trabalhar nofuturo ainda não existem. Assim, nesse contexto, o empreendedorismo representa uma importante alternativa para a reinvenção do mercado de trabalho, mas a contribuição da educação empreendedora para os jovens do século XXI vai muito além dos negócios.

EDUCAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CONHEÇA A TENDÊNCIA

A educação tem se tornado cada mais vez mais personalizada. Um dos reflexos disso é a crescente popularidade da educação baseada em competências. Apesar de não ser um conceito novo, o modelo foi apontado por Michelle Weise, diretora executiva da Sandbox CoLABorative, em artigo na revista Harvard Business Review, como a verdadeira revolução na educação do século XXI.

DUAS HISTÓRIAS DE EMPREENDEDORISMO QUE VÃO INSPIRAR VOCÊ E SEUS ALUNOS

Todo empreendedor se depara diariamente com desafios que podem parecer instransponíveis. Muitas vezes são esses desafios que estimulam a criação de algo maior.

Foi o que aconteceu com Cristina Boner quando foi contratada para trabalhar na área comercial de uma empresa de tecnologia.

EVOLUÇÃO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO CONGNITIVO, SOCIAL, EMOCIONAL E ÉTICO

A sociedade transforma-se em uma velocidade cada vez maior. Com avanços tecnológicos e o enorme acesso às informações, a escola deixa de ser a única fonte de conhecimento, embora tenha papel vital. A demanda passa a ser ensinar o aluno a selecionar, avaliar, gerenciar e usar o conhecimento de forma criativa e inovadora, para que ele possa ter uma postura empreendedora diante da vida.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: “SE VOCÊ ESTÁ INSATISFEITO, CRIE A SOLUÇÃO”

Empreender é muito mais do que criar o seu próprio negócio ou ter a própria empresa. A missão do empreendedorismo é desenvolver pessoas pelo empoderamento, pela atitude e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções para os mais diversos problemas.

ESCOLA DO SEBRAE. DESDE 1992 ESTIMULANDO A ATITUDE EMPREENDEDORA NOS JOVENS

Um dos principais desafios do Sebrae desde sua fundação foi dar aos empreendedores mecanismos para garantir a manutenção de seus negócios. Já não bastava oferece capacitação a quem já empreendia, foi preciso despertar o interesse das novas gerações.

TEAM ACADEMY INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO NA PRÁTICA

Você conhece a Team Academy? Com base na Finlândia, é um dos modelos mais completos de escola de empreendedorismo no mundo.

COMO SERIA A ESCOLA DOS SONHOS DOS JOVENS?

NOVO OLHAR PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO – ENTREVISTA COM THIAGO CHAER

A Future Education, primeira organização latino americana focada no desenvolvimento de startups de educação, tem como objetivo desenvolver, em 10 anos, 240 EdTech Startups, por meio de seu programa de aceleração, impulsionando a melhoria da educação brasileira.

CRIANÇA ATENTA E CURIOSA: MAIS PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO

Logo no primeiro parágrafo de seu livro Educar na Curiosidade, a autora canadense Catherine L’Ecuyer levanta uma questão que tem tirado o sono de pais e educadores: o que fazer para manter filhos e alunos motivados nos dias de hoje?

Infográfico PERGUNTAS BÁSICAS DO EMPREENDEDORISMO

Saiba quais são as questões básicas para desvendar a educação empreendedora.

Infográfico O BRASILEIRO E O EMPREENDEDORISMO

Como os brasileiros enxergam o empreendedorismo?

Cidadania Digital

Ética, segurança e responsabilidade para uma educação de mais qualidade no mundo virtual

NOTAS DO PROFESSOR – GUIA 4

GUIA NOVOS EMPREENDEDORES VOL. 3

GUIA NOVOS EMPREENDEDORES VOL. 2

GUIA NOVOS EMPREENDEDORES VOL. 1

CONFIANÇA CRIATIVA. UM LIVRO PARA AJUDAR VOCÊ A IMPLEMENTAR AS SUAS IDEIAS

Você é criativo? Se você não for designer, fotógrafo, estilista ou qualquer outra profissão artística, pode ter respondido que não. Mas a verdade é que você, assim como todas as outras pessoas, é naturalmente criativo.

Essa é a ideia central do livro “Confiança Criativa”, escrito pelos irmãos Tom e David Kelley. Os dois são fundadores da IDEO, empresa de consultoria de design em Palo Alto, e da d.school, Instituto de Design da Universidade de Stanford.

SAIBA QUAL É O PERFIL DO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO

8 DICAS PARA SE TORNAR UM ESTUDANTE EMPREENDEDOR

BIG 5: CONHEÇA AS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS ESSENCIAIS NO SÉCULO XXI

5 ESPAÇOS DE COWORKING QUE REFLETEM O NOVO MERCADO DE TRABALHO

Os espaços de coworking revolucionaram a filosofia do home office. Agora, mais uma vez, eles se transformam. Isso porque integram, em um só lugar, escritório, bar, café, espaço para aprendizado e aceleradoras de startups.

4 HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Pensamento computacional é a habilidade de resolver problemas, desenhar sistemas e entender o comportamento humano com base em conceitos da ciência da computação. Ao desenvolver essa competência – considerada essencial para o futuro – o indivíduo se torna capaz de interpretar informações das mais diversas áreas de conhecimento e traduzi-las de forma sistêmica, para que seja ‘compreendida’ por computadores e máquinas.

10 FATOS SOBRE O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

SAIBA QUAL É O PERFIL DOS NOVOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS

EMPREENDER COMO INSTRUMENTO PARA REALIZAR SONHOS

Os educadores brasileiros têm um grande desafio diante da educação empreendedora: contribuir para criar um ambiente mais ético, sustentável, inclusivo e que valorize a sociedade. Uma das iniciativas que dão às crianças oportunidade de se tornarem empreendedoras é ajudá-las a identificar, acreditar e saber usar os recursos disponíveis para realizarem seus próprios sonhos.

FAÇA VOCÊ MESMO E APRENDA FAZENDO

Uma das características do empreendedor é a coragem de arriscar, prototipar, estar disponível para errar, experimentar e testar de novo, até chegar a uma solução inovadora e relevante. Mas empreendedorismo só se aprende fazendo. Empreendedorismo trata daquilo que se faz.

FAÇA VOCÊ MESMO: CULTURA MAKER NO APRENDIZADO

Compreender é inventar ou reinventar. Essa máxima, do educador suíço Jean Piaget, é uma das premissas da educação construtivista, que defende que o conhecimento deve ser construído pelo aluno a partir de sua exposição a situações práticas e atividades interativas.

EXPECTATIVAS E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS

CONHEÇA O JING, SITE QUE AJUDA VOCÊ A CRIAR SEUS PRÓPRIOS TUTORIAIS DE VÍDEO

O Youtube tem mais de um bilhão de usuários. Isso significa um terço de todos os usuários de internet do mundo. Crescendo cada dia mais, o site começou a trabalhar em parceria com os produtores de conteúdo, os youtubers, e oferece programas de capacitação, além da coparticipação na venda de anúncios.

MUITO ALÉM DO FAZER – ENTREVISTA COM JÚLIO GABRIOLLI

Empreendedor por natureza, Júlio Gabriolli fundou, em 2011, a Ação Educação Empreendedora, uma empresa com o objetivo de contribuir para que as pessoas tenham satisfação, alegria, propósito e resultados positivos em suas vidas profissionais e pessoais. Para isso, criou uma metodologia baseada em estudos sobre comportamento humano, que hoje é aplicada em programas de educação em empresas a partir de uma abordagem humana e comportamental.

UM MATCH COM O MERCADO DE TRABALHO – ENTREVISTA COM AMANDA BUSATO

Não se trata de uma empresa júnior, nem de um programa de estágio. Conheça a plataforma UpMe, que ajuda a conectar os estudantes universitários ao mercado de trabalho de uma maneira super prática. Lançada pela startuphomônima, liderada pela jornalista Amanda Busato, a plataforma permite que empresas cadastrem suas demandas e que os estudantes trabalhem – individualmente, em grupo, com ou sem a mentoria dos professores -, nos projetos escolhidos.

QUÍRON E A CRENÇA NA FORMAÇÃO DE JOVENS PROTAGONISTAS

Quíron é uma organização que oferece workshops e cursos desenhados para empoderar e aumentar o protagonismo de alunos e professores.

O QUE É O MOVIMENTO MAKER?

Você já ouviu falar em movimento maker? Essa é uma tendência que só cresce no Brasil e no mundo.

CONHEÇA O GLOBAL ENTERPRENEURSHIP MONITOR

06/11/2018 • 14h03

Global Enterpreneurship Monitor (ou Monitor de Empreendedorismo Global) executa todos os anos uma pesquisa em mais de 100 países sobre as atividades empreendedoras de cada nação. No Brasil, o projeto é executado com ajuda do Sebrae.

FIQUE POR DENTRO DE SETE TENDÊNCIAS DE EMPREENDEDORISMO

06/11/2018 • 15h03

EWIN KAUFFMAN: UM LEGADO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

06/11/2018 • 14h03

Considerada uma das maiores organizações de apoio ao empreendedorismo do mundo, o sucesso e o propósito da Fundação Kauffman têm suas raízes na história de vida de seu fundador: Ewing Kauffman.

Nascido em 1916 em uma fazenda no estado de Missouri, nos EUA, a paixão de Ewing Marion Kauffman por conhecimento e seu senso de auto gestão estavam presente desde muito cedo: aos 11 anos, acamado por um ano em virtude de problemas cardíacos, Ewing se debruçou sobre os livros para manter a si mesmo alerta e em desenvolvimento. O volume de leitura da criança impressionava: ele chegou a ler 40 livros em um só mês.

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS EMPREENDEDORES AMERICANOS? ENTREVISTA COM NAIRA FERREIRA

06/11/2018 • 15h03

Naira Ferreira é vice-presidente da SciBr, uma ONG que busca disseminar iniciativas científicas brasileiras pelo mundo. Na entrevista a seguir, ela comenta sobre o potencial criativo dos brasileiros e a migração para países que oferecem melhores incentivos à educação e à pesquisa científica. Ela também fala sobre o ecossistema norte-americano de empreendedorismo e o que podemos aprender com ele.

MUNDO MAKER: MÃOS NA MASSA PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

06/11/2018 • 14h03

Pregos, martelo, canos de PVC. Se esses objetos parecem muito distantes da sua sala de aula, está na hora de rever seus conceitos. Ferramentas manuais, equipamentos de fabricação digital, de robótica e de programação fazem parte do dia a dia dos alunos da Mundo Maker, um espaço de aprendizagem criativa fundamentada na cultura maker.

APRENDIZADO BASEADO NO FAZER: ENTREVISTA COM MARIANA PACHALY

06/11/2018 • 14h03

Uma mesa, algumas cadeiras, um líder na cabeceira, vários profissionais brilhantes e uma missão. A receita é simples, mas os resultados são surpreendentes. A Mesa e Cadeira é uma empresa que acredita no aprendizao baseado no fazer. Ela foi criada em 2011, para resolver desafios únicos de empresas em apenas poucos dias. Para isso, tem uma dinâmica fortemente orientada pela prática e trabalho em equipe.

A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER O TALENTO EMPREENDEDOR

06/11/2018 • 15h03

Saber reconhecer os talentos individuais dos alunos, tanto para os pais como para professores, nem sempre é tarefa simples. Mas essa é uma das chaves para encontrar e estimular o talento empreendedor desde cedo. Segundo Cameron Herold, mentor dos empreendedores, falta espaço nas escolas para reconhecer habilidade além dos conteúdos tradicionais – como oratória ou liderança nata.

5 MOTIVOS PARA APRENDER FAZENDO

06/11/2018 • 14h03

Incluir a prática no processo de aprendizado é uma maneira poderosa de enriquecer a experiência educacional, promovendo um entendimento mais profundo e duradouro pelos estudantes. As metodologias ‘mão na massa’ são, inclusive, preferidas pelos jovens, que se sentem mais estimulados e engajados com o estudo.

Conheça alguns motivos para incluir lições práticas no currículo escolar desde já:

DESENHANDO O FUTURO NA FAVELINHA – ENTREVISTA COM KDU DOS ANJOS

06/11/2018 • 14h03

É no maior conjunto de favelas de Minas Gerais que nasceu o Lá da Favelinha, projeto que abre novos horizontes aos jovens do Aglomerado da Serra. Liderado pelo MC, compositor e professor Kdu dos Anjos, o Centro Cultural Lá da Favelinha promove atividades culturais e de capacitação como oficinas de capoeira e hip hop, aulas de línguas, biblioteca aberta à comunidade, entre outras iniciativas.