Conheça a metodologia Genius Hour em cinco passos

Imagine poder dedicar parte do seu horário de trabalho a um projeto que você goste muito. Uma ideia que desperte seu interesse e que o faça crescer profissionalmente, além de ajudar toda a empresa. Não parece ótimo? Então, agora, aplique esse mesmo raciocínio à sala de aula. Que tal oferecer essa possibilidade aos alunos?

Esse é o princípio da metodologia Genius Hour. Os estudantes podem escolher um tema de interesse para reflexão e desenvolvem projetos que possam resultar em um produto final. A curiosidade e a criatividade são as palavras de ordem do Genius Hour. Conheça mais sobre a metodologia.

Estímulo do espírito questionador

A metodologia se baseia na escolha de um tema ou pergunta que guiará todo o processo de estímulo do aluno. Por meio dessa estratégia, os estudantes refletem sobre o assunto, fazendo uma conexão com o que aprenderam em sala de aula.

Conhecimento aplicado

A Genius Hour incentiva os alunos a refletir sobre práticas que possam fazer a diferença na comunidade, ou seja, que extrapolem os limites da escola e alcancem também aqueles que convivem com a instituição.

Construção do projeto

Depois da fase de reflexão, a metodologia prevê o desenvolvimento de ações que possam resultar em um produto final. Para isso, os alunos são orientados a buscar referências sobre o assunto por meio de pesquisa, leituras e experiências similares.

Tempo de dedicação

As horas de envolvimento com o projeto podem chegar a 20% do tempo total das aulas. Esse é o intervalo máximo estipulado pela metodologia, considerado suficiente para manter os alunos motivados e interessados.

Aprendizado mútuo

A Genius Hour oferece uma oportunidade valiosa aos professores para que aprendam mais sobre seus alunos, suas paixões e sobre o que realmente motiva o grupo na escola.

leia também

Saiba como transformar o TCC em ferramenta de empreendedorismo
continuar lendo
Intercâmbio profissional: como a experiência pode enriquecer a formação superior
continuar lendo
Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha