Conheça os Google Innovators, um grupo seleto de professores inovadores do mundo

Sonhar alto, imaginar, testar, ousar, correr riscos, buscar soluções. Pessoas inovadoras carregam consigo uma das ferramentas mais importantes para a transformação e o impacto social: a vontade de fazer a diferença.

Agora, imagine uma comunidade de professores com perfil inovador propondo mudanças e soluções para a educação. Ela já existe! São os Google Innovators, educadores selecionados e certificados pela Google, comprometidos com a transformação da educação no Brasil e no mundo.

A primeira turma no Brasil foi formada em 2014 e, desde então, os 90 inovadores certificados colocam seus projetos em prática no país.

Mas, afinal, o que fazem os educadores inovadores?

Tudo começa com uma boa ideia. Assim que a convocatória é aberta, os educadores aptos a concorrer podem submeter suas iniciativas à seleção. Os projetos escolhidos recebem mentoria durante 12 meses para implantação ou expansão do projeto.

O programa tem início na Innovators Academy, com dois dias de imersão no escritório da Google em São Paulo. Lá, os participantes aprendem sobre tecnologias para educação com outros especialistas, usando a metodologia  Design Thinking. Ao final da imersão, os coachs ou mentores do mundo inteiro escolhem os projetos que desejam acompanhar no ano seguinte. Daí em diante, a Google acompanha, por meio de um checklist, o progresso dos projetos até que eles se transformem em uma nova ferramenta inovadora para educação.

“Quando lidamos com inovação, muita gente ainda é resistente.  O programa nos dá suporte para não abandonarmos nossas iniciativas e acreditar em nossas ações”, conta Soraia Novaes, educadora de Maringá (Paraná), certificada na turma de 2014.

Além de desenvolverem suas ideias em parceria com outros inovadores, os educadores selecionados têm:

  • Selo digital de inovador certificado
  • Visibilidade no Diretório do Google for Education
  • Recursos mensais de aprendizagem e desenvolvimento
  • Participação em uma comunidade colaborativa de inovadores
  • Informações exclusivas sobre os lançamentos do Google for Education
  • Atuação como embaixadores do produto em grupos de discussão

Eles também têm acesso à plataforma Academia de Inovadores, onde seus projetos ganham projeção nacional. Nela, os participantes podem transformar suas iniciativas em produtos digitais como aulas e treinamentos, que podem ser vendidos ou disponibilizados gratuitamente on-line.

Saiba como se tornar um dos educadores inovadores

Qualquer educador com um projeto inovador, do ensino infantil ao superior e técnico, pode participar. As convocatórias acontecem no mundo inteiro e não é preciso ser nativo ou morar em determinado país para participar do programa. Afinal, o processo é praticamente todo on-line.

O programa é aberto a profissionais de todo o sistema de educação, de professores a supervisores.  O pré-requisito para participar é ter, pelo menos, o certificado Google Nível 1, que atesta a proficiência no uso de ferramentas Google for Educators em sala de aula.

Se você já é certificado ou está buscando sua certificação nível 1, basta ficar de olho nas chamadas, que acontecem anualmente pela página Google Innovators.

Outros ferramentas Google para educadores

Além da certificação Google Innovators, a empresa oferece diversos treinamentos para educadores, com capacitações continuadas de nível básico a avançado.

E se você quer saber mais como pode usar as ferramentas gratuitas da Google, para aprimorar a experiência dos seus alunos em sala de aula, conheça outras possibilidades neste post.

leia também

Saiba como transformar o TCC em ferramenta de empreendedorismo
continuar lendo
Intercâmbio profissional: como a experiência pode enriquecer a formação superior
continuar lendo
Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha