Crianças empreendedoras: conheça o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp)

Blog Crianças empreendedoras: conheça o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp)

01/12/2015
Compartilhe este conteúdo

Existe idade certa para começar a empreender? Com certeza, não. Um projeto desenvolvido por uma escola de Brasília veio para comprovar isso. Em 2014, o Colégio Vitória Régia implementou o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), promovido pelo Sebrae, para estimular mais de 400 alunos, de  6 a 11 anos, a desenvolver ideias de negócios e colocá-las em prática. A iniciativa para criar crianças empreendedoras foi um sucesso, já que todos – professores, pais e alunos – abraçaram o projeto e colocaram a mão na massa. Veja também nesse post o que as escolas europeias tem a ensinar sobre educação empreendedora. 

As crianças eram encorajadas a ter uma ideia de empreendimento e recebiam orientação da escola para colocá-la em prática. As sugestões se espalharam por diferentes campos: gastronomia, com uma loja de temperos; cosméticos, com a fabricação de essências e perfumes; e até mesmo sustentabilidade; com a ideia de confeccionar brinquedos a partir de sucata. Tudo isso envolvendo conceitos de plano de negócio, como arrecadar dinheiro, qual a melhor maneira de vender e o que fazer com o lucro ou o prejuízo. A ideia é que os alunos vivenciem experiências semelhantes às do mercado de trabalho, e consigam lidar com diferentes situações.

Graças ao projeto, o Colégio Vitória Régia foi um dos vencedores da edição 2015 do Prêmio MPE Brasil, oferecido pelo Sebrae. O reconhecimento não ficou só entre especialistas pois, em 2003, contava com seis professores para quatro salas de aula. Por isso, hoje contam com 72 funcionários e 850 alunos dos ensinos infantil e fundamental. O aumento se deve, principalmente, pelas práticas inovadoras de ensino e mostra a valorização da educação empreendedora  também pelos pais.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades