Design Thinking: educação baseada na solução de problemas

Muitas vezes associamos a palavra design somente às artes gráficas. Ele está na capa das revistas, nos anúncios, nas embalagens e nos rótulos de produtos do nosso dia a dia. Mas o que pouca gente sabe é que a disciplina é, em sua essência, uma ferramenta para resolução de problemas. De acordo com Beat Scheinder, autor do livro Design – Uma Introdução, o design é a visualização criativa e sistemática das diferentes funções de objetos de uso e sua adequação às necessidades dos usuários. Ou seja: é uma forma de entregar a melhor solução de acordo com os interesses e a experiência do usuário.

Por esse motivo, nos últimos anos o Design Thinking tem se tornado cada vez mais popular em empresas e instituições voltadas para a inovação. Isso porque o pensamento do design pressupõe a visualização de ideias, prototipagem, experimentação e trabalho colaborativo. Some a esses aspectos o foco no cliente e você tem um ambiente ideal para o florescimento de ideias inovadoras, com soluções estratégicas para os negócios.

Design Thinking na educação

Imagine todo esse potencial aplicado à educação! O Design Thinking tem sido usado para criar experiências renovadas em sala de aula, oferecendo experiências mais significativas para alunos e professores.

Por sua ligação com a inovação e a criatividade, a metodologia também tem se tornado  grande aliada da educação empreendedora, contribuindo para que os jovens adquiram conhecimento enquanto criam projetos e soluções a partir de problemas e necessidades reais.

A experiência do Canal do Ensino

O Canal do Ensino é uma das soluções para educação que nasceu do Design Thinking. O portal reúne notícias e materiais relacionados a educação, disponibiliza cursos gratuitos, livros de domínio público, vídeoaulas, dicas de concursos, bolsas de estudo, dicas para professores e estudantes, conteúdo sobre redes sociais na educação e outras ferramentas de tecnologia educacional.

A ideia surgiu da vontade de seus fundadores de resolverem um problema: como agregar, em um só lugar, informações relevantes sobre educação, criando uma espécie de guia completo que pudesse servir de referência para a melhoria da prática educacional?

Na entrevista a seguir o co-fundador do Canal do Ensino, JB Queiroz, fala mais sobre as contribuições do Design Thinking para a educação e a criação do portal. Confira:

leia também

7 maneiras de estimular a autonomia dos alunos
continuar lendo
Formação de professores: os desafios da profissão no contexto da educação empreendedora
continuar lendo
Como o esporte pode te ajudar a levar empreendedorismo à sala de aula
continuar lendo
newsletter
x
área restrita
Usuário
senha