Empreendedorismo na universidade: realidade das startups dentro da universidade

Em 2017, alunos universitários do Paraná ganharam um incentivo a mais para desenvolverem o empreendedorismo na universidade: o Startup Garage. O programa piloto foi realizado na Uniguaçu, em parceria com o Sebrae, para apoiar ideias de negócios dos estudantes.

A ideia é que os projetos inscritos passem por etapas de capacitação e triagem ao longo de seis meses. Isso inclui mentorias de professores da universidade e de especialistas do Sebrae. Para isso, a aceleração compreende desde a fase de amadurecimento das ideias até a consultoria de mercado e financeira. Assim, os alunos são orientados ainda sobre formação de equipes de trabalho e, ao final do ciclo, duas startups são selecionadas.

Estudantes de todos os cursos podem participar. Por isso, todas as graduações oferecem a disciplina de empreendedorismo. Assim, a iniciativa reforça a importância do ensino acadêmico do empreendedorismo com experiências práticas, abrindo as portas da universidade para o mercado.

Saiba mais sobre o Startup Garage e as iniciativas do Sebrae Paraná para o empreendedorismo na universidade nesta entrevista com o Diretor de Operações, Julio Cezar Agostini:

Quer saber como o empreendedorismo na universidade se expande pelo Brasil? Então confira 10 instituições que fomentam as características empreendedoras de alunos.

Você também pode conhecer este estudo da Endeavor em parceria com o Sebrae, que investigou o empreendedorismo na universidade em diversas partes do Brasil.

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha