Educação Empreendedora na escola: por onde começar

Blog Educação Empreendedora na escola: por onde começar

19/01/2023
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Mesmo com mais informações e discussões sobre o assunto, há ainda quem relacione a Educação Empreendedora única e exclusivamente à ação de abrir o próprio negócio ou de desenvolver habilidades de gestão de empresas. Por isso, é natural que o senso comum pense que o empreendedorismo na escola também se restringe a essas questões. É fato que passa por isso – e aí depende do contexto e do estilo de cada estudante os caminhos a serem seguidos –, mas vai muito além. O empreendedorismo na escola é capaz de estimular competências que preparam jovens aptos a encontrar soluções criativas para problemas complexos, para si e para a comunidade em que estão inseridos. Estamos falando de formar pessoas para gerar valor ao mundo, das mais diferentes maneiras.

Luana Carulla, coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae, reforça,  em uma live publicada no canal CER do YouTube, a importância da quebra desse estigma. “A gente entende isso no Sebrae – e estamos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, de que a temática do empreendedorismo vai muito além da abertura de negócios; ela envolve projeto de vida, empoderamento pessoal e coletivo; e que é a base de uma cultura empreendedora de um país competitivo em todos os seus aspectos”, afirma.

A seguir, explicamos a importância do conceito e trazemos dicas sobre planos de aula. Confira!

Explore diferente planos de aula para aplicar o empreendedorismo na escola

Para começar a disseminar o empreendedorismo na escola, estudar e aplicar planos de aula podem ser os primeiros passos importantes. Na live “Como fazer um plano de aula para ensinar empreendedorismo?”, Luana Carulla,  em parceria com Patrícia Liz, consultora especialista em educação, fala sobre a “mão na massa” com base nos e-books desenvolvidos pelo Sebrae.

“O plano de aula é uma coisa muito comum no nosso dia a dia de educador. Então, nós [do Sebrae] entendíamos que, se trouxéssemos planos de aula que trabalhassem o assunto de forma mais lúdica, mais pontual, mais interativa e interessante para os estudantes, considerando que eles já têm o dia a dia deles – com, por exemplo, jogos de tabuleiro, vídeos, filmes, jogos digitais – a gente conseguiria entrar no mundo desses estudantes e desenvolver competências empreendedoras, como a nossa BNCC define, e de forma muito leve”. Luana explica que o Sebrae desenvolveu 6 e-books com mais de 260 objetos de aprendizagem, em formato de planos de aula e com uma linguagem leve, e que são disponibilizados gratuitamente para todos.

“O nosso grande desafio era selecionar o que a gente já tinha disponível e montar um plano verdadeiramente prático, com instruções e dicas. É uma ferramenta bem simples de usar, e nós buscamos conteúdo  que já existem no cotidiano tanto dos estudantes quanto dos professores, que as pessoas possam ter acesso facilmente, que são textos, vídeos, filmes; outros objetos, dinâmicas, atividades e jogos no geral que possam fazer parte do cotidiano tanto da escola, presencialmente, quanto no EAD, e até mesmo com atividades combinadas entre o físico e o virtual.

Veja quais são os materiais a seguir e uma breve descrição sobre cada um.

Filmes

Como sinaliza a descrição, o e-book foi feito para “apoiar o planejamento dos professores, apresentando sugestões de atividades que estimulem o desenvolvimento do potencial empreendedor dos alunos da Educação Básica. Neste volume são apresentados diferentes filmes que podem ser utilizados nesse propósito”.

Se estamos falando de empreendedorismo na escola, nada melhor do que materiais como filmes, que despertam facilmente a atenção dos estudantes, não é?

>> Clique aqui e acesse o plano de aula

Jogos de tabuleiro

Neste e-book, é possível encontrar uma relação de 12 objetos de aprendizagem no modelo de planos de aula, com sugestões de jogos de tabuleiros indicados para alunos do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, e que podem ser utilizados em atividades presenciais, a distância ou mesmo em formato híbrido, combinando atividades a distância e em sala de aula. No documento consta a indicação de quais habilidades e competências empreendedoras poderão ser trabalhadas em cada objeto de aprendizagem.

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Jogos digitais

Neste material, professores e gestores escolares encontram 50 objetos de aprendizagem no modelo de planos de aula, com sugestões de jogos digitais indicados para alunos do Ensino Fundamental I. Vivemos e lidamos com crianças e jovens que estão conectados o tempo todo – e, nesse contexto, os jogos digitais podem ser instrumentos muito produtivos.

“Os jogos digitais aqui propostos existem no mercado, com temas atrativos e que possam ser trabalhados e/ou correlacionados às temáticas e outras atividades em desenvolvimento, tanto na escola como em momentos extraclasse”, indica a abertura do e-book.

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Trechos de filmes ou curtas

Entre os objetos propostos neste e-book, está o vídeo “Criando juntos 65 | Os animais do circo“. Para ter uma ideia de como é o plano de aula, o documento recomenda providenciar o acesso ao filme e assistir com toda a turma, sugerindo temáticas que podem ser abordadas valendo-se do trecho, como trabalho em equipe, empatia e cooperação.

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Textos

Este e-book disponibiliza uma lista de 50 textos que podem ser trabalhados em sala de aula. Entre eles, estão “Liana contra o monstro pavoroso”, “O mundo do trabalho e das profissões em transformação” e “Esquadrão curioso: caçadores de fake news”.

Vale lembrar que, em cada um dos materiais, são indicadas, entre outros itens, quais as habilidades e competências empreendedoras trabalhadas, quais as competências gerais da BNCC e qual a estratégia pedagógica empregada.

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Propostas pedagógicas diversas

Este é um plano de aula que pode acompanhar diariamente educandos e gestores de escolas quando o assunto é empreendedorismo na escola. Compõem a lista das 50 atividades pedagógicas algumas mais conhecidas, como “Círculo da união”, “Criando uma árvore”, “Jogo da semente” e “Dinâmica da teia”. Como em todos os outros e-books, as informações e orientações de aplicação estão descritas detalhadamente em cada uma das atividades.

>> Clique aqui e acesse o plano de aula

Por último, mas não menos importante: leve conhecimento para toda a comunidade escolar

Um dos objetivos do empreendedorismo na escola é desenvolver atitude e mentalidade empreendedora (o mindset empreendedor), que favorecem o raciocínio lógico e a busca por habilidades que contribuem para a resolução de problemas – individuais e coletivos.

Portanto, se o objetivo é levar a prática da Educação Empreendedora às escolas, o conhecimento não pode se restringir aos professores ou à gestão escolar. Deve haver um planejamento com o propósito de que o assunto seja disseminado entre todos os atores de uma comunidade escolar, desde a equipe pedagógica e família até a equipe administrativa.

Vale investir, portanto, em palestras com especialistas para toda a comunidade, inclusive familiares, e também em cursos (e na formação continuada como um todo) para professores e equipes pedagógica e administrativa.

Gostou desse conteúdo para começar a implementar o empreendedorismo na escola? Continue acompanhando o Portal CER e acesse dicas e tendências diariamente!

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