Entenda como funciona uma aceleradora de negócios

Você sabe como funciona o ecossistema do empreendedorismo? Para tornar ideias inovadoras uma realidade, são necessárias altas doses de criatividade, força de vontade, resiliência, trabalho e colaboração. No entato, muitas vezes, as empresas só conseguem sair do papel com a colaboração da aceleradora de negócios.

Foi a partir dessa ajuda que importantes startups conseguiram prosperar, como Airbnb e Dropbox.  Você sabe como funciona a relação entre uma aceleradora e um novo negócio? Veja, a seguir, como se dá esse processo e quais são seus benefícios. Saiba, também, como essa ideia pode ser aproveitada em outros contextos, como na educação empreendedora.

 

O que é uma aceleradora de negócios?

A aceleradora de negócios é uma empresa que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de um empreendimento. Normalmente, é responsável por investir financeiramente em startups e contribuir de  outras formas para o estabelecimento da negócios embriões. O modelo é usado no universo das startups, em que empreendedores buscam tirar do papel ideias inovadoras, que se apropriam da tecnologia de alguma forma e que têm potencial de serem escaláveis.

O apoio da aceleradora de negócios pode ser prestado em todas as fases de modelação do empreendimento, desde o estágio inicial, passando pela definição do produto mínimo viável (MVP), até o momento em que a startup consegue alcançar seu ponto de equilíbrio (break even point). Nesta última etapa, a nova empresa já consegue se manter com a própria receita e está estabelecida no mercado.

Há diversas empresas dedicadas a acelerar negócios a partir dessa lógica. No Brasil, o Seed é o nome de maior destaque, tendo acelerado mais de 190 startups.

 

Saiba como funciona a parceria entre as startups e a aceleradora de negócios

Imagine um ambiente focado em garantir as ferramentas necessárias para que uma nova empresa se estabeleça o mais rapidamente possível. É dessa forma que a aceleradora de negócios costuma atuar.

Além do aporte financeiro, esse tipo de organização apoia as startups aplicando metodologias de aceleração de empreendimentos. Elas colocam à sua disposição um mentor especializado, com experiência na área em que a empresa busca se inserir. A aceleradora também pode fornecer apoio administrativo, facilitar o acesso a matérias-primas, ajudar na busca por fornecedores e garantir uma sede provisória para a startup.

Um dos benefícios mais importantes é a ponte que a aceleradora faz entre novos empreendedores e possíveis investidores ou clientes. É através dela que startups aumentam sua rede de contatos e apresentam soluções a um número maior de pessoas, resultando no fechamento de parcerias.

À medida que as startups alcançam sucesso, as organizações que as apoiaram recebem os frutos de seu investimento, fomentando a aceleração de novas ideias – o que é essencial para o ambiente empreendedor.

 

Um modelo de aceleração só funciona no universo startup?

A aceleradora basicamente coloca nas mãos do empreendedor o que ele precisa para se dedicar a fazer o que realmente é bom: modelar uma ideia inovadora com potencial. Mesmo sendo difícil, é possível pensar, em sala de aula, em estratégias que fomentem o desenvolvimento de novos projetos inspiradas no modelo de aceleração das startups.

O benefício é duplo: garantir o envolvimento dos alunos na busca por soluções diferenciadas e apresentar uma estrutura presente no universo do empreendedorismo.

Para entender como outra estrutura dos negócios impacta a educação, confira este post explicando o que é blockchain e como a tecnologia pode ser incorporada em instituições de ensino.

 

leia também

Autonomia na educação infantil: inspire-se na experiência de uma escola da Bahia
continuar lendo
Mão na massa: como os fablabs contribuem para a cultura empreendedora
continuar lendo
Conheça o Projeto Marvin, que ensina jovens a ser autônomos no aprendizado
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha