Entendendo melhor a personalização do ensino

O ensino personalizado é mais um dos recursos que a tecnologia trouxe para a educação. Ele se baseia em plataformas que identificam ponto fracos e fortes de cada aluno para desenvolver exercícios customizados para ele.

 

Essas plataformas partem da ideia de que alunos diferentes aprendem de formas diferentes. Os softwares são capazes de identificar as deficiências e criar planos de aula e atividades específicas, que podem envolver games, textos, vídeos e exercícios.

 

A Knewton, considerada maior plataforma adaptativa do mundo, fundada em 2008, já impactou a prática pedagógica em mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil, o primeiro empreendimento na área a Geekie Lab, que já atingiu mais de 5 mil escolas no país.

 

A startup oferece, entre outros serviços, o Geekie Teste, que é focado no ENEM. Sua concepção se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada pelo exame e por provas internacionais. Com ela, o estudante pode comparar sua nota com a nota de corte dos cursos de sua escolha, além de saber que conhecimentos priorizar para atingir seus objetivos.

 

Mas é importante lembrar que essas soluções de tecnologia são apenas uma parte do ecossistema educacional. O importante é conseguir um equilíbrio entre as plataformas e o método do professor. A intenção do ensino personalizado é complementar, nunca substituir o trabalho do educador.

 

Interagir com essas plataformas ainda fortalece as características empreendedoras do aluno. Ele vai atrás de seu próprio conhecimento, tendo liberdade de escolher temas que mais o motivam. Essa prática gera independência, iniciativa e comprometimento.

 

O portal Porvir disponibilizou um infográfico com outras informações sobre o ensino personalizado. Veja aqui!

leia também

Orientação vocacional: como preparar alunos para o trabalho do futuro
continuar lendo
Conheça o Programa Nacional de Educação Empreendedora
continuar lendo
Fab Lab e Makerspace: você sabe qual a diferença entre eles?
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha