Escola Lumiar: onde o aluno é sujeito ativo da aprendizagem

Blog Escola Lumiar: onde o aluno é sujeito ativo da aprendizagem

21/12/2017
Compartilhe este conteúdo

A Lumiar , está entre as 12 escolas mais inovadoras do mundo eleitas pela Unesco, Microsoft e Standford University.  Atuando no mercado da educação há 15 anos, a escola trabalha com o conceito de projetos ao invés de aulas e possui unidades em São Paulo, Santo Antônio do Pinhal e Porto Alegre. Seu ensino é baseado em seis principais pilares: currículo em mosaico, multietariedade, figura dos tutores e mestres, aprendizagem ativa, gestão participativa e avaliação integrada.

A combinação de diferentes práticas e atividades como oficinas, projetos e pesquisas compõe o currículo da Lumiar, como em um mosaico. Na chamada Matriz de Competências e Conteúdos, mais de mil itens podem ser combinados e recombinados conforme as necessidades de aprendizado e interesse dos estudantes. A avaliação do desempenho em relação ao currículo extrapola a aplicação de provas e busca comprovar a capacidade dos jovens de aplicar o conhecimento adquirido.

A participação ativa dos estudantes no processo de aprendizado acontece desde o momento da escolha do currículo até o dia a dia dos projetos. Na Lumiar, eles não são apenas ouvintes. O papel dos professores também é diferente: eles atuam como mestres, orientando o desenvolvimento dos projetos.

Estudantes de diferentes faixas etárias trabalham o conceito de multietariedade, iniciativa que cria grupos de trabalho mais heterogêneos e potencializa a troca de conhecimentos. Além disso, toda a organização do cotidiano da escola é feita de forma colaborativa, o que contribui para o senso de pertencimento e responsabilidade pelo coletivo.

Tudo isso permite a vivência de experiências genuínas por parte dos alunos, proporcionando seu desenvolvimento pleno e preparando-os para compreender as mudanças.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades