Evolução de aprendizagem a partir do desenvolvimento congnitivo, social, emocional e ético

Blog Evolução de aprendizagem a partir do desenvolvimento congnitivo, social, emocional e ético

17/05/2016
Compartilhe este conteúdo

A sociedade transforma-se em uma velocidade cada vez maior. Com avanços tecnológicos e o enorme acesso às informações, a escola deixa de ser a única fonte de conhecimento, embora tenha papel vital. A demanda passa a ser ensinar o aluno a selecionar, avaliar, gerenciar e usar o conhecimento de forma criativa e inovadora, para que ele possa ter uma postura empreendedora diante da vida.

Pensando em como promover uma evolução na aprendizagem, o Instituto MindGroup desenvolveu a pesquisa Saltos de aprendizagem: o percurso de uma metodologia inovadora em educação, utilizando a Metodologia do Projeto MenteInovadora.

Esta metodologia fundamenta-se em três pilares: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e o Professor-mediador. Uma vez por semana, ao iniciar a aula, o professor-mediador contextualiza o tema e incentiva o engajamento dos alunos por meio de jogos de raciocínio.

Enquanto os alunos jogam, o professor promove reflexões, utilizando-se dos Métodos Metacognitivos e das estratégias de raciocínio, que os ajudam a melhor lidar com os desafios. Ao final da aula, os alunos são encorajados a refletir sobre as situações vivenciadas e relacioná-las com o cotidiano.

Empregando esta forma de ensino, que visa o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, o estudo envolveu cerca de 13.500 alunos, 10.100 pais e 2.100 professores.

Segundo dados da pesquisa, “houve um aumento, em torno de 10 pontos percentuais, nas proficiências dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências (…) Ainda mais relevante foi o reconhecimento dos professores em relação ao impacto positivo da Metodologia no seu desenvolvimento pessoal”.

Os resultados e as análises na íntegra podem ser acessados no estudo completo, Saltos de aprendizagem: o percurso de uma metodologia inovadora em educação.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades