ICEE: por uma cultura de educação empreendedora na Europa

“Dar a oportunidade aos jovens de ter pelo menos uma experiência empreendedora antes de deixarem a educação obrigatória como, por exemplo, sua própria empresa júnior, ser responsável por um projeto empreendedor ou um projeto social”. Essa é a meta que a Comissão Europeia de Empreendedorismo deseja alcançar até o ano de 2020. Para isso, foi criado o Cluster de Inovação para Educação Empreendedora (ICEE – Inovation Cluster for Entrepreneurship Education), um projeto de três anos de duração (até janeiro de 2018), que busca entender o que é preciso para que a meta seja alcançada e analisa o impacto da educação empreendedora.

 

Desde 2014, o ICEE está trabalhando com a simulação do cumprimento de 50% da meta e realizando testes em campo com alunos de  15 e 20 anos. Durante 27 meses, 20 escolas de ensino superior e profissionalizante de cinco países (Bélgica, Finlândia, Itália, Estônia e Letônia) desenvolverão projetos de empresas juniores, iniciativa identificada pela Comissão Europeia como a mais adequada para fomentar o empreendedorismo na educação.

 

Resultados

As metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas são analisadas por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Leste Norueguês (Eastern Norway Research Institute), levando em consideração os resultados de aprendizagem, o papel do professor e da escola e os efeitos sobre a comunidade local e a sociedade geral. Os primeiros resultados indicam o progresso dos estudantes, do início ao fim do ano escolar, em lidar com os diferentes desafios dos projetos realizados. Alguns fatores contribuíram para o sucesso como a aproximação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e o senso de colaboração.

 

Clique aqui para acessar o relatório completo com os primeiros resultados.

leia também

Saiba como se tornar um professor mais empreendedor
continuar lendo
Conheça as iniciativas dos cinco primeiros colocados no ‘Nobel’ da educação
continuar lendo
5 espaços de coworking que refletem o novo mercado de trabalho
continuar lendo
newsletter
x
área restrita
Usuário
senha