11 biografias que são verdadeiras lições de empreendedorismo

Para quem deseja empreender, conhecer histórias de sucesso é essencial para ter contato com diferentes modelos de negócios e entender de onde nascem as ideias inovadoras.

Por isso, ler biografias é uma das maneiras mais ricas de estudar empreendedorismo. Ao entender o caminho que outros profissionais do mercado trilharam, seus desafios e estratégias, pode-se compreender o mundo dos negócios para além da teoria.

Como os grandes empresários sempre gostam de afirmar, não há receita definitiva ou um passo a passo  para o sucesso.

No entanto, é possível aprender com o bom exemplo de quem se deu bem no próprio negócio – e enfrentou obstáculos, comuns na trajetória de qualquer empreendedor. Pensando nisso, selecionamos 11 biografias de empreendedores de sucesso para você usar como ferramenta de ensino e inspiração para seus alunos. Confira!

lições de empreendedorismo

O Sonho Brasileiro

Escrito pelo jornalista Thales Guaracy, a biografia do comandante Rolim Amaro, o fundador da TAM, retrata a jornada de criação e consolidação de sua empresa. Nascido no interior do Estado de São Paulo, Rolim teve infância pobre, precisou trabalhar como caminhoneiro e vendedor de bebidas, mas nunca deixou de lado seu sonho de ser piloto de avião. O comandante Amaro transformou uma pequena empresa de táxi aéreo regional, a Táxi Aéreos de Marília, em uma das maiores empresas de aviação do Brasil: a TAM. Além disso, inovou e revolucionou o sistema de atendimento, hoje usado por quase todas as empresas de aviação.

Oprah: uma biografia

A ex-apresentadora de TV Oprah Winfrey superou uma vida de pobreza, racismo e abusos de todos os tipos para se tornar a mulher mais influente da mídia norte-americana. Escrito por Kitty Kelley, o livro relata como Oprah Winfrey enfrentou dificuldades até acumular uma fortuna que chega perto dos três bilhões de dólares e se tornar dona de emissoras de TV, editoras e uma variedade de outros negócios.

O Estilo Bill Gates de Gerir

Bill Gates é um dos maiores visionários do nosso tempo. O livro, escrito por Des Dearlove, é um clássico entre as biografias. O autor usa a história de Gates para ensinar empreendedorismo por meio dos 10 segredos de liderança e gestão do homem que revolucionou a história da tecnologia ao fundar a Microsoft. Dentre os melhores ensinamentos, estão dicas para construir uma equipe vencedora, a importância de tomar decisões rápidas e como manter-se atualizado para enfrentar a concorrência.

A Fantástica História de Silvio Santos

A trajetória de Silvio Santos é uma das histórias de empreendedorismo brasileiro mais emblemáticas no país. Escrito pelo jornalista Arlindo Silva, o livro narra a história de Silvio desde o início da vida profissional, com todas as dificuldades que passou, até os dias atuais. O empresário começou a trabalhar como camelô no centro de São Paulo e fez fortuna ao criar o “Baú da Felicidade”, por meio do qual clientes pagavam um carnê anual, que, depois de quitado, poderia ser trocado por um produto nas lojas do Baú. Os empreendedores acreditam que a facilidade de comunicação, o raciocínio rápido e a capacidade de aproveitar oportunidades são as características mais marcantes que guiaram Silvio Santos a ser dono do SBT e dos demais patrimônios.

#GIRLBOSS

O livro conta a história da jovem Sophia Amoruso, que, aos 22 anos, decidiu vender roupas no eBay e criar o “Nasty Gal”, um dos maiores e-commerces de roupas e acessórios do mundo. A americana, considerada pela Forbes, em 2016, como uma das mulheres mais jovens a fazer fortuna por conta própria, aborda a importância de confiar na sua voz interior e seguir a intuição para encontrar o sucesso.

Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook

Transformado no filme “A Rede Social”, o livro, escrito por Ben Mezrich, conta a história dos estudantes de Harvard que criaram um dos maiores fenômenos da internet: o Facebook. A publicação fala sobre o desenvolvimento do projeto e a disputa entre o norte-americano Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin.  O livro conta ainda que Saverin foi fundamental para o nascimento e a expansão do Facebook, diferente do que foi mostrado na adaptação para os cinemas.

Ford: o homem que transformou o consumo e inventou a era moderna

O livro, escrito por Richard Snow, conta a história da persistência de Henry Ford em criar um automóvel cada vez melhor e mais barato, que pudesse ser comprado por uma família americana de classe média. O resultado desse processo não foi apenas a criação de um carro popular e um enorme mercado consumidor, mas a transformação dos métodos e a criação da produção em massa.

Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro

Elon Musk, grande empresário sul-africano, trouxe inovações significativas em diversos setores, como o de pagamentos, com o Paypal, e o automotivo, com a Tesla. O livro, escrito por Ashlee Vance, não é exatamente um manual, com dicas para empreendedores iniciantes, mas uma excelente fonte de inspiração, já que, ao longo da leitura, é difícil não colocar nossos atos em perspectiva e refletir como, às vezes, pensamos pequeno.

Faça Acontecer

O livro narra os desafios que as mulheres enfrentam para progredir na carreira, em conjunto com a experiência pessoal de sua autora, Sheryl Sandberg.  Diretora operacional do Facebook, ex-vice-presidente de Operações do Google, Sheryl é uma das dez mulheres mais poderosas do mundo, segundo o ranking da Forbes. Pelos relatos pessoais, ela expõe suas fraquezas, falhas e dúvidas, além de analisar a situação da mulher no mercado do trabalho e dar dicas para que essas profissionais se desenvolvam continuamente.

Nos Bastidores da Amazon

Uma leitura obrigatória para todos que são do mercado de livros ou profissionais do comércio on-line. Escrito por Richard L. Brandt, o livro conta como Jeff Bezos, presidente e fundador da Amazon, teve a visão de investir no inexplorado mercado on-line para vender livros e continuou a descobrir outras oportunidades de mercado, de alimentos a peças de automóveis. Usando entrevistas com funcionários da Amazon, concorrentes e observadores, o autor decifrou como Bezos pensa, suas ações e como ele toma decisões. Qualquer pessoa que esteja nesse negócio pode aprender muito com o exemplo de evolução contínua da Amazon e suas principais estratégias de negócio que a impulsionou para o topo do varejo on-line.

The Mary Kay Way

A obra define os princípios e a filosofia empresarial, ou seja, a base de operações, do crescimento e da reputação mundial da empresa que Mary Kay Ash fundou e que leva seu nome. Uma das líderes em vendas diretas do mundo, nos segmentos de cuidados com a pele e maquiagem, a história da empresa é inspiração e exemplo comprovado do sucesso nos mais de quarenta e cinco anos da Mary Kay. Um prefácio do neto de Ash, também executivo da empresa, apresenta um guia para o sucesso empresarial.

Que tal levar a biografia de grandes nomes do empreendedorismo para a sala de aula? A trajetória desses e de outros empresários certamente vai enriquecer as suas aulas e oferecer lições importantes sobre gestão, inovação, marketing e outros temas importantes para quem quer ter o próprio negócio. Para continuar aprofundando nos conhecimentos de empreendedorismo por meio da leitura, confira também a indicação de livros que transformaram a vida desses especialistas em inovação, negócios e educação.

APROVADO

leia também

Conheça as 10 competências gerais da BNCC
continuar lendo
Autodidatas: como aprendem os jovens de hoje e como incentivá-los a ‘aprender a aprender’
continuar lendo
17 podcasts sobre educação e empreendedorismo
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha