Mobile learning: conhecimento na palma da mão

Mobile learning, ou simplesmente m-learning, é o nome dado a todo aprendizado por meio de dispositivos móveis como celular, laptop, tablet e outras plataformas conectadas à internet. Considerado uma das modalidades de ensino à distância (EAD), o mobile learning tem se popularizado como uma das ferramentas para tornar o ensino mais atraente, acessível e plural.

 

Também pudera: só no Brasil 98,4% da população moram em locais com cobertura 3G ou 4G e já são mais de 200 milhões de celulares conectados à internet, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). É pela conexão do celular e de outros dispositivos móveis que as pessoas assistem a vídeos, acessam aplicativos, jogam em rede, mantêm relacionamentos e, agora, também estudam.

 

Quando se fala em ensino online, os aplicativos são a primeira ferramenta que vem à cabeça, certo? Mas universo do mobile learning vai muito além deles. O aprendizado pode acontecer com a leitura de e-books, a discussão em fóruns colaborativos, a participação em redes sociais acadêmicas, a interação em jogos educativos e o estudo em cursos online ou videoaulas. São inúmeras possibilidades.

 

Benefícios

Entre as vantagens desse tipo de aprendizado estão a mobilidade (o conteúdo acompanha alunos e professores a qualquer lugar), a facilidade para produção, disseminação e atualização de conteúdo (afinal, tudo pode ser feito pelo próprio celular com a ajuda de alguns apps) e as ferramentas de interação, que deixam o ensino mais próximo do entretenimento. Com o ensino virtual móvel, os alunos também são estimulados a terem mais autonomia sobre o ritmo de estudo, desenvolvendo habilidades autodidatas.

Para os professores, o m-learning permite maior controle das atividades e desempenho dos alunos, maior diversidade no conteúdo disponibilizado e a possibilidade de criar diferentes roteiros de estudo adaptados às necessidades de cada estudante.

 

leia também

Saiba como transformar o TCC em ferramenta de empreendedorismo
continuar lendo
Intercâmbio profissional: como a experiência pode enriquecer a formação superior
continuar lendo
Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha