Conheça o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), projeto da Escola do Sebrae para jovens da rede pública

O Brasil ocupa uma das últimas posições em relação à presença do ensino de empreendedorismo nas escolas: estamos em 50o lugar em um ranking de 54 países, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Isso porque o primeiro contato com a educação empreendedora acontece, principalmente, nas escolas particulares e de elite, com mensalidades acima de quatro dígitos (algumas chegam a R$ 10 mil).

O potencial do país, no entanto, é enorme, considerando que apenas 14,6% das crianças e dos jovens brasileiros estão matriculados em escolas particulares, enquanto 85,4% deles, ou seja, 43,9 milhões estudam na rede pública, segundo dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das tentativas de reduzir essa diferença é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ),  projeto da Escola do Sebrae que leva formação empreendedora a jovens da rede pública, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas.

Conheça mais sobre o projeto a seguir.

nej

Por dentro da EFG NEJ

Para ingressar no curso, é preciso ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o 3o ano do ensino médio na rede pública e passar por um processo seletivo. Os jovens selecionados têm acesso à formação técnica em Administração com ênfase em Gestão de Negócios, totalmente gratuita, com duração de um ano.

O grande diferencial da metodologia é aliar a teoria à prática, permitindo que os alunos tenham um contato real com o mundo dos negócios e desenvolvam características e comportamentos empreendedores. A vivência acontece por meio de diversos projetos, dentre eles, o Tutoria, Empresa Simulada e Vitrine:

Tutoria: o projeto Tutoria é o primeiro contato dos jovens com os negócios. Os alunos são divididos em grupos e cada equipe tem um empresário tutor, que irá abrir as portas da sua empresa. Por meio de encontros, visitas técnicas e entrevistas, o aluno compreende os principais aspectos do negócio e entende na prática como funciona a rotina de uma organização.

Empresa Simulada: em seguida, é hora de colocar em prática os conhecimentos em um ambiente empresarial simulado, onde os jovens têm a oportunidade de atuar em gestão de pessoas, finanças, marketing – e participar de todo o processo de operacionalização de um negócio. Para isso, eles têm acesso a uma rede simulada de cerca de cinco mil empresas virtuais, que permite a experimentação de desafios reais em um ambiente seguro de aprendizado.

Projeto Vitrine: com a experiência em campo e a prática em ambiente simulado, os alunos estão prontos para concluir o curso desenvolvendo uma proposta real de negócio. No projeto Vitrine, eles têm o acompanhamento de um professor orientador para elaborar um plano de negócios, desenvolver e planejar sua ideia de forma que ela esteja pronta para ser implementada.

nej

Mais possibilidades no mercado

Desde 2010, quando teve início, a EFG NEJ já formou mais de 1.700 alunos e, anualmente, oferta cerca de 330 vagas. Após concluírem o curso, os jovens entram no mercado de trabalho preparados para lidar com os desafios e mais confiantes para transformar as ideias em negócios lucrativos.

“O jovem sai do curso munido de conhecimento para abrir um negócio e para que ele possa prosperar. Mas o mais importante é despertar no aluno características e comportamentos empreendedores como persistência, proatividade e capacidade de correr riscos, essenciais em qualquer carreira”, completa Fátima dos Santos, diretora da EFG NEJ.

Se você se interessou pela proposta da EFG NEJ, vai gostar também de ler depoimentos de jovens do ensino médio sobre como a educação empreendedora abre portas na hora de escolher qual caminho profissional trilhar. Não deixe de conferir!

leia também

17 podcasts sobre educação e empreendedorismo
continuar lendo
11 biografias que são verdadeiras lições de empreendedorismo
continuar lendo
Games e o ensino de Matemática: como potencializar o aprendizado lógico
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha