Nova educação a favor da inclusão social

A cultura da inovação, as tecnologias digitais e a mentalidade empreendedora têm revolucionado a educação, com a migração do modelo tradicional de ensino  – aulas expositivas e massificadas – para um aprendizado mais personalizado. A mudança enriquece a educação de modo geral, mas traz ainda mais benefícios a um grupo específico de alunos: os estudantes com algum tipo de necessidade especial.

 

No Centro Educacional CE-403, em Campinas (SP), por exemplo, a tecnologia tem sido aplicada nas aulas de química, física e biologia, para tornar o conteúdo mais acessível a quem tem deficiência visual. O projeto Tabela Periódica Tecnológica adaptada é uma das iniciativas, e combina impressão 3D e Arduino. Assim, as informações da tabela periódica são emitidas em sinal sonoro por um alto-falante conectado à placa.

 

 

Já em Florianópolis, um modelo de ensino que valoriza as diferenças tem como  principal estratégia promover a inclusão social na Escola dos Sonhos. A divisão por séries foi abolida e o foco passou a ser a colaboração e a cooperação. O ensino é dividido em núcleos com crianças de idades diferentes (experimentação, investigação, transição, desenvolvimento e aprofundamento), o que permite que cada aluno trabalhe no seu ritmo de aprendizagem.

 

 

Em Ipatinga, interior de Minas Gerais, os recursos da sala de Atendimento Educacional Especializados – onde os alunos com deficiência tinham pouca interação com os colegas e as atividades não aconteciam de forma integrada ao restante do currículo – ganharam a escola e passaram a ser usados por todos os alunos.

 

 

E você, já pensou em como inovar em sala de aula, promovendo a inclusão de alunos com necessidades especiais? Inspire-se em nosso conteúdo e conte-nos suas ideias pelas redes sociais.

 

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