Novo ensino médio: desafios para educadores e escolas

Com previsão de ser implementada a partir de 2019, a reforma do Ensino Médio flexibiliza o conteúdo ensinado nas escolas brasileiras, atribuindo ‘pesos’ a cada disciplina dentro do currículo escolar, incentivando a escola integral e oferecendo a possibilidade da formação técnica profissional para os alunos.

O novo ensino médio tem como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece os conteúdos obrigatórios que devem ocupar 60% da carga horário dos alunos, enquanto os outros 40% serão compostos de conteúdos optativos, de acordo com os interesses dos estudantes e a oferta da escola.

Entre as disciplinas optativas, os jovens poderão escolher concentrar seus estudos em cinco áreas:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

Os itinerários formativos darão aos alunos a oportunidade de direcionarem o aprendizado para suas áreas de interesse, aproximando o conhecimento dos últimos anos escolares das demandas do mercado de trabalho e de sua futura profissão. “Ainda não há como assumir um lado ou outro em relação à reforma do ensino médio, dizer se ela é boa ou ruim. O que sabemos é que a reforma pode representar uma disrupção necessária nesse momento da educação”, comenta Miguel Thompson, diretor geral do Instituto Singularidades, educador e ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (Pnud).

Em entrevista ao CER, Miguel fala sobre a oportunidade que o novo ensino médio apresenta de trabalhar as competências dos alunos, os impactos da economia criativa na educação e as mudanças de empregabilidade trazidas pela revolução digital. Confira no vídeo a seguir:

leia também

7 maneiras de estimular a autonomia dos alunos
continuar lendo
Formação de professores: os desafios da profissão no contexto da educação empreendedora
continuar lendo
Como o esporte pode te ajudar a levar empreendedorismo à sala de aula
continuar lendo
newsletter
x
área restrita
Usuário
senha