Novo ensino médio: desafios para educadores e escolas

Com previsão de ser implementada a partir de 2019, a reforma do Ensino Médio flexibiliza o conteúdo ensinado nas escolas brasileiras. Para isso, atribui ‘pesos’ a cada disciplina dentro do currículo escolar, incentivando a escola integral e oferecendo a possibilidade da formação técnica profissional para os alunos.

O novo ensino médio tem como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabelece os conteúdos obrigatórios que devem ocupar 60% da carga horário dos alunos. Os outros 40% serão compostos de conteúdos optativos, de acordo com os interesses dos estudantes e a oferta da escola.

Entre as disciplinas optativas, os jovens poderão escolher concentrar seus estudos em cinco áreas:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

Como resultado, os itinerários formativos darão aos alunos a oportunidade de direcionar o aprendizado para suas áreas de interesse. Como resultado, pretende-se aproximar o conhecimento dos últimos anos escolares das demandas do mercado de trabalho. “Ainda não há como assumir um lado ou outro em relação à reforma do ensino médio. O que sabemos é que a reforma pode representar uma disrupção necessária nesse momento da educação”, comenta Miguel Thompson, diretor geral do Instituto Singularidades, educador e ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (Pnud).

Em entrevista ao CER, Miguel fala sobre a oportunidade que o novo ensino médio traz. Segundo ele, é uma chance de trabalhar as competências dos alunos. Além disso, ele explica como a revolução digital traz impactos à economia criativa à educação, sem contar as mudanças de empregabilidade. Confira no vídeo a seguir:

leia também

Universidades de portas abertas para o mercado
continuar lendo
5 dicas de como trabalhar a autoestima em sala de aula
continuar lendo
Conheça o portal de educação do IBGE
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha