O que é Realidade Virtual e como aplicá-la em sua sala de aula

Com ambientes capazes de despertar sensações e interações que simulam a realidade do usuário, a Realidade Virtual vem sendo desenvolvida desde a década de 70, com estudos que combinavam o uso de computadores e sistemas de vídeo. Já bastante difundida no mundo dos games, a RV tem potencial para transformar também a educação, proporcionando experiências mais engajadoras e criativas para os alunos.

Os sistemas de RV são classificados em quatro tipos: de projeção, em que o usuário está fora do mundo virtual, mas interage com elementos virtuais; de realidade aumentada, que combina imagens reais e virtuais; de mesa, em que o mundo virtual é projetado; e de simulação, com dispositivos que fazem com que o usuário tenha a sensação de que, de fato, está dentro do mundo virtual.

Uma das soluções mais populares de sistemas de simulação são os óculos de realidade virtual que, quando acoplados a um celular, criam uma experiência imersiva para o usuário.

Os óculos podem ser usados para expandir os horizontes dos alunos, levando-os, por exemplo, para uma excursão ao museu do Louvre, para passeio pelo fundo do mar ou por civilizações antigas. Um bom exemplo é o projeto Apollo 11, da empresa Immersive VR Education, permite que o público vivencie um pouco do primeiro pouso do homem na lua a partir da perspectiva do astronauta Neil Armstrong.

Para quem quer começar, muitas opções de óculos já são vendidas a preços acessíveis. Os que tiverem espírito maker podem optar por comprar um kit e fabricarem seus próprio óculos de papelão. O usuário pode buscar vídeos 360o disponíveis no acervo do YouTube ou mesmo no Google Street View, além de navegar pelas opções de apps gratuitos e games gratuitos.

Leia mais: como utilizar o G Suite para incrementar suas aulas.

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha