O que são organizações exponenciais e como elas estão transformando o mercado de trabalho

Elas chegaram para romper a maneira como os negócios são concebidos e geridos. Valem-se da tecnologia e de estruturas enxutas e automatizadas para resolver problemas reais. E, ainda melhor, resolvem as dificuldades com dez vezes mais eficiência que um empreendimento tradicional. Essas características definem as organizações exponenciais, que têm como marca registrada, como o nome sugere, sua velocidade de crescimento.

organizações exponenciais

Mas, para torná-las realidade, é necessário contar com pessoas dispostas a colocar em prática uma mudança na lógica do negócio. Veja, a seguir, o que são as organizações exponenciais e como os professores podem preparar seus alunos para pensarem e agirem a partir dessa perspectiva.

 

O que são as organizações exponenciais?

As organizações exponenciais são aquelas que possuem negócios escaláveis, com capacidade de gerar até dez vezes mais impacto do que uma empresa tradicional, sem que seja necessário aportar investimentos extremamente elevados ou contar com grandes equipes.

Para chegar a esse resultado surpreendente, as ExOs (sigla que vem do nome em inglês Exponential Organizations) se valem do uso da tecnologia para acelerar, automatizar e facilitar processos internos. Também buscam a inovação constantemente e têm a cultura de encarar erros de forma mais abrangente, considerando os aprendizados do fracasso. Esse tipo de organização conta com equipes enxutas, altamente capacitadas e que possuem autonomia para solucionar problemas e mudar processos.

Outra característica das organizações exponenciais é a sua necessidade de mudar completamente a forma como as coisas são feitas. Ou seja, elas buscam causar uma ruptura a partir de um produto, processo ou até mesmo modelo de negócios. Elas têm, portanto, um Propósito transformador Massivo (PTM), uma declaração explícita e de fácil entendimento sobre aquilo a que a empresa se propõe.

 

Como as organizações exponenciais podem transformar o mundo dos negócios?

A capacidade de mudança das organizações exponenciais está na forma como elas enxergam o mundo dos negócios. Elas se diferenciam de empresas tradicionais, que se valem de uma lógica linear. Esse tipo de pensamento considera estruturas altamente hierarquizadas, processos estabelecidos e imutáveis, equipes grandes e aversão a atitudes arriscadas.

Nessa lógica, o que vale é fazer cada vez mais do mesmo, em uma estrutura de trabalho em que as regras são claras e seguidas por todos e os resultados são previsíveis e não aportam riscos. O resultado desse sistema são empresas grandes, com processos burocráticos e grande dificuldade de responder rapidamente às necessidades do mundo. Já as organizações exponenciais, como já vimos, investem justamente no ambiente incerto, mas altamente promissor, da inovação.

 

Três dicas para incluir o mindset das ExOs na escola

Introduzir temas caros às organizações exponenciais pode ser uma atitude simples, que pode ser colocada em prática em todas as áreas de ensino. Veja como:

  1. Incentive a experimentação: trabalhe ferramentas de aprendizagem baseadas em projetos para fazer com que os alunos entendam a importância do conhecimento aplicado para solucionar questões reais. Organize mostras para que turmas possam compartilhar suas criações e os aprendizados dessa jornada.
  2. Fortaleça a autonomia dos alunos: adote ferramentas de ensino híbrido para mostrar a importância do interesse do aluno em sua própria aprendizagem. Dessa forma, ele passa a se enxergar como ator importante da mudança, algo que será valorizado mais adiante.
  3. Estimule alunos questionadores: quem faz a mesma coisa da mesma forma sem questionar processos acaba perdendo oportunidades. Por isso, adote estratégias para estimular turmas cada vez mais questionadoras, indicando caminhos possíveis para refutar ou comprovar a efetividade do que está sendo ensinado.

Já quer começar a preparar aulas cada vez mais diferentes? Continue, então, conosco e conheça um pouco mais sobre o ensino híbrido! Clique aqui e continue sua jornada de inovação.

leia também

5 habilidades que todo professor deve ter na Educação 4.0
continuar lendo
Entenda como funciona uma aceleradora de negócios
continuar lendo
Descubra o APEI 50, ferramenta gratuita de gestão escolar e inovação
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha