Para aprender cidadania brincando

Nada melhor que ensinar sobre política e gestão pública do que colocar alunos para administrarem a cidade em que vivem. Mas, calma! Os estudantes vão assumir a prefeitura somente em um jogo. “Cidade em Jogo” é um game gratuito criado pela Fundação Brava e Brazil Institute do Woodrow Wilson Center para deixar o aprendizado de política e cidadania mais divertido.

 

 

O princípio é parecido com o do “The Sims” e outros jogos que simulam a realidade. Entre as tarefas administrativas, os jovens prefeitos devem escolher as prioridades do seu governo, analisar e aplicar políticas públicas na cidade e, ao final, analisar as decisões tomadas. É possível escolher onde e como investir os recursos disponíveis em áreas como educação, saúde, cultura, infraestrutura, saneamento e urbanismo. O ganhador é aquele que conseguir melhor equilíbrio entre a gestão dos recursos, a satisfação dos moradores e o gerenciamento da infraestrutura.

 

Baseado nos problemas reais enfrentados pelos brasileiros, o jogo também estimula os jovens a se tornarem mais atentos aos desafios de suas próprias cidades, notando buracos nas ruas, qualidade do transporte público e a qualidade de vida dos moradores, por exemplo. O conhecimento pode incentivar uma postura mais proativa em relação aos problemas sociais e à realidade de suas cidades. Já os professores têm acesso a conteúdos complementares, que ajudam a aprofundar ainda mais o aprendizado em sala de aula.

 

Ficou curioso? Acesse o site para se cadastrar e jogar!

 

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha