Pedagogia da Presença: por que ainda é relevante hoje

Blog Pedagogia da Presença: por que ainda é relevante hoje

09/09/2019
Compartilhe este conteúdo
Com o cenário epidêmico, o ensino passou por grandes adaptações. Professores, aprendizes e gestores educacionais atravessaram desafios e tiveram que se adequar, de maneira eficaz e rápida, à nova realidade de ensino.
Com todas essas ocorrências repentinas, a escola presencial ficou, por um tempo, com suas portas fechadas. Deixando professores, pais, estudantes e gestores educacionais atônitos com a situação.
Contudo, no segundo semestre de 2021 – com a vacinação em evidência e os cuidados redobrados –, as escolas começaram, ainda que timidamente, a receber os alunos. Desse modo, o ensino presencial recomeçou e passou novamente a fazer parte da vida rotineira.
Em janeiro deste ano, porém, com o surgimento da variante Ômicron, mais uma vez o desafio do retorno às aulas presenciais foi ainda maior.
Veja o que o professor Luiz Miguel M. Garcia pensa sobre o assunto:
“Nosso trabalho hoje é no sentido de buscar condições para garantir essa volta com segurança: cumprindo protocolos e tomando todos os cuidados necessários. Sem radicalizar. O nosso grande desafio é ter o foco de que não dá para postergar o acesso das crianças à escola de forma presencial, mas sem colocar vidas em risco”. Fonte: https://www.cenpec.org.br/noticias/volta-aulas-2022.
E, assim, com esforços intersetoriais, o ensino presencial está retornando. Aqui vale destacar que o reconhecimento da Pedagogia da Presença, por parte dos pais e dos aprendizes, veio com força ainda maior. Veja aqui depoimentos de ambos:
“[…] foi tão bom rever os colegas! Não poder abraçar foi chato, mas mesmo assim gostei muito quando voltei. Agora quero vir todos os dias.” Evelyn Karina da Silva, 10 anos, Pedro II, Piauí
“Quando minha filha achava que ia para a escola como o irmão, veio a pandemia, e os dois precisaram ficar em casa. Foi bastante difícil. A criança não aprende igual e sente muita falta de estar com outras, né? Aprendi a valorizar mais ainda as professoras. Não vejo a hora de voltar.” Juliana Maria Nascimento, Pedro II, Piauí
São declarações como essas que enobrecem a pedagogia, profissão tão determinante em nossa vida.

PEDAGOGIA DA PRESENÇA: POR QUE AINDA É RELEVANTE HOJE

A Pedagogia da Presença é uma corrente filosófica que defende a assiduidade do professor na sala de aula, pois, além de direcionar a aprendizagem, ela estimula o estudante a explorar seu potencial.
A pandemia fez com que o educador reaprendesse a ensinar, e aos discentes coube o entendimento de que concentração seria a sua maior e melhor aliada.
Passado o pico epidêmico, um novo método foi aplicado: o sistema híbrido. E, com ele, ficou um alerta para a sociedade e os gestores educacionais: a importância da Pedagogia da Presença e sua personalização.
Nada substitui, na sua totalidade, o ensino presencial, pelo menos quando refletimos e entendemos os frutos gerados pela Pedagogia da Presença.
Para melhor compreensão, confira, aqui, as principais características.

TRÊS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA DA PRESENÇA

O ensino religioso da ordem dos maristas e salesianos acredita enfaticamente nessa corrente. Ensinam os seus aprendizes que a autonomia, no falar, no agir e no sugerir, dentro de uma organização disciplinar, é premissa.
Segundo o padre Marcelino Champagnat – ao enfatizar que “estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir; saber afastar-se no momento oportuno, encorajar a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade”.
Trouxe à corrente características próprias ao ensino-aprendizagem. São elas:

CRIAÇÃO DE VÍNCULO

Esse é o principal atributo da Pedagogia da Presença, porque é aqui que o educador e o aluno iniciam um processo de conhecimento, criam uma conexão e estabelecem um vínculo afetivo e genuíno.
O estudante passa a admirar o professor, tornando-o uma influência tão positiva na sua vida, que cada aprendiz abarca uma lição singular.
E, à medida que esse vínculo se fortalece, a parceria, o respeito mútuo e o afeto crescem.

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Tal característica vem para fortalecer o reconhecimento do aluno perante o professor.
Aqui o papel do docente é fazer com que o aluno perceba o seu real valor e desenvolva seu processo de aprendizagem.
A falha do aluno (ao tirar notas baixas, por exemplo) não deve ser olhada de maneira pejorativa pelo corpo docente.
O importante, nesse processo, é que o aprendiz se sinta seguro no método educacional e, acima de tudo, valorizado e querido pelo professor.
Fica, porém, um alerta, que ser incondicional não é impedimento para que o professor corrija o colegial na hora necessária. Retificá-lo também faz parte da educação escolar.

ABERTURA E EQUILÍBRIO POR PARTE DO PROFESSOR

Conhecer o aluno mais profundamente, escutando-o com verdade, entendendo suas expectativas, seus sonhos, seus medos, suas dificuldades e frustrações, vai facilitar o professor a guiá-lo, a fim de que ele trace seus projetos futuros.
Aqui, praticar a empatia, por parte do docente, é importante. No entanto, saber equilibrar e dosar a hora de se aproximar e de se afastar, de se doar e de se conter, é altamente relevante.
Porque praticar a observação crítica, por parte do professor, faz parte do ensino-aprendizagem.
Por fim, foram apresentadas as principais características, mas um leque de atributos poderão ser concedidos e somados à Pedagogia da Presença. É só deixar a conexão professor-estudante florir!

BENEFÍCIOS DA PRESENÇA PARA A EDUCAÇÃO

Partiremos, agora, para compreender os benefícios dessa corrente tão importante na Educação Empreendedora.

OFERECE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM SABER INOVADOR

De acordo com o filósofo Wilhelm von Humboldt, a presença é condição necessária para a inovação intelectual, e a diversidade do saber só é válida pela presença física.
É assim que a Pedagogia Presencial empreende, interagindo na sala de aula – com a troca de saber, de conhecimento, de ideias e de criação.
Gerando uma inquietação positiva nos alunos e uma motivação no professor, provocando o conhecimento e o desenvolvimento, do segundo benefício: Habilidades Comportamentais.

PROPICIA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

É somente por meio da convivência, da criação de vínculo, da integração e da proximidade que desenvolvemos nossas competências socioemocionais. Por isso a importância, cada vez maior, da presença regular dos alunos e do professor em sala de aula.
Segundo a professora Débora Galofaro, em entrevista ao CER: “Ter os estudantes olhando como empreendedores ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e permite que eles lidem com frustrações, emoções e sentimentos que, antes, não teriam oportunidade.”
Essas habilidades comportamentais (soft skills) estão em evidência na educação. Elas estão diretamente ligadas à maneira como reagimos aos fatos externos e internos e como lidamos com as pessoas.
E, assim, para que o ensino-aprendizado presencial permaneça na sua plenitude e se desenvolva de maneira assertiva, a Educação Empreendedora conta com o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem por objetivo definir as diretrizes obrigatórias para a formação de currículos escolares da educação básica em todo o Brasil.
Para tanto, traz uma lista de 10 competências que precisam ser trabalhadas ao mesmo tempo em que são ensinados os conhecimentos essenciais das disciplinas.
São elas:
  • Autoconhecimento,
  • autocuidado e autocrítica
  • Empatia Capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros
  • Habilidade de resolução de conflitos
  • Cooperação
  • Autonomia
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Solidariedade
  • Valorização da diversidade
Essa implementação só se torna possível com uma Educação Empreendedora porque nela o ensino é personalizado, e o professor atua como um mediador do aprendizado.
Finalizamos este artigo com a convicção de que você, professor, conduz com um olhar sábio e zeloso os educandos e que esses, ao passarem pelos processos aqui expostos, serão grandes empreendedores – gerindo sua vida emocional e profissional com brilhantismo.
Acesse nosso portal para saber mais sobre como inserir a Educação Empreendedora na sala de aula ou na sua instituição.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades