Pense grande: inspiração para jovens empreendedores

O que você gostaria de ver diferente ao seu redor? É com essa pergunta que o programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo, estimula a formação de jovens empreendedores socialmente conscientes de suas realidades.

Os princípios da cultura empreendedora são trabalhados tendo como base projetos de tecnologia digital idealizados pelos próprios estudantes. A partir da reflexão sobre o papel de cada um nas experiências coletivas e cotidianas, os alunos são protagonistas no desenvolvimento de ideias que podem impactar positivamente a realidade de suas comunidades.

O programa é levado às escolas com foco em três princípios fundamentais:

  • Formação: os jovens são capacitados para compreender o que é a cultura empreendedora e o que ela pode fazer para transformar realidades. Conhecimentos prático e teórico são ensinados aos estudantes para que eles se sintam preparados a desenvolver suas próprias ideias. A empatia é um dos principais valores transmitidos na fase de formação, uma vez que, assim, é estimulada a percepção da realidade do outro.
  • Apoio: após a formação, é fundamental que os jovens possam contar com apoio financeiro para colocar em prática seus projetos. O programa garante suporte para que os alunos possam vivenciar cada etapa do desenvolvimento das iniciativas junto à comunidade. São dez meses de acompanhamento com oficinas, assessorias regulares e personalizadas. Os estudantes contam ainda com a mentoria de empreendedores mais experientes, imersões presenciais, bolsa-auxílio e o chamado capital semente, que é a verba inicial para o desenvolvimento do projeto.
  • Fortalecimento: para garantir o aporte financeiro e outros tipos de apoio que garantam a durabilidade do projeto, o Pense Grande também fica responsável por buscar instituições que estejam dispostas a apoiar os jovens. Os potenciais investidores são importantes porque são eles que garantem o futuro das iniciativas. Por isso, os alunos podem testar suas ideias e apresentá-las em pitches, com duração de três a cinco minutos cada.

O programa disponibiliza ainda todo o material de orientação para tirar as ideias do papel no site da Fundação Telefônica Vivo. Basta clicar aqui para ter acesso a todas as informações utilizadas como referência nas etapas de formação do Pense Grande.

Em 2018, por exemplo, foram selecionados 15 projetos para contar com a mentoria do programa, como o Cinequebrada. A iniciativa tem como objetivo estabelecer contato direto com artistas e produtoras musicais localizadas em área de vulnerabilidade social para oferecer produtos audiovisuais de qualidade e fomentar o diálogo entre os profissionais da área.

Outro projeto é o Fala Aí, um aplicativo identificador de distúrbios fonológicos que auxilia o professor na execução de atividades focadas na linguagem e na fala. Trabalha competências relacionadas a pronúncia, reconhecimento e articulação de frases, entre outras habilidades.

 

Jovens empreendedores e histórias de sucesso

“Tenho certeza que dentro de você pulsa uma vontade, um querer em fazer diferente, ir além da margem”. Com essas palavras, a poeta Mel Duarte apresenta um dos resultados do programa: o documentário Pense Grande, que reúne dez histórias de jovens que apostaram em suas capacidades e estão fazendo a diferença em suas comunidades.

O filme “Pense Grande: 10 passos para você ser remunerado pelo seu talento” foi feito para inspirar os participantes do programa e outros jovens que acreditam no empreendedorismo como escolha de vida. Cada relato detalha uma etapa diferente do desenvolvimento dos projetos sempre com foco no processo de colocar em prática uma ideia criativa e promissora.

Ficou interessado em saber mais sobre o programa? Acesse o site para ficar por dentro das informações e novidades por meio das notícias e podcasts do projeto. Conheça também o que os jovens pensam sobre empreendedorismo através da pesquisa Juventude Conectada.

leia também

17 podcasts sobre educação e empreendedorismo
continuar lendo
11 biografias que são verdadeiras lições de empreendedorismo
continuar lendo
Games e o ensino de Matemática: como potencializar o aprendizado lógico
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha