Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção: uma ferramenta de transformação

Realizada pela primeira vez em 2016, com mais de 132 mil jovens brasileiros, a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção foi ampliada em 2017: agora o questionário está disponível para ser aplicado, gratuitamente, por escolas e redes de ensino de todo o país. A iniciativa do Porvir e da Rede Conhecimento Social procura refletir sobre o aprendizado promovido nas escolas atualmente e dar voz aos anseios dos jovens em relação ao que esperam da educação.

Para aplicar a pesquisa, voltada para alunos de 11 a 21 anos, educadores e gestores das instituições só precisam divulgar o link de acesso ao questionário online no site do Porvir. Quando o mínimo de 50 respostas é atingido, já é possível solicitar um relatório com os resultados. O site também oferece kits de mídia e comunicação, com orientações para sensibilização e mobilização da comunidade escolar, aplicação do questionário, passo a passo do processo e até divulgação dos resultados.

 

A primeira edição da pesquisa ouviu a opinião de jovens entre 13 e 21 anos, durante três meses, sobre aspectos como infraestrutura, atividades, alimentação, relação entre alunos e professores, uso de tecnologia, atividades extraclasse, entre outros. Os participantes também indicaram quais aspectos das escolas os fariam mais felizes ou contribuiriam para que aprendessem mais.

 

Para ler o relatório completo de 2016, clique aqui. No documento, é possível filtrar os resultados por região, rede de ensino, gênero, orientação sexual, cor, idade, o que faz dele ferramenta com informações e insights capazes de transformar a realidade das escolas.

leia também

Universidades de portas abertas para o mercado
continuar lendo
5 dicas de como trabalhar a autoestima em sala de aula
continuar lendo
Conheça o portal de educação do IBGE
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha