17 podcasts sobre educação e empreendedorismo

Cada dia uma novidade, uma ferramenta, uma tendência ou uma tecnologia. A velocidade com a qual a informação circula é, definitivamente, um dos grandes desafios dos educadores atualmente. Manter-se por dentro dos debates mais atuais e torná-los relevantes para a sua carreira e para o conteúdo que trabalha em sala de aula nem sempre é tarefa fácil. Apostar, porém, nos podcasts pode ser uma solução.

Repletos de entrevistas com especialistas, debates enriquecedores e conteúdo criativo, os podcasts têm formato simples e prático e são uma excelente forma para se manter atualizado enquanto realiza outras atividades. Basta um fone de ouvido, conexão com a internet e pronto: você tem acesso a um universo de novos conteúdos.

Por que não aproveitar a ferramenta para aprender com especialistas de empreendedorismo e educação? Muitos deles compartilham experiências, conselhos e insights que podem ser aplicados ​​à sua jornada e no desafio de se tornar um professor mais empreendedor. Pensando nisso, separamos uma lista dos melhores podcasts na área:

Podcast da Educação – oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, conta com especialistas que abordam temas na área educacional – profissão do professor, mercado de trabalho, leis, dicas de produtividade e comportamento em sala de aula.

TEDTalks Educação –  alguns dos maiores educadores, pesquisadores e líderes comunitários compartilham suas histórias, experiências e visões no palco da TED, em encontros TEDx e em eventos parceiros.

Porvir – podcasts produzidos pelo Porvir para contar histórias e chegar a novos públicos. As inovações educacionais se materializam na voz de alunos, educadores e até mesmo de especialistas.

Café Brasil – com reflexão sobre vários assuntos e muito bom humor, o podcast trata de maneira provocadora temas políticos e educacionais. O Café Brasil também fala de temas relacionados ao empreendedorismo de forma leve e descomplicada.

Sacada de Empreendedor – produzido por Érico Rocha, apontado pela InfoMoney como o principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios online do Brasil. Aborda assuntos variados dentro do Empreendedorismo Digital.

A Mente Empreendedora – este podcast foca em empreendedorismo de alta performance e oferece técnicas e dicas para conquistar habilidades de um empreendedor avançado. Gustavo Oliveira, apresentador do Mente Empreendedora, dá dicas variadas: técnicas de meditação, hábitos de produtividade, como enfrentar dificuldades e como tomar decisões.

Like a Boss – é um podcast sobre empreendedorismo, diferenciado, que foge do formato usual. Liderado por Paulo Silveira, CEO do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, o canal realiza suas transmissões em formato de série, em que, a cada temporada, seis convidados batem um papo sobre como empreender e tomar decisões. Esses convidados, por sua vez, são geralmente líderes ou fundadores de startups e empresas consideradas inovadoras. E acredite: todo o conteúdo acontece ao som da trilha sonora do videogame Street Fighter.

Para quem fala inglês e/ou espanhol, também fizemos uma seleção de alguns bons recursos produzidos fora do Brasil:

GunCast – insights variados sobre criatividade, empreendedorismo e inovação. Centrado na ideia de “time is money” ou “tempo é dinheiro”, produz muito conteúdo em pouco tempo, oferecendo atualmente uma gama enorme de podcasts gravados.

The Ed Tech Crew Podcast – aborda semanalmente assuntos sobre tecnologia e avanços digitais na educação, apresentado por Darrel Branston e Tony Richards. Os tópicos são variados, como o uso de TIC na educação, bem como o compartilhamento de sites e tecnologias.

Hispano Entrepreneur – criado por Marcie Quintana, compartilha experiências de empreendedores latino-americanos, seus desafios, obstáculos e os benefícios profissionais e pessoais gerados por seus negócios.

EDU-Talk – é uma plataforma da qual qualquer pessoa pode participar e publicar trechos de áudio no site. A missão dos podcasts da EDU-Talk é fazer com que educadores e alunos falem sobre educação usando a tecnologia.

Google Educast os professores certificados da Google são apresentados neste podcast semanal, que fornece um resumo de novas ferramentas tecnológicas e produtos do Google, que podem ser usados ​​em sala de aula.

EdTech Podcast – a missão do The Edtech Podcast é melhorar o diálogo entre a educação e a tecnologia por meio de “storytelling”, buscando fomentar a inovação. O público principal são líderes de educação, mas o conteúdo também é voltado para startups, investidores, governo e mídia.

Teacher Cast – são podcasts que exploram as tendências e os recursos atuais de aprendizado. Os professores que colaboram têm como objetivo ajudar educadores em todo o mundo.

Entrepreneurial Thought Leaders – é composto de uma série de palestras gravadas da Universidade de Stanford. O propósito é criar conteúdo que ajude os empreendedores a trazer ideias ousadas à vida e apoiar os educadores no desenvolvimento de inovadores inteligentes. Já passaram por lá convidados como Guy Kawasaki (autor best-seller), Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) e Marissa Mayer (cofundadora LumiLabs).

Startupsacademy – criado na Colômbia, fala sobre empreendedorismo na América Latina e lida com todos os tipos de questão: desde o  crowdfunding, as possibilidades de fracasso e suas consequências, o financiamento de capital independente, o uso de ferramentas inovadoras para gestão de negócios até o desenvolvimento das empresas.

The Manager’s Podcast – Gustavo Pérez lança episódios duas vezes por semana e tem como objetivo ajudar profissionais e iniciantes a criar empresas melhores.  O podcast analisa estudos de caso, fornece palestras sobre tópicos vinculados e oferece dicas úteis para implementar nos empreendimentos, independentemente do tipo. É um podcast em espanhol.

Entrepreneur on Fire – John Lee Dumas compartilha a jornada de um empreendedor de sucesso, destacando as lições aprendidas e como elas transformaram seu momento de ideias em um negócio de sucesso. Em menos de dois anos, John entrevistou mais de 650 líderes inspiradores, como Barbara Corcoran e Seth Godin.

Os podcasts também são boas ferramentas para ser usadas em sala de aula, como recursos para a construção do conhecimento. Já pensou em produzir o próprio podcast ou propor a produção de um podcast a seus alunos? Entenda como usá-lo para enriquecer suas aulas!

leia também

Eduscrum: saiba mais sobre a metodologia ágil para a educação
continuar lendo
Year On: conheça a experiência alternativa para o ensino superior nos EUA
continuar lendo
Como deve ser a formação de professores na Educação 5.0
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha