14 cursos para professores empreendedores

Professores inovadores, engajados, reconhecidos e próximos dos alunos têm o poder de gerar impactos positivos e permanentes em todo o sistema educacional. Na busca por promover uma educação realmente transformadora, centrada no aluno e no desenvolvimento de soluções relevantes para a sociedade, eles assumem uma postura empreendedora dentro de sala de aula transformando-se em professores empreendedores.

Mas as competências que formam o comportamento empreendedor são, muitas vezes, subjetivas e nem sempre fazem parte dos currículos de graduação e pós-graduação. Qual é, então, o caminho para se tornar um educador com boas ideias e espírito inovador?

Fizemos uma seleção de 13 cursos para ajudá-lo nessa caminhada de aprendizado em empreendedorismo, inovação, educação empreendedora e os novos modelos de educação. A lista foi pensada para todos os perfis e bolsos, com opções on-line, presenciais, pagas e gratuitas aqui no Brasil ou em instituições estrangeiras. Confira!

professores empreendedores

Como reconhecer características empreendedoras da Plataforma de EAD do Sebrae

Saiba reconhecer características empreendedoras, compreenda o que é ser empreendedor e o que significa estar pronto para o mundo dos negócios. A plataforma de Educação a Distância do Sebrae contém vários cursos úteis, não deixe de conferir a seleção.

Curso de Empreendedorismo do Portal da Educação

O curso é direcionado a profissionais de diversas áreas e estudantes que procuram atualização sobre as novidades e tendências em empreendedorismo. É um curso on-line e pago, com carga horária de 60 horas.

El desafío de Innovar en la Educación Superior (O desafio da Inovação no Ensino Superior)

Ministrado em espanhol e oferecido pela Universidade do Chile, o curso tem o objetivo de incentivar o profissional a repensar sua prática de ensino a partir de perspectivas inovadoras com o intuito de aprimorar a qualidade da aprendizagem de seus alunos.

MBA em Inovação e Empreendedorismo

O curso é dividido em dois módulos e tem como propósito qualificar os participantes para atuar como promotores da inovação e proporcionar aos profissionais uma visão objetiva e prática sobre  gerenciamento. É oferecido pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), em Belo Horizonte, e tem carga horária de 360 horas.

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Oferecido pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Península, o curso apresenta as possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar de forma a alcançar uma série de benefícios na qualidade do ensino, além de reflexões sobre os modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização do ensino. A carga horária prevista para a conclusão do curso on-line é de 40 horas.

What future for education?

Oferecido pela Universidade de Londres & UCL Institute of Education, o curso  tem como objetivo auxiliá-lo a examinar criticamente suas próprias ideias sobre educação, ensino e aprendizagem. A crítica será desenvolvida por meio do engajamento com teorias e ideias desenvolvidas através de pesquisa educacional. O curso é ministrado em inglês e tem aproximadamente 19 horas de carga horária.

Empreendedorismo em Ação

Oferecido pelo Insper, o curso aborda todas as etapas necessárias para a construção de um negócio de sucesso através de uma das metodologias mais atuais: a metodologia Lean Startup, que surgiu como uma opção para a otimização de tempo, custo e recursos. É um curso on-line e pago, com carga horária total de 30 horas.

Empreendedorismo, Criatividade e Inovação

Ministrado pela professora Leila Vaz, o curso gratuito e presencial na cidade de Belo Horizonte apresenta o mercado de trabalho e as diferenças entre criatividade e inovação. Além de apontar as perspectivas para o futuro, o curso oferece um aconselhamento de como gerar renda, crescimento econômico e social.

Fundamentos do Google para o Ensino

Oferecido pelo Google, em parceria com a Fundação Lemann e a Foreducation, esse treinamento tem como objetivo apresentar aos educadores algumas possibilidades de uso das tecnologias do Google para aumentar a eficiência, a inovação e a personalização do ensino. A carga horária prevista é de 13 horas.

Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis

Oferecido pela Universidade MacMaster e pela Universidade da Califórnia, o curso visa ensinar como o cérebro usa dois modos de aprendizagem muito diferentes e como ele encapsula (armazena em partes) informações. Também aborda as ilusões de aprendizagem, técnicas de memória, formas de lidar com a procrastinação e as melhores práticas para ser mais eficaz ao dominar assuntos difíceis.

Estratégia: Planejamento e Execução

O curso aborda maneiras de implementar estratégias vencedoras, além de avaliar as implicações estratégicas dos ambientes externo e interno da empresa e conhecer o processo de formulação estratégica através do uso de diferentes metodologias, tais como, SWOT, War Gaming, Scenario Planning e Blue Ocean. Oferecido pelo Insper, tem carga horária total de 36 horas.

Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores

É um curso on-line introdutório sobre criação de startups, composto por aulas teóricas, que abordam métodos como Customer Development e Lean Startup, e aulas práticas com empreendedores das maiores startups brasileiras compartilhando suas experiências. Oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), o curso tem carga horária de 18 horas.

Strategic Innovation

O curso, oferecido pelo Insper e ministrado em inglês, pretende analisar como as principais mudanças e tendências em inovação estão sendo aplicadas, com sucesso, nas empresas. A carga horária total do curso é de 32 horas.

O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Oferecido pela Universidade de Campinas (Unicamp), o curso on-line tem o intuito de auxiliar na compreensão de quais são as habilidades e competências que um empreendedor deve desenvolver para atuar em um novo empreendimento. Conta com a participação de profissionais convidados da área, discutindo suas experiências articuladas aos conceitos e às práticas do curso. Ao todo, são 12 horas de carga horária.

Pronto para voltar à sala de aula? Aproveite para entender os principais desafios da formação do professor no contexto da educação empreendedora nesta entrevista com Luiz Miguel Garcia, presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime/SP).

leia também

Orientação vocacional: como preparar alunos para o trabalho do futuro
continuar lendo
Conheça o Programa Nacional de Educação Empreendedora
continuar lendo
Fab Lab e Makerspace: você sabe qual a diferença entre eles?
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha