Conheça o Programa Nacional de Educação Empreendedora

O Brasil ainda enfrenta muitos desafios quando o assunto é educação empreendedora. No ranking mundial, estamos dentre os últimos países a difundir a cultura do empreendedorismo nas escolas, ocupando o 56º lugar dentre os 65 que fazem parte da lista da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2018 (GEM – baixe aqui a pesquisa gratuitamente). Mas, nos últimos anos, 4 milhões de crianças e jovens não figuram mais  nessa estatística. Eles foram alcançados pelas ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), criado pelo Sebrae em 2013.

Desde então, 120 mil professores foram capacitados na metodologia do programa, que tem parceria com mais 6 mil instituições em todo o Brasil. Quer entender o que é o Programa Nacional de Educação Empreendedora e como ele tem mudado o cenário da educação empreendedora no país? Confira neste post.

Como funciona o Programa Nacional de Educação Empreendedora

Com o objetivo de tornar as discussões em torno do empreendedorismo mais amplas e acessíveis nas escolas e nas instituições de ensino brasileiras, o Programa Nacional de Educação Empreendedora leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis de educação, da básica à superior.

O PNEE é implantado por meio de parcerias com as instituições de ensino e as secretarias de educação, para que as escolas recebam gratuitamente o material de aprendizagem. Os professores adquirem, então, capacitação em empreendedorismo e são responsáveis por disseminar a metodologia nas salas de aula.

Mas se engana quem pensa que o Programa Nacional de Educação Empreendedora visa apenas à formação de futuros empresários. O foco do trabalho é promover consciência em torno do empreendedorismo como comportamento, voltado para projetos de vida, e não apenas como ferramenta para a criação de negócios. Assim, os jovens se tornam peças importantes para a transformação de sua realidade e a de suas comunidades.

Produtos e serviços do Programa Nacional de Educação Empreendedora

O PNEE oferece uma gama extensa de produtos e serviços, que se encaixam às mais diferentes necessidades dos educadores e da escola. Conheça alguns deles:

  • Jovens empreendedores: primeiros passos – desenvolvido para alunos do ensino fundamental, o curso aguça a curiosidade e o pensamento crítico dos participantes, ajudando-os a entender e a planejar as etapas para a concretização de seus sonhos. O programa é formado por nove módulos independentes, com carga horária de 20 a 30 horas cada um.
  • Empreendedorismo para a educação superior: disciplina, com carga horária de 80 horas, que leva o debate em torno do comportamento empreendedor para os alunos do ensino superior, orientando-os sobre a construção de um modelo e a elaboração de um plano de negócios.
  • Crescendo e empreendendo: com foco nos alunos que desejam mergulhar a fundo nos desafios do mercado de trabalho, a formação prepara esses jovens para identificar oportunidades e criar soluções, mediante encontros vivenciais que têm o planejamento do futuro por meio de atitudes empreendedoras como principal premissa.
  • Jovem Empreender no Campo: o programa Empreender no Campo busca capacitar os jovens que procuram dar continuidade aos negócios de família, especialmente em propriedades rurais. Durante a formação, eles desenvolvem o olhar empresarial para as práticas do campo, entendendo como ampliar as oportunidades e consequentemente a renda familiar.
  • Empreendedorismo para a Educação Profissional: assim como o curso para ensino superior, esta formação é implementada por meio de uma disciplina inserida na carga horária dos cursos técnicos ou de formação inicial e continuada. Os alunos são estimulados a pensar em sua carreira, tendo o empreendedorismo como possibilidade de construção de um projeto de vida.

Essas são apenas algumas das soluções oferecidas pelo PNEE em todo o território nacional. Ficou interessado? Para participar, entre em contato com o Sebrae do seu Estado pelo telefone 0800 570 0800 e saiba mais do PNEE na sua região.

Saiba mais sobre o empreendedorismo no Brasil baixando o relatório:

leia também

Eduscrum: saiba mais sobre a metodologia ágil para a educação
continuar lendo
Year On: conheça a experiência alternativa para o ensino superior nos EUA
continuar lendo
Como deve ser a formação de professores na Educação 5.0
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha