Radar de Educação Empreendedora: como a ferramenta contribui para transformar as escolas

Blog Radar de Educação Empreendedora: como a ferramenta contribui para transformar as escolas

04/01/2023
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O Radar de Educação Empreendedora do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) chegou para contribuir com toda a comunidade escolar e impulsionar a mentalidade empreendedora nas escolas.

Aplicado desde 2018, ele já foi acessado por escolas de norte a sul do país. Para contar melhor sobre a ferramenta, que recebeu novas funcionalidades recentemente, batemos um papo com Cacilda Almeida, Analista de Educação do Sebrae. Confira!

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Como você define, de forma resumida, o Radar de Educação Empreendedora?

  • O Radar é uma ferramenta digital, um diagnóstico para as instituições de ensino que buscam atuar dentro de uma proposta de Educação Empreendedora. Ele está estruturado dentro de um ecossistema de Educação Empreendedora e trabalha a visão da instituição de ensino como um agente relevante nesse contexto.

Por meio de um questionário, o Radar mostra e faz pensar sobre as conexões, as iniciativas e todas as articulações que a escola pode realizar para fomentar esse ecossistema empreendedor. Ao mesmo tempo, demonstra como aumentar a relevância da instituição de ensino dentro desse ecossistema.

A ferramenta é organizada em cinco dimensões – Atores, Cultura, Estrutura, Recursos e Políticas Públicas –, entendidas pelo CER Sebrae  como relevantes para a organização de um cenário de Educação Empreendedora. Todas elas perpassam uma análise de reflexão da escola – como ela atua, o que realiza e o que precisa realizar dentro da proposta de cada uma dessas dimensões.

A ideia é sobretudo gerar esse pensamento para além dos muros da escola. A escola tem esse papel não só de ensino, mas de ator relevante para a comunidade. A instituição deve ser esse agente que vai buscar soluções para problemas complexos, e são problemas que vão muito além da aprendizagem.

Com base nas respostas, a ferramenta propõe e estrutura um plano de ação estratégico com uma série de sugestões para a instituição colocar em prática. A escola pode utilizar esse plano como for melhor: colocá-lo em prática literalmente; editá-lo, ajustando ou complementando com outras iniciativas; ou ainda acessar uma biblioteca com diversas iniciativas de Educação Empreendedora e entender e filtrar as mais interessantes para a escola.

No próprio plano de ação, também é possível indicar a evolução de cada uma das iniciativas.

Quais são as novas funcionalidades da ferramenta? Como acredita que elas vão contribuir para a experiência do usuário?

  • Uma delas é o fato de que, agora, o Radar pode ser feito mais de uma vez pela mesma instituição escolar. Se a instituição já fez a aplicação em 2020, por exemplo, poderá fazê-la novamente em outro momento que desejar. O objetivo é que ela meça o “aqui e agora” – e, portanto, pode ser executado a qualquer momento.

Além disso, a possibilidade de edição do plano de ação é uma nova funcionalidade, não possível até então. A escola pode excluir algum item, incluir outros, fazer pequenos ajustes, priorizar ações específicas e por aí vai.

Qualquer pessoa da instituição escolar pode utilizar o Radar ou o ideal é que seja um profissional específico?

  • O ideal é que seja uma pessoa que conheça muito bem as iniciativas da escola. Normalmente é o diretor, o vice-diretor, o especialista ou mesmo o educador, mas não há uma exigência. O importante é que tenha propriedade para falar sobre as ações da instituição, porque as perguntas são voltadas a essas realizações.

Como acredita que ele ajuda as instituições escolares a entenderem melhor o que é a Educação Empreendedora?

  • Só de responder ao Radar, a escola já consegue refletir sobre o papel dela dentro desse ecossistema. Ao preencher o formulário, é comum que o representante da instituição se pergunte e faça uma série de reflexões sobre a atuação da instituição e o seu impacto na comunidade escolar. São essas reflexões “espontâneas”, para além do plano estratégico, que vão mostrar o caminho para a Educação Empreendedora.

O que você diria para a pessoa ( ou instituição) que está pensando em utilizar o Radar, mas ainda está em dúvida sobre como fazê-lo?

  • O Radar é uma ferramenta rápida e fácil de ser usada. O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido, e, caso não possa ser feito na íntegra naquele momento, a pessoa pode pausar e, depois, continuar de onde parou.

Outro diferencial é que o plano de ação entregue tem um viés muito estratégico. Se estiver tentando elaborar um plano de trabalho para implementar a Educação Empreendedora, a instituição de ensino terá isso no Radar de forma simples e descomplicada.

Como a aplicação do Radar pode beneficiar a comunidade escolar, incluindo gestores escolares, professores e estudantes?

  • Por ser essa ferramenta de diagnóstico e planejamento estratégico, ele permite que a escola seja capaz de delimitar ou definir quais são as suas prioridades estratégicas. A escola pode “desenhar” todas essas prioridades no plano de ação e, assim, ter uma visão sistêmica, estratégica e mais conectada com a realidade.

Valendo-se desse plano de trabalho – às vezes até realizado, mas não de forma organizada para ser exibido –, a instituição consegue atrair mais parceiros para as suas ações, o que contribui para toda a comunidade.

O que o Sebrae já aprende aprendeu com o Radar? ( melhor – Quais foram os aprendizados gerados para o Sebrae a partir da utilização desta ferramenta diagnóstica?)

É possível aprender melhor sobre a realidade das próprias escolas; até por isso o questionário já passou por algumas reformulações.

Para o CER Sebrae, enquanto provedor de conhecimento, as informações coletadas são muito úteis para ensinar – de forma prática e real – às escolas como começar e por onde começar a implementar a Educação Empreendedora.

Como acredita que a disseminação da cultura empreendedora pode contribuir para a sociedade como um todo?

  • Vejo a cultura empreendedora como uma geradora de transformações – que a instituição, a comunidade e os estudantes precisam.

Para haver essa transformação, deve-se trabalhar a cultura empreendedora e o pensamento empreendedor. Isso abrange desde gestores até os professores. Se há essa mentalidade mais empreendedora e consegue-se trabalhar essa visão de forma estrutura, fatalmente as transformações vão ocorrer.

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