O Radar de Educação Empreendedora do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) chegou para contribuir com toda a comunidade escolar e impulsionar a mentalidade empreendedora nas escolas.
Aplicado desde 2018, ele já foi acessado por escolas de norte a sul do país. Para contar melhor sobre a ferramenta, que recebeu novas funcionalidades recentemente, batemos um papo com Cacilda Almeida, Analista de Educação do Sebrae. Confira!
Por meio de um questionário, o Radar mostra e faz pensar sobre as conexões, as iniciativas e todas as articulações que a escola pode realizar para fomentar esse ecossistema empreendedor. Ao mesmo tempo, demonstra como aumentar a relevância da instituição de ensino dentro desse ecossistema.
A ferramenta é organizada em cinco dimensões – Atores, Cultura, Estrutura, Recursos e Políticas Públicas –, entendidas pelo CER Sebrae como relevantes para a organização de um cenário de Educação Empreendedora. Todas elas perpassam uma análise de reflexão da escola – como ela atua, o que realiza e o que precisa realizar dentro da proposta de cada uma dessas dimensões.
A ideia é sobretudo gerar esse pensamento para além dos muros da escola. A escola tem esse papel não só de ensino, mas de ator relevante para a comunidade. A instituição deve ser esse agente que vai buscar soluções para problemas complexos, e são problemas que vão muito além da aprendizagem.
Com base nas respostas, a ferramenta propõe e estrutura um plano de ação estratégico com uma série de sugestões para a instituição colocar em prática. A escola pode utilizar esse plano como for melhor: colocá-lo em prática literalmente; editá-lo, ajustando ou complementando com outras iniciativas; ou ainda acessar uma biblioteca com diversas iniciativas de Educação Empreendedora e entender e filtrar as mais interessantes para a escola.
No próprio plano de ação, também é possível indicar a evolução de cada uma das iniciativas.
Além disso, a possibilidade de edição do plano de ação é uma nova funcionalidade, não possível até então. A escola pode excluir algum item, incluir outros, fazer pequenos ajustes, priorizar ações específicas e por aí vai.
Outro diferencial é que o plano de ação entregue tem um viés muito estratégico. Se estiver tentando elaborar um plano de trabalho para implementar a Educação Empreendedora, a instituição de ensino terá isso no Radar de forma simples e descomplicada.
Valendo-se desse plano de trabalho – às vezes até realizado, mas não de forma organizada para ser exibido –, a instituição consegue atrair mais parceiros para as suas ações, o que contribui para toda a comunidade.
É possível aprender melhor sobre a realidade das próprias escolas; até por isso o questionário já passou por algumas reformulações.
Para o CER Sebrae, enquanto provedor de conhecimento, as informações coletadas são muito úteis para ensinar – de forma prática e real – às escolas como começar e por onde começar a implementar a Educação Empreendedora.
Para haver essa transformação, deve-se trabalhar a cultura empreendedora e o pensamento empreendedor. Isso abrange desde gestores até os professores. Se há essa mentalidade mais empreendedora e consegue-se trabalhar essa visão de forma estrutura, fatalmente as transformações vão ocorrer.