Saiba como se tornar um professor mais empreendedor

A educação empreendedora vem ganhando cada vez mais espaço nos currículos escolares e atividades acadêmicas. Escolas, professores e alunos se familiarizam com o conceito e conseguem se desapegar de uma antiga ideia sobre empreender. Ser empreendedor não é apenas ser dono do seu próprio negócio, mas ter a mentalidade voltada para a solução de problemas e o serviço à sociedade de forma positiva.

Um dos princípios da mentalidade empreendedora é a proatividade em relação à mudança. Isso significa não esperar as condições ideais de dinheiro e infraestrutura ou que a motivação venha sempre de fatores externos. Essas lições são muito importantes para o futuro profissional dos alunos, mas também para os educadores.

Assim, veja algumas dicas para se tornar um professor mais empreendedor e trazer novos ares à sua carreira:

Procure mentoria

Aprender com a experiência do outro. Talvez essa seja uma das lições mais valiosas do empreendedorismo e a mentoria é uma das formas de colocá-la em prática.

Para isso, eleja um profissional que você considere referência, tanto de comportamento e ética profissional quanto de conhecimento técnico. É importante que seja alguém em quem você confie e que esteja disposto a ter compromisso com sua vida e sua carreira. Estabeleça uma periodicidade para os encontros. Pode ser uma pausa semanal para um cafezinho, um bate papo informal quinzenalmente ou reuniões mensais. O formato e a frequência dependem das preferências e disponibilidade de vocês.

Compartilhe abertamente sobre seus planos de carreira, interesses, erros e acertos. Troque informações, ideias e boas práticas na profissão. Assim, além de descobrir que não está sozinho em seus desafios, você pode começar a ver as coisas sob outras perspectivas. Ou seja, vai encontrando novos caminhos para atingir suas metas ou solucionar problemas e se tornando um professor mais empreendedor.

Comece algo novo

Nunca postou no Twitter? Que tal criar uma conta e planejar uma aula mais conectada?

Tem conteúdos brilhantes guardados na gaveta? Grave uma vídeo-aula e poste no TED Ed.

Anda pensando em como inserir robótica nas aulas, mas está sem tempo de aprender antes? Proponha uma oficina em que você aprende junto com os alunos.

Não ter medo de arriscar e se jogar de cabeça na novidade é algo que os empreendedores fazem muito bem. Dessa forma, você também pode adotar a prática, se tornando um professor mais empreendedor!

Conecte-se

O ensino híbrido (educação multiplataforma e que mistura o aprendizado online e offline) é considerado uma das maiores contribuições para a educação no século XXI. Assim, se a tecnologia ainda não é sua aliada em sala de aula, está na hora de mudar esse cenário. Os aplicativos e plataformas podem ajudar a deixar seu conteúdo mais rico, criar novas dinâmicas para as aulas e interagir com seus alunos de forma diferente.

Muitas ferramentas digitais também foram pensadas para facilitar o seu trabalho como educador. Para isso, simplificam a aplicação e correção de testes, oferecem feedback aprofundado sobre o desempenho dos estudantes e otimizam o tempo gasto em tarefas administrativas.

Busque referências

Nunca pare de estudar. Assumir a postura de um eterno aprendiz é a melhor maneira de continuar se desenvolvendo profissionalmente ao longo da carreira. Além disso, com as ferramentas digitais, isso está ainda mais fácil.

Já pensou em traçar um plano de desenvolvimento e buscar cursos online gratuitos sobre os temas de seu interesse? Pode ser uma boa forma de começar. Outra boa ideia é reservar um tempo na sua agenda semanal para visitar sites de outras escolas e instituições de referência no Brasil e no mundo, ler entrevistas com educadores, ouvir podcasts e pesquisar as novidades em tecnologia para educação.

O portal do CER está repleto de conteúdo sempre atualizado e links para excelentes referências no universo da educação. Leia mais conteúdo do site e aproveite para se tornar um professor mais empreendedor!

leia também

Aprender pela experiência: conheça a metodologia criada pela Perestroika
continuar lendo
Saiba como aplicar as estações de aprendizagem em sala de aula
continuar lendo
Acesse todo o conteúdo ConecteCER!
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha