Conheça o Vivescer, plataforma gratuita de desenvolvimento de professores

A discussão em torno da educação integral ganha cada vez mais força no Brasil, principalmente, após sua inclusão na proposta do Novo Ensino Médio, que prevê que as matrículas em tempo integral sejam ampliadas progressivamente. O tema também é o foco da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipula que, em 2024, pelo menos 25% dos alunos da educação básica sejam atendidos nesse formato.

Um dos grandes desafios do país, nesse sentido, é garantir não só a permanência dos jovens em um período estendido na escola, mas também a sua formação de maneira completa e holística, com a reorganização do currículo escolar e da própria estrutura das escolas, possibilitando o acesso a atividades culturais, artísticas, ligadas ao esporte, à ciência, dentre outras.

Tão importante quanto a atualização do currículo e as mudanças nas instituições de ensino é o desenvolvimento integral também para professores. O tema é o foco do Vivescer, ferramenta gratuita para desenvolvimento de docentes, criada pelo Instituto Península. Entenda (a seguir) como funciona a plataforma e a importância do desenvolvimento integral de professores.

Desenvolvimento de professores que vai além

Recentemente, falamos no blog do CER sobre o papel da formação continuada de professores no fortalecimento da cultura empreendedora e de mais qualidade na educação. Por meio de cursos livres ou de extensão, os educadores podem atualizar seus conhecimentos e entrar em contato com novas metodologias de ensino, tornando suas aulas ainda mais relevantes e atraentes para os alunos.

Mas, além da capacitação técnica, o desenvolvimento integral prepara os educadores para entender melhor sua potencialidade, lidar com desafios pessoais e trabalhar a inteligência emocional. O resultado reflete diretamente em sala de aula, com professores mais capazes para lidar com as diferenças, solucionar conflitos e investir em relacionamentos mais saudáveis com os estudantes (conheça uma plataforma que auxilia a gestão escolar).

Visando proporcionar esses benefícios  aos professores e também aos alunos, foi lançado, em 2018, o Vivescer, a primeira plataforma a oferecer conteúdo para o desenvolvimento de professores valendo-se das dimensões física, intelectual, emocional e social.

vivescer

Como funciona o Vivescer

Na plataforma, os professores têm acesso a quatro percursos formativos complementares: emoções, mente, corpo e propósito. Na primeira delas, por exemplo, o educador é provocado a entender como sua vida profissional e pessoal é afetada pelas emoções e como elas influenciam também a relação com os alunos. O professor aprende a interferir no estado emocional deles, criando um ambiente mais harmônico e favorável ao aprendizado.

O mesmo ocorre com as três outras dimensões: os participantes são levados a refletir sobre a própria prática e a interferir positivamente nela, de forma a contribuir para o próprio desenvolvimento profissional e a qualidade do ensino.

No Vivescer, todo o conteúdo é trabalhado por meio de textos, vídeos, testes e dicas práticas para aplicação em sala de aula. O destaque fica por conta da interação entre os educadores, com a criação de uma comunidade em que eles geram aprendizado e trocam dicas e experiências entre si. A combinação dos dois campos principais – formação e comunidade – contribui para que o professor entenda melhor o próprio desenvolvimento e trabalhe de maneira mais eficaz competências como empatia, autonomia, resiliência, todas elas essenciais na educação integral dos jovens alunos.

Ficou interessado? O acesso à plataforma é gratuito e aberto a qualquer professor no Brasil. Basta preencher o cadastro no site do Vivescer. E, para continuar lendo sobre formação de professores e as competências essenciais nos dias de hoje para quem está à frente das salas de aula, confira esta entrevista com o psicopedagogo Fernando Mesquita.

leia também

Conheça as 10 competências gerais da BNCC
continuar lendo
Autodidatas: como aprendem os jovens de hoje e como incentivá-los a ‘aprender a aprender’
continuar lendo
17 podcasts sobre educação e empreendedorismo
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha