5 jogos educativos para usar em suas aulas

Os games podem ser uma importante ferramenta interativa que busca o aprendizado dos alunos. Os jogos são parte crescente do cenário geral da mídia, assim como os quadrinhos foram anos atrás. Por isso, o recém-lançado livro Learning, Education and Games é um guia para os professores saberem como escolher jogos educativos a ser utilizados em suas aulas.

A publicação traz a indicação de 100 jogos educativos aprovados por outros professores para o alcance de objetivos educacionais.

De acordo com dados da Entertainment Software Association, a associação comercial da indústria de videogames nos Estados Unidos, as vendas totais de videogames em 2018 ultrapassaram US$ 43,4 bilhões. E assim como o cinema é mais do que filmes de super-heróis, os jogos são meios diferenciados, compreendendo muitos gêneros e subgêneros.

Por isso, vamos conhecer neste post alguns cinco jogos educativos considerados interessantes para o aprendizado. Por alguns apresentarem apenas versões em inglês, muitas vezes é uma ferramenta indicada à educação bilíngue nas escolas. Mas a grande maioria dos jogos deste post possui versões em português.

Jogos educativos  para aprendizagem

1 Minecraft

Um dos games atuais mais conhecidos entre os jovens é o Minecraft, que pode sim ser usado na educação infantil. Inclusive, há alguns artigos acadêmicos que analisam o jogo e o aprendizado dos estudantes. Classificado como sandbox ou open world (em português quer dizer “mundo aberto”), é um jogo em que o usuário pode de forma autônoma se movimentar livremente e transformar aquele ambiente segundo sua vontade.

O Minecraft pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de escrita, já que, quando criam mundos, os alunos sentem necessidade de descrever o que criaram. Além de auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem conceitual ou da aprendizagem de conceitos matemáticos. O jogo possui também uma versão própria para a escola, chamada Minecraft Education Edition, que permite utilizar o ecossistema do jogo para criar aulas de Música, Ciências, Matemática, dentre outras.

2 Fortnite

O Fortnite é também bastante popular. É um jogo que efetivamente usa armas contra os outros participantes, mas deve ser entendido como um processo que procura eliminar os adversários do jogo. Os personagens não morrem. Quando se elimina um jogador, ele volta à base para iniciar uma nova partida.

O jogo pode ser trabalhado de forma a fomentar o diálogo intergeracional, por exemplo. Capta a atenção de todos os alunos e une as gerações do ambiente escolar. O alcance etário do jogo é bem amplo. Sendo assim, não se encontra no Fortnite uma barreira geracional como ocorre em outros jogos, como o Minecraft, cuja utilização é mais disseminada no ensino básico.

Outro ponto é que ele requer habilidade, fomentando a coordenação psicomotora, aumentando a destreza e as capacidades visual e auditiva. Características muito importantes durante a partida.

3 Gris

O Gris foi escolhido pela Apple como o jogo do ano de 2019 e pode ser usado como jogo educativo. Gris é uma garota que aparece inicialmente na tela sem cores e sem voz. Seu mundo rui, e ela cai em uma terra branca onde se encontra fraca e desnorteada. Portanto, a jogabilidade tem como objetivo ajudá-la a se recompor e seguir adiante, sendo os níveis mapeados para estágios de luto.

É viável ser usado para ensinar habilidades de aprendizagem social e emocional ou ensinar simbolismo a estudantes de Artes. Também pode estar ligado a um conto, a um romance ou a um poema.

Gris não é uma experiência competitiva, mas sim um exemplo de narrativa mediada que usa mecânica de jogo e interações para contar uma história poderosa. Os professores têm a oportunidade de fornecer um contexto valioso à medida que os alunos vão se aprofundando no jogo. Ele pode ser pausado para discussão ou usado a fim de gerar ideias para a produção de um texto mais reflexivo.

4 Pandemic

O Pandemic é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é salvar a humanidade por meio da descoberta da cura de quatro doenças mortais que ameaçam o planeta com epidemias. Ao longo do jogo, cada jogador representa um personagem com habilidades próprias e com um papel essencial dentro da partida.

Há uma quantidade de conceitos e habilidades que podem ser trabalhadas apenas com a descrição de cada personagem. A condução do jogo abre espaço para o aprendizado de elementos, principalmente sobre Ciências e conceitos de Medicina. Isso pode ser uma ferramenta interessante para deixar o ambiente da sala de aula mais interativo e dinâmico.

5 Settlers of Catan (Descobridores de Catan)

O jogo alemão Settlers of Catan, em português Descobridores de Catan, também é uma alternativa de jogo de tabuleiro para aplicação nas salas de aula. No mercado brasileiro, o jogo é encontrado pelo nome “Colonizadores de Catan”.

É um dos principais jogos de tabuleiros modernos, tendo vendido cerca de 3 milhões de unidades em vários países. E é um dos principais jogos educativos citados no livro Learning, Education and Games.

As regras do jogo são bem simples, o que permite grande variação de situações; dessa forma, um jogo nunca será igual ao outro. Ele pode ser usado nas aulas de Geografia, visto que apresenta elementos geográficos próprios, tanto físicos quanto humanos e econômicos. Existem recursos naturais, construções, aldeias, cidades, portos, bancos, isolamento geográfico, relevo, solo, dentre outros. Dessa maneira, é considerado uma ferramenta muito válida para completar uma dinâmica de ensino nas salas de aula.

Gostou desses exemplos de jogos educativos? Não deixe de conhecer um pouco mais de Gamificação na Educação. Descubra também os jogos disponibilizados pelo Sebrae em sua página de cursos online.  Para acessá-los basta clicar no filtro Jogos. Boa diversão!

 

leia também

Juventude e Conexões: como os jovens brasileiros entendem o que é empreendedorismo?
continuar lendo
Como escolher a melhor ferramenta para aulas online
continuar lendo
Sua instituição de ensino é empreendedora? Descubra com o Radar de Educação Empreendedora
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×