Agita! Conheça a aceleradora de negócios da Escola do Sebrae

Tirar uma ideia do papel e trazê-la para a realidade requer muito trabalho, criatividade, força de vontade e pode demandar muito tempo. Para as startups, uma maneira de reduzir o período de desenvolvimento do negócio é recorrer a uma aceleradora de negócios, que oferece apoio em todas as fases de modelação do empreendimento, desde o estágio inicial até o momento em que ele alcança seu ponto de equilíbrio.

Participando de um programa de aceleração, a startup tem acesso a uma rede de contatos valiosos para seu negócio, conhecimento em gestão, estratégia e do mercado em que deseja atuar, encurtando o tempo de aprendizado e focando seus esforços na essência do negócio.

Criada pelo Sebrae, em parceria com a Escola de Formação Gerencial e o Sebrae Minas, a Agita é um programa que leva a experiência da aceleração a jovens que têm uma boa ideia e desejam transformá-la em negócio e também a educadores. Saiba mais sobre a iniciativa a seguir.

Agita contribui para a educação empreendedora na prática

A Agitadora de Negócios – Agita é uma plataforma de desenvolvimento de ideias que reúne metodologia, recursos e um ambiente inspirador para o aprendizado prático, a vivência de mercado e a divulgação de oportunidades.

O programa é composto por componentes voltados para negócios, desenvolvimento de mindset empreendedor, ampliação da rede de contatos e  colaboração para um mundo melhor.

AGITA Pré-aceleração – A primeira pré-aceleração do país voltada para um público jovem.

Com duração de três meses, o programa  Pré-aceleração procura apoiar jovens empreendedores na criação e gestão de novos negócios. Separados em times, os participantes têm a oportunidade de desenvolver ideias em um ambiente de muito aprendizado e vivência de mercado. Tudo é dividido em oito módulos e com uma metodologia trabalhada na base da trilha do “From Zero To Hero”, que transforma uma ideia em negócio em oito fases de trabalho:

Além da pré-aceleração, o Agita possui ainda outros sub-produtos do Agita, um conteúdo voltado para jovens – Agita Challenge – e dois para educadores – Edtech e Experience. Conheça-os a seguir.

AGITA Challenge – Desafio de uma organização real para os jovens solucionarem.

O Challenge, como o próprio nome indica, é um desafio de negócios para jovens. Os participantes devem propor soluções criativas para problemas vivenciados por uma organização real. As sugestões podem até chegar a ser implementadas nas empresas posteriormente. O Challenge é uma proposta dinâmica e de vivência, que visa a trabalho em equipe, desenvolvimento de líderes, análise de modelo de negócios, matriz de priorização, criação de planos de ação e elaboração de pitch.

AGITA Edtech – Jornada de empreendedorismo para profissionais da educação que desejam aprender e apresentar uma nova solução tecnológica.

No Edtech, o objetivo é criar soluções inovadoras para desafios reais enfrentados na prática educacional. O profissional da educação que participar do evento fará parte de um time que vai criar uma solução para um problema utilizando tecnologia digital. O programa é composto por seis módulos distintos, cada qual relevante ao desenvolvimento de competências empreendedoras e ao desenvolvimento de soluções educacionais baseadas em tecnologias digitais.

AGITA Experience – Experiências intensas em inovação e negócios, conexão e muito aprendizado.

O Experience é pensado e planejado para o público jovem e reúne em um só espaço diversas arenas, oficinas e palestras, trazendo ao público as novas tendências em inovação, startups e tecnologia.

Além dos quatro produtos, a Agita também oferece meetups, palestras e capacitações, suporte e hands-on, rede de mentorias, rede de conhecimento, acesso à rede de parceiros Sebrae e coworking, tudo pensado para se tornar o maior hub de inovação e criatividade para a educação empreendedora.

Quer saber mais sobre o programa? Acesse o site da Agita e fique de olho na agenda de eventos. Conheça ainda a experiência de uma aceleradora de negócios de base favelada, o Fa.Vela.

 

leia também

Orientações para retorno às aulas:  o que você precisa saber para o cenário pós-pandemia
continuar lendo
Educação Criativa: 6 maneiras de deixar as aulas mais divertidas
continuar lendo
Aulas de Ciências a Distância: como trabalhar esta área de conhecimento nas aulas on-line
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×