Aula por webinar e lives: conheça algumas estratégias e ferramentas

Estamos passando por um período bastante desafiador em razão de uma pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Todos os setores estão sendo impactados e com a educação, não é diferente. 

O número de estudantes fora da sala de aula já é superior ao de jovens que seguem indo à escola em todo o mundo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos dias. Por isso, a educação on-line tem sido uma grande aliada das instituições de ensino ao redor do planeta. Aquelas escolas que já haviam passado por uma transformação digital saem na frente, com infraestrutura e metodologia adaptadas para o ensino a distância (EAD). Outras instituições, no entanto, tentam fazer o melhor com o que podem e se têm aventurado nas  videochamadas, na produção de conteúdo para o YouTube, dentre outras alternativas. 

Pensando nisso, o CER preparou uma série de conteúdos especiais para o momento. Nossa intenção é sanar suas dúvidas e oferecer ferramentas visando dar o suporte necessário durante esse período de educação on-line. Esperamos que goste! Boa leitura!

O ambiente digital oferece diversas estratégias e ferramentas que podem facilitar a rotina de profissionais, reduzir custos operacionais e ampliar a praticidade na distribuição de conteúdo. Optar por dar aula por webinar e lives é uma forma de aproveitar as facilidades que a internet oferece, sem prejudicar a qualidade e o processo interativo. No artigo a seguir, vamos explicar o que é um webinar, como ele pode ser introduzido no percurso educacional, além de apresentar algumas ferramentas viáveis de ser utilizadas nesse processo.

O que é um webinar?

Um webinar nada mais é do que um seminário apresentado de forma on-line. De modo geral, um webinar pode ser uma live, ou seja, ele pode ser transmitido ao vivo ou gravado com antecedência e disponibilizado em um horário predeterminado. Geralmente, webinars permitem a interação com quem assiste via sala de bate-papo.

Como organizar uma aula por webinar e lives

Diferentemente de uma videoconferência, webinar e lives apresentam uma proposta um pouco mais unilateral. Assim como em um seminário, o palestrante faz a sua exposição e, no final, abre a possibilidade de interação para a audiência e responde a dúvidas e perguntas. Por esse motivo, o webinar é uma estratégia indicada a aulas expositivas e com um conteúdo mais denso.

Webinars são simples de organizar, práticos e econômicos. Em primeiro lugar, é fundamental definir qual o tema será abordado, quando o webinar será transmitido, qual o tempo de duração e por meio de qual plataforma, compartilhando essas informações com seus alunos.

De modo geral, não é preciso lançar mão de muitos recursos para apresentar um webinar ou transmitir uma live. Você pode fazer isso do seu computador mesmo: basta ter um bom microfone, uma câmera e um processador razoável. Ter uma boa internet também é importantíssimo, principalmente se o webinar for ao vivo, o que evita problemas na transmissão.

Diversamente da dinâmica presencial, a aula por webinar e lives pode ter um conteúdo mais curto e focado. Uma boa estratégia é disponibilizar aos alunos, com antecedência, uma apostila com um conteúdo mais elaborado, utilizando o webinar  com o intuito de exibir um panorama menos aprofundado, focando nos pontos essenciais e tirando dúvidas, ou seja, colocar em prática a metodologia da Sala de Aula Invertida.

Lembre-se de estruturar a apresentação para o meio digital, otimizando-a inclusive para alunos que vão assistir do celular ou do tablet. Além disso, procure gravar as aulas e deixá-las disponíveis posteriormente no YouTube ou no Google Drive, por exemplo. Assim, os alunos podem rever as aulas sempre que necessário, ampliando o potencial didático dessa ferramenta.

Como webinar e lives são indicadas para aulas expositivas, é fundamental ter outras estratégias complementares a fim de ampliar a interação com os alunos durante as aulas.

Webinars também podem fazer parte do seu Plano de Aula. Uma estratégia seria você  indicar webinars e lives às quais seus alunos poderão assistir como forma de complementar conteúdos trabalhados durante a disciplina e aproveitar os diversos materiais já disponibilizados na internet, quer por professores, quer por educadores.

Ferramentas para webinars e lives

No que diz respeito a dar aula por webinar e lives, exige-se uma boa plataforma como aliada nesse processo. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, tanto pagas quanto gratuitas.

É possível que elas sejam empregadas de forma combinada ou isolada. Você pode optar por uma ferramenta específica para webinar, porém transmitir em forma de live através do YouTube, por exemplo. São diversas as possibilidades; por isso, uma dica importante é experimentar mais de uma plataforma, até encontrar a que melhor atenda aos seus objetivos principais.

1. Zoho Meetings

O Zoho Meetings é uma ferramenta bastante prática e fácil de utilizar, sendo muito útil para dar aula por webinar. Seu grande diferencial é reunir em apenas uma interface diversas funcionalidades práticas, como gravar a transmissão, compartilhar tela, chat, moderação de participantes, dentre outras.

O Zoho Meetings é uma plataforma paga, porém seus planos são bem acessíveis. Nos pacotes iniciais, é possível ter acesso a plataformas e apresentar calls com até 100 participantes.

2. Facebook

O Facebook é bastante popular por possibilitar lives de forma prática e democrática. Ele é bem simples de operar, além de permitir boa interação com a audiência. Entretanto, por ter maior foco em lives, ele tem alguns recursos limitantes em relação a dar aulas, como a impossibilidade de compartilhar a tela, por exemplo.

3. Loom

O Loom não é exatamente uma ferramenta para dar aula por webinar e lives, mas é bastante útil. Através de uma extensão no Google Chrome, o Loom permite a gravação da voz e da tela simultaneamente. Assim, você pode gravar suas aulas e disponibilizá-las depois.

4. YouTube

Assim como o Facebook, o YouTube permite a transmissão de lives de forma prática e acessível. Ele possui alguns diferenciais, como a possibilidade de monetização dos vídeos, assim como o compartilhamento de tela, através do YouTube Gaming.

5. Discord

O Discord é uma plataforma constantemente utilizada no ambiente de jogos on-line. Todavia, sua funcionalidade é bastante útil em aula por webinar e lives. Através dele, é possível criar salas de bate-papo, assim como realizar videoconferências.

6. Clickmeeting

O Clickmeeting apresenta uma solução pensada especificamente para aula por webinar. Por esse motivo, ele oferece algumas vantagens, como praticidade de stream em redes sociais, integração com o Moodle, quadro interativo, tradutor simultâneo de bate-papo, estatísticas do webinar e de participação, dentre outras.

Assim como o Zoho, o Clickmeeting é uma ferramenta paga. Contudo, ele oferece 7 dias gratuitos para avaliação. Sua funcionalidade é bastante vantajosa para dar aula por webinar, porém é importante testar a plataforma para ver se o investimento vale a pena.

Gostou das nossas dicas? Se você quer mais informações sobre aula por webinar e outros recursos educacionais do meio digital, confira 5 dicas de como criar uma videoaula de sucesso!

 

leia também

Como cuidar da saúde mental dos professores em tempos difíceis
continuar lendo
Ensino de programação: 7 dicas para quem está começando
continuar lendo
O que é cultura empreendedora e como estimulá-la na escola
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×