BH recebe eventos de empreendedorismo e inovação em novembro

Makers, empreendedores e criativos de Belo Horizonte já podem se preparar: novembro vai ser um mês recheado de eventos para colocar a mão na massa e aprender muito sobre inovação e empreendedorismo.

 

A programação tem início com a Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), feira de inovação que será realizada no Expominas de 31 de outubro a 4 de novembro. O evento terá palestras, ambientes dedicados à inovação e à criatividade, arena de negócios para conectar grandes empresas e startups e espaço para divulgação de iniciativas científicas. No dia 1º começa o Campus Party um dos maiores festivais de tecnologia do mundo, que também fará parte da Finit. Entre as atrações, workshops, palestras, campeonatos e maratonas de programação (os famosos hackatons), em uma intensa programação que se estende durante as 24h dos cinco dias de evento. Um dos atrativos, que já é tradição entre os “campuseiros”, como são chamados os participantes, é a possibilidade de acampar dentro do espaço do evento.

 

No dia 2 de novembro é a vez da Mini Maker Faire, que também será dentro do espaço da Finit. A atração é uma grande celebração da cultura maker, com programação do tipo “mostra e conta”, voltada para toda a família. O objetivo é compartilhar conhecimento com entusiastas de tecnologia, artesãos, cientistas e todo tipo de curiosos sobre invenções cheias de criatividade.

Depois de uma breve pausa, é hora de se reunir na Praça da Liberdade, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, para o Museomix , uma maratona criativa que acontece simultaneamente em 13 lugares do mundo e busca ressignificar o acervo de museus de forma criativa, conectada e participativa. Um time de designers, artistas, artesãos, comunicadores profissionais e amadores vai lançar mão de ferramentas tecnológicas, impressão 3D e muitas ideias inovadoras para construir dispositivos de mediação entre os acervos dos museus do Circuito da Praça da Liberdade e o público. Além do trabalho dos museomixers, a programação inclui oficinas, palestras e outras atrações para todas as idades.

 

A Finit é realizada pelo P7 Criativo, agência de desenvolvimento sem fins lucrativos formada por uma parceria entre Governo de Minas Gerais, Sebrae Minas, Codemig, Sistema Fiemg, Sedectes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior) e Fundação João Pinheiro. Já o Museomix tem origem na França e será trazido a BH pelo Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) , por meio do Circuito Liberdade e pela Sedectes.

 

Se você não mora na cidade, ainda dá tempo de comprar as passagens e aproveitar a programação!

 

leia também

Orientações para retorno às aulas:  o que você precisa saber para o cenário pós-pandemia
continuar lendo
Educação Criativa: 6 maneiras de deixar as aulas mais divertidas
continuar lendo
Aulas de Ciências a Distância: como trabalhar esta área de conhecimento nas aulas on-line
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×