2º  Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora: veja todos os detalhes!

Blog 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora: veja todos os detalhes!

13/08/2021
Compartilhe este conteúdo

O Sebrae está sempre apresentando propostas e projetos que fazem com que a educação empreendedora aumente o alcance no país. Dessa forma, cada vez mais, os jovens terão uma formação integral, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a sua vida.

Com o objetivo de continuar a disseminação das competências empreendedoras na Educação, o Sebrae lança o 2° Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Esta é uma ótima oportunidade para que educadores e instituições de todo o país mostrem os seus projetos e também tenham a oportunidade de conhecer como as escolas estão sendo inseridas nos novos modelos de Educação.

O que é o Prêmio Sebrae de Educação?

O Prêmio Sebrae de Educação faz parte da iniciativa do Programa Nacional de Educação Empreendedora. Ele teve início em 2013 e já conseguiu atingir, de forma positiva, cerca de 7 milhões de estudantes, capacitando uma média de 270 mil professores.

A proposta é reconhecer o trabalho que os educadores e as instituições de ensino fizeram em prol da inclusão da educação empreendedora no currículo escolar. Desde 2013, o prêmio conta com muitos projetos e práticas inovadoras, capazes de trabalhar muito bem o desenvolvimento das competências essenciais. A equipe avaliadora fará uma análise, seguindo alguns critérios, para então definir os destaques.

Além do reconhecimento, o Sebrae entende que toda a exposição dos projetos e das práticas educativas empreendedoras criará um ecossistema educacional que servirá de gatilho para a origem de novas ações no futuro.

Quem pode participar e qual o período da inscrição?

Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos educadores brasileiros, o 2° Prêmio Sebrae de Educação, que ocorrerá em 2021, abre as inscrições para professores que tenham implantado alguma prática ou algum projeto empreendedor na sua instituição.

Desse modo, podem se inscrever professores que apresentam vínculos com instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, sendo importante que elas sejam reconhecidas pelo MEC.

Grupos formados por até cinco pessoas também serão aceitos, mas é preciso indicar o responsável pela inscrição. É exigido que esse tenha vínculo com a instituição ou com a universidade a qual pertença. Além disso, cada professor pode inscrever quantos projetos desejar, o que amplia ainda mais a exposição da Educação Empreendedora.

O PERÍODO DE INSCRIÇÃO teve início no dia 12/7/2021 e vai até  08/10/2021
Avaliação e Premiação estadual
Até 16/03/2022
Avaliação Nacional
Até 16/04/2022
Premiação Nacional
Até 28/04/2022 (Dia da Educação)

Características das inscrições que não serão aceitas

Em relação às exigências, existem algumas características que fazem com que a inscrição não possa ser efetivada. Elas englobam regras válidas tanto para organizações quanto para instituições e professores, por exemplo:

  • Não serão aceitas inscrições de organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações, associações filantrópicas, instituições de fomento ao Empreendedorismo ou outras que promovam projetos de educação não formal.
  • Professores que tiverem desfeito os vínculos com as instituições de ensino durante o desenvolvimento do projeto.
  • Profissionais que atuam como secretários da Educação ou representante de alguma secretaria.
  • Professores e educadores que têm cargos de gestão, tais como: diretores, reitores e coordenadores pedagógicos.
  • Candidatos que apresentem algum parentesco ou vínculo pessoal com algum membro das entidades promotoras do prêmio.

Passo a passo para realizar a inscrição no Prêmio Sebrae de Educação

A inscrição do Prêmio Sebrae de Educação pode ser realizada preenchendo o formulário disponível no site oficial da premiação. Os dados solicitados vão desde a identificação do educador ou da equipe até informações sobre os impactos que o projeto trouxe aos estudantes.

Além disso, os projetos devem ser inscritos em uma das cinco categorias disponíveis na segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação, sendo elas:

  • Ensino fundamental 1 (anos iniciais)
  • Ensino fundamental 2 (anos finais)
  • Ensino médio regular
  • Educação profissional
  • Ensino superior

Depois da inscrição validada, os inscritos se comprometem com a veracidade das informações, apresentando meios de provar tudo o que foi enviado, caso seja necessário.

Entenda os critérios de avaliação

Cada etapa será avaliada por um grupo de profissionais de Educação que já possuem amplo estudo e experiência no desenvolvimento e na aplicação de metodologias empreendedoras. As equipes do Porvir e do Sebrae Nacional, por exemplo, serão responsáveis pela indicação dos finalistas na etapa nacional.

As etapas estaduais serão avaliadas por profissionais voluntários de Educação, especialistas em Empreendedorismo e representantes do Sebrae. Todos eles vão avaliar os projetos com base em três dimensões. Vejamos:

  • Desenvolvimento do projeto

O desenvolvimento do projeto será analisado e avaliado considerando quatro critérios, sendo eles: criatividade e inovação das práticas pedagógicas, alinhamento das atividades com a BNCC, promoção do protagonismo do estudante e conexão com problemas da realidade.

  • Atuação do educador ou da equipe

O desenvolvimento e o uso das competências empreendedoras por parte dos educadores e dos professores também serão avaliados. A análise terá como base o modelo proposto pelo Quadro Europeu de Competências Empresariais (EntreComp).

Desse modo, as áreas serão distribuídas em ação, recursos e oportunidades.

  • Impacto do projeto sobre estudantes, escola e comunidade

Neste item, serão avaliados três critérios que envolvem os impactos das ações e do projeto inovador. O primeiro deles é o desenvolvimento das Competências Empreendedoras nos estudantes. Em seguida, vem o legado transformador que o projeto deixará  à escola e à comunidade.

Por fim, a inspiração deixada e também quais são as chances de aplicar o projeto novamente.

Site oficial do Prêmio Sebrae de Educação

O site oficial da premiação apresenta mais informações e detalhes sobre as etapas nacionais e estaduais, além de datas e critérios de avaliação.

As inscrições ainda estão abertas. Se você acredita que tem um projeto empreendedor, inovador  e com grande potencial de desenvolvimento das Competências Empreendedoras, entre no site oficial e faça agora a sua inscrição. Não deixe para a última hora!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades