7 livros para empreendedores os quais todo educador deveria ler

Blog 7 livros para empreendedores os quais todo educador deveria ler

12/12/2015
Competências Empreendedoras não são aprendidas ou aperfeiçoadas apenas por meio da teoria. A essência do Empreendedorismo tem a ver com a prática, a experimentação e muita tentativa e erro. Por isso, conhecer a experiência de outros empreendedores é tão importante com vistas a desenvolver tal mentalidade voltada para a resolução de problemas, para a empatia e a resiliência. E os livros são uma excelente maneira de fazer isso.
No post a seguir, indicamos 7 livros para empreendedores que podem ensinar muito a educadores sobre a Mentalidade Empreendedora, trazendo insights para as próprias carreiras e para suas aulas. Confira.

Livros para empreendedores os quais todo educador deveria ler

1) MINDSET, DE CAROL DWECK
Carol S. Dweck é professora de Psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em Sucesso e Motivação. Segundo ela, nossa atitude mental ou nosso mindset é fundamental para o sucesso. Isso porque Carol defende a ideia de que há dois tipos de atitude mental: a atitude mental fixa e a de crescimento. Na primeira, as pessoas tendem a acreditar que já nascem com uma quantidade predefinida de inteligência. Assim, estão sempre tentando se autoafirmarem e são desestimulados nas primeiras dificuldades. Por isso, evitam situações em que podem falhar e raramente se arriscam. Por outro lado, a atitude mental de crescimento valoriza o esforço mais do que o resultado. O que importa é desenvolver habilidades e persistir nas tentativas, acumulando experiências. Além de ser um importante livro voltado a empreendedores, a obra de Carol Dweck é leitura obrigatória para quem se interessa por Desenvolvimento Pessoal e Educação.
2) O PODER DO HÁBITO
Muitas pessoas acreditam que os empreendedores têm grandes talentos ou dão sorte. Mas o que muitos deles têm em comum é que possuem resiliência, ou seja, insistem em situações que podem trazer benefícios. Por isso, criar hábitos saudáveis é muito importante a fim de prosperar pessoalmente e profissionalmente. No livro, o ex-repórter do New York Times, Charles Duhigg faz um estudo aprofundado de como os hábitos são formados e como podemos criar e manter bons hábitos.
Ele aborda aspectos psicológicos como a “deixa” ou os gatilhos que nos levam a agir de forma inconsciente e como essas pequenas atitudes vão se transformando em hábitos aos poucos. Para trocar hábitos ruins por hábitos melhores, o autor ajuda a identificar elementos em nossa rotina, mapear as recompensas que costumamos oferecer a nós mesmos, nosso estado emocional e a traçar um plano para, aos poucos, ir substituindo hábitos. Uma boa leitura para empreendedores e qualquer pessoa que deseja desenvolver competências como Autogestão e Resiliência.
3) O DILEMA DA INOVAÇÃO, DE CLAYTON CHRISTENSEN
Não só de tecnologias é feita a Inovação, e o livro O Dilema da Inovação aborda exatamente essa dicotomia. Muitas vezes, o foco exclusivo em tecnologias pode até levar uma empresa ao fracasso, segundo o autor Clayton Christensen, professor da Harvard Business School e conhecido por seus estudos sobre Inovação. Neste livro, Christensen aborda o tema da Inovação Disruptiva e como o foco nas necessidades dos clientes é o que realmente traz resultados sustentáveis aos negócios. Um dos livros para empreendedores essenciais e uma verdadeira aula sobre a Essência do Pensamento Inovador, para além da tecnologia como fim em si mesma.
Gostou da nossa seleção de livros direcionados aos empreendedores? Outra forma de aprender lições valiosas sobre a Mentalidade Empreendedora é por meio de biografias. Conheça estas 11 histórias de vida que certamente vão te ajudar a se tornar um professor ainda mais empreendedor.
4) ABUNDÂNCIA, DE STEVEN KOTLER E PETER H. DIAMANDIS
Os autores apresentam inovações de empreendedores, documentando o progresso em Inteligência Artificial, Robótica, Manufatura Digital, Nanomateriais, Biologia Sintética e outras tecnologias de crescimento exponencial. Eles acreditam que a abundância universal está ao nosso alcance e que logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta.
5) BUSINESS MODEL GENERATION, DE ALEXANDER OSTERWALDER E PIGNEUR YVES
Escrito por Alexander Osterwalder e Pigneur Yves com a colaboração de mais de 500 pessoas, o leitor vai aprender técnicas poderosas e práticas de Inovação usadas hoje por empreendedores de todo o mundo. O livro oferece ferramentas simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar Modelos de Negócio. Foi apresentado neste livro o Business Model Canvas, que permite prototipar Modelos de Negócio de forma rápida, inteligente e barata. Outro livro para empreendedores essencial àqueles que desejam pensar Modelos de Negócio e Inovação, em qualquer contexto.
6) A STARTUP ENXUTA, DE ERIC RIES
Um clássico entre os livros para empreendedores é o Lean Startup, ou Startup Enxuta. O processo criado em A Startup Enxuta foi desenvolvido para ajudar empreendedores a ser mais bem-sucedidos. Com base em uma abordagem revolucionária de administração, há uma transformação na criação, no desenvolvimento e no lançamento de produtos. Assim, os princípios fundamentais da startup enxuta podem ser executados em qualquer projeto.

startup enxuta na educação

7) ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS, DE SALIM
Negócios com impacto exponencialmente maiores que as empresas tradicionais, as organizações exponenciais refletem as transformações profundas e recentes no mundo do Empreendedorismo. Com Técnicas de Gestão mais enxutas e uso amplo e profundo da Tecnologia, elas são capazes de elevar seus resultados a níveis extraordinários, aumentando exponencialmente a cada ano a relação preço do produto/desempenho. Instagram, Uber, Airbnb, Snapchat e Waze são algumas dessas empresas, que pensam e agem em grandes escalas.
Mas por que um educador deveria aprender mais sobre esse tipo de negócio? A resposta é simples: porque essas organizações estão mudando a lógica de consumo e as relações de trabalho. Provavelmente o universo em que os estudantes de hoje trabalharão será mais parecido com o dessas empresas do que com o de negócios tradicionais. Por isso, é importante entender o novo mercado de trabalho e quais tipos de competências ele vai exigir dos novos profissionais. Se estiver buscando livros para empreendedores que possam te inspirar, não deixe este de fora.

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades