4 motivos para empreender na educação

Blog 4 motivos para empreender na educação

07/08/2017
Compartilhe este conteúdo

Uma pesquisa traçou o perfil do empreendedor de educação no Brasil. São profissionais de diversas áreas que têm uma meta em comum: encontrar soluções de alto impacto para que os jovens do país saiam da escola com as capacidades necessárias para correr atrás de seus projetos de vida.

 

Foram entrevistados 50 empreendedores em 7 capitais brasileiras, o que resultou no relatório “Empreendedores de Impacto: as dores e as delícias de inovar na educação”. Quem produziu o estudo foi o Instituto Inspirare.

O principal achado da pesquisa foi sobre a motivação dos empreendedores, que se jogam em uma jornada que não é nada fácil. São quatro motivos:

1 – busca de sentido (aqueles insatisfeitos com a rotina e o trabalho atual)

2 – impacto social (aqueles apaixonados pela educação e o seu papel transformador)

3 – oportunidade (aqueles que estão vendo várias iniciativas nesse sentido e querem aproveitar o momento)

4 – vontade de empreender em startups (empreendedores que começam com o desejo de entrar no mundo das startups)

Uma das dificuldades enfrentadas por quem entra para o setor está na frustração com programas de aceleração. Em alguns casos, há a expectativa de receber ideias concretas sobre o produto e não é bem assim.

O papel da aceleradora é atuar em parceira com o negócio, abrindo portas e fazendo contatos. É preciso criar soluções em conjunto para alcançar o modelo ideal de negócio.

O estudo ainda alerta que o empreendedor precisa já ter noção da dinâmica da escola antes de tentar um projeto. Não adianta ganhar a confiança dos coordenadores se os professores não souberem como aplicar.

Foi esse problema que incentivou a criação da plataforma Apreender, que já citamos em outro post.

Seja qual for a motivação dos empreendedores de impacto, os obstáculos superados não são nada perto da transformação que a educação pode causar.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades