3 soluções do Sebrae para estimular o empreendedorismo entre jovens

Blog 3 soluções do Sebrae para estimular o empreendedorismo entre jovens

11/09/2017
Compartilhe este conteúdo

Estimular o empreendedorismo em jovens não é simples. Não basta passar conceitos engessados e esperar que o espírito empreendedor aflore.

Especialmente no Brasil, é preciso levar em conta o contexto de aprendizado, que varia muito de acordo com a diversidade cultural e de saberes.

Foi pensando nisso que o Sebrae criou o Programa Nacional de Educação Empreendedora. São propostas de cursos variadas, que abrangem o Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior e buscam promover o desenvolvimento de competências que estimulem o protagonismo juvenil.

Conheça o programa para o Ensino Médio

A proposta para alunos do Ensino Médio tem três modelos. O primeiro é a Formação de Jovens e procura desenvolver o comportamento empreendedor, fazendo o jovem reconhecer seu próprio potencial.

O objetivo é que o estudante saiba identificar oportunidades no mercado de trabalho ou na criação de um negócio próprio. O curso envolve seis oficinas:

Oficina 1: Conexões, Oportunidades e Desafios!
Oficina 2: Eu: Jovem Empreendedor?
Oficina 3: Planejar para Alcançar Resultados
Oficina 4: Desafio Empreendedor
Oficina 5: Apresentação do Plano de Negócios para o público externo
Oficina 6: A Caminho do Futuro

Já o curso Despertar pretende ser uma reflexão sobre o que é empreendedorismo. Empreender vai além de abrir uma empresa, envolve cooperação, ética e cidadania. Ao entender isso, as possibilidades ampliam-se e o jovem passa a considerar mais opções e ter uma atitude mais pró-ativa diante da vida.

O último modelo, Crescendo e Empreendendo, procura provocar discussões e questionamentos em torno do que significa trabalho, negócio e empreendedorismo. O curso também é feito em forma de oficinas e pode ser aplicado em projetos de curta duração. São três encontros:

Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras
Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios
Encontro 3 – Pensando no Futuro

Os três cursos têm como base a intenção de preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho. Com uma abordagem leve e interativa, também informa e provoca a reflexão, ressignificação e aplicação prática dos aprendizados construídos.

Se você faz parte de secretarias municipais ou estaduais de educação, instituições de ensino ou organizações que trabalham com jovens, pode procurar a capacitação no programa! Procure o Sebrae mais próximo e informe-se!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades