4 Ideias de aula usando o Padlet

Blog 4 Ideias de aula usando o Padlet

24/12/2021
Compartilhe este conteúdo
A geração atual de estudantes já nasceu conectada. Desse modo, é indispensável que o ensino siga essa evolução e passe a adotar métodos e ferramentas que consigam falar a linguagem dos jovens. O Padlet é um bom exemplo de plataforma que auxilia bastante no aprendizado dos chamados “nativos digitais”.
Ele consegue proporcionar um aumento da interação dos professores com os estudantes, em um espaço virtual colaborativo. Tudo isso faz com que as aulas não fiquem presas somente no espaço físico, sendo uma ótima ocasião para explorar o desenvolvimento de novas habilidades.

O que é o Padlet?

O Padlet é uma ferramenta digital que permite que os usuários criem murais personalizados e interativos, dando a oportunidade de compartilhá-los com outros membros para que sejam feitas alterações em conjunto.
Ele é bastante utilizado por algumas empresas remotas que buscam organizar as tarefas ou criar apresentações para a equipe. Entretanto, as instituições de ensino viram ser esse um momento oportuno de usá-lo a favor da otimização do ensino.
Por ser flexível, ele pode ser acessado pelo notebook, pelo desktop e também pelo celular. Essa facilidade de acesso e o fato de ele ser gratuito aumentam ainda mais a sua usabilidade. Além disso, os professores terão um ambiente virtual para ser criado com a turma, dando um incentivo a mais para que os estudantes se engajem e tenham mais interesse no aprendizado.

Quais são os benefícios para a aprendizagem?

Ter um espaço dinâmico e virtual, e ainda engajar a turma, também traz outros benefícios à aprendizagem. O primeiro deles é o senso de organização e compromisso que os estudantes passam a ter ao utilizar o Padlet.
Eles começam a criar uma rotina de acompanhamento das postagens feitas, além de terem a oportunidade de ajudar os professores a alimentar os murais criados.
Outro benefício é em relação à absorção do conteúdo passado, uma vez que os educadores podem aproveitar a plataforma para adicionar links adicionais sobre a matéria, quiz de perguntas e respostas e também vídeos e imagens que aprimoram ainda mais o conteúdo passado em sala.
Todos esses pontos citados estimulam o trabalho colaborativo, fazendo com que os estudantes tenham familiaridade com o trabalho em grupo, isto é, habilidade bastante procurada pelo mercado de trabalho atual.

4 ideias para usar o Padlet em sala de aula

O Padlet apresenta inúmeras possibilidades de otimizar tanto o ensino quanto a aprendizagem. O professor, em primeiro lugar, precisa aprender a utilizar a ferramenta, descobrindo tudo o que ela oferece e então usar a criatividade para trazê-la ao contexto das aulas aplicadas.
Para ajudar, abaixo estão listadas quatro possibilidades de uso que podem ser aplicadas em sala de aula:
Criação de uma linha do tempo sobre os conteúdos da disciplina
A ferramenta dá a possibilidade de trabalhar os conteúdos da disciplina em forma de linha do tempo. Dessa maneira, os professores podem alimentar os murais conforme o que foi passado em sala de aula.
Ainda é possível colocar links e imagens que complementem o que foi aprendido. A ideia é aproveitar o dinamismo e a interatividade do mundo virtual a fim de prender a atenção do estudante em assuntos que, muitas vezes, não despertam o interesse dos jovens.
A ideia de linha do tempo, além de organizar as aulas, é uma forma de se aproximar da linguagem do estudante, visto que a maioria das redes sociais, bastante utilizada pelos jovens, funciona desse modo.
Utilize o Padlet para a organização de um projeto
A criação de projetos dentro da escola é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais visando à formação do estudante. Ter uma ferramenta que otimiza os processos de planejamento será fundamental para que tudo ocorra de acordo com o esperado.
Os recursos que o Padlet oferece são ótimos a fim de que os estudantes e os professores trabalhem em conjunto para a realização de objetivos. Os espaços virtuais colaborativos dão a oportunidade de todos assumirem funções importantes no planejamento das ações.
Criar uma Webquest, por exemplo, geralmente é um bom caminho para a idealização e a realização do projeto. Todos os estudantes buscarão recursos na internet para que um determinado problema seja solucionado. Com isso, eles estão aptos a aprimorar ainda mais as suas habilidades de gestão, o senso crítico, além de aprender a utilizar uma nova ferramenta digital.
Tenha um espaço para sugestões de melhorias e novas ideias para serem aplicadas durante as aulas
 
Por mais que os murais sejam bons para que os estudantes e os professores contem com um espaço para se organizarem, a plataforma também pode ser útil aos feedbacks.
O professor pode destinar um espaço para que os estudantes coloquem os feedbacks sobre as aulas, como também as dificuldades que estão enfrentando em relação ao conteúdo. É possível ainda estender esse mural aos pais, que podem acompanhar um pouco sobre o que os filhos estão aprendendo, tendo esses a possibilidade de dar ideias que ajudem a melhorar a aprendizagem.
É uma ótima forma de personalizar o ensino, pois o professor saberá as dificuldades de cada membro da turma e também entender um pouco mais sobre o que cada um pensa sobre as aulas presenciais.
Tenha uma biblioteca de vídeos educativos
 
Por fim, existe também a possibilidade de explorar a plataforma para armazenar vídeos educativos úteis como apoio ao aprendizado. Não é segredo que os indivíduos apresentem diferentes jeitos de aprender; então é possível que em uma sala de aula existam estudantes que absorvem melhor o conhecimento por meio dos vídeos.
O professor pode criar uma espécie de biblioteca de conteúdos em formato de vídeos, que deve ser compartilhada com os estudantes, dando espaço a eles para que tragam outros conteúdos complementares.

O futuro da educação será digital?

Com o avanço da tecnologia e a sua crescente utilização em diversos setores, incluindo a educação, é provável que a educação use cada vez mais os recursos digitais.
Por isso, é de extrema importância que os educadores comecem a ter familiaridade com essas plataformas que auxiliam bastante o ensino.
O Padlet foi apenas um exemplo entre as inúmeras ferramentas digitais e as tecnologias que podem ser empregadas. Veja um artigo completo em que mostra oito ferramentas para professores e estudantes que também estão obtendo ótimos resultados em relação à aprendizagem.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades