4 motivos para escolher o Itinerário Formativo de Empreendedorismo

Blog 4 motivos para escolher o Itinerário Formativo de Empreendedorismo

16/10/2020
Compartilhe este conteúdo
Algumas escolhas podem mudar a nossa vida. Quando elas estão relacionadas aos rumos da nossa educação e de nossa carreira, então, ainda mais. E são as escolhas também que nos permitem sermos protagonistas do que desejamos, elegendo os caminhos que parecem mais adequados ao que prezamos – interesses, aptidões e estilo de vida.
Uma coisa muito legal que as mudanças no ensino médio trazem é a possibilidade de escolhas. Uma das maneiras de fazer isso vai ser elegendo o Itinerário Formativo que tem mais sentido para a sua formação escolar e a futura atuação profissional. Hoje, vamos falar especificamente sobre o Itinerário de Empreendedorismo, afinal, essa é a nossa especialidade. Quer se aprofundar um pouco mais neste assunto e saber como ele pode ser uma boa opção pra você? Veja neste post.

O que são os Itinerários Formativos?

Para explicar de forma simples, os Itinerários Formativos são quatro grandes áreas determinadas para o novo ensino médio que vão guiar a aplicação prática das áreas de Conhecimento – que não são eletivas. As escolas podem escolher quantos (sendo que dois são obrigatórios) e quais Itinerários oferecerão, de acordo com sua realidade. E você, jovem estudante do ensino médio, poderá optar por aquele em que deseja se aprofundar.
Vamos dizer que os Itinerários sejam uma espécie de óculos. É pelas lentes daqueles óculos que você escolheu que vai ter um olhar para o conteúdo de formação básica. Ou seja, eles não são o conteúdo principal da formação no ensino médio, mas sim a perspectiva pela qual o conteúdo e as competências são trabalhadas. Bom, mas que Itinerários são esses? Eles são quatro, como falamos:
– Investigação Científica: uso da Ciência para a interpretação de ideias, fenômenos e processos.
– Processos Criativos: construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos.
– Mediação e Intervenção Sociocultural: mediação conflitos, promoção de entendimento e implementação de soluções em uma comunidade.
– Empreendedorismo: criação de organizações voltadas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com uso de tecnologia.
Se você está interessado ou interessada no Itinerário Formativo de Empreendedorismo ou ainda tem dúvidas em relação ao que ele pode agregar à sua educação, continue a leitura e descubra!

O que é Empreendedorismo?

Para entender a aplicação do Itinerário Formativo de Empreendedorismo, é preciso, antes, falar sobre alguns mitos que envolvem o conceito de Empreendedorismo. Muitas pessoas costumam associar a palavra à criação ou à gestão de empresas. Esse é o seu caso? Então, saiba que o Empreendedorismo é um universo mais amplo e muito mais criativo, com possibilidades diversas para o seu futuro profissional e para a sua vida.
Empreender nada mais é do que ter a habilidade de perceber oportunidades, pensar em soluções criativas para algum problema e colocar em prática essas soluções. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, ou ao abrir uma empresa própria, em uma iniciativa de empreendedorismo social, ONG, clube, projeto, associação ou até mesmo em sua vida pessoal ou no âmbito familiar.
É um conceito muito diverso, não é? A seguir, mostramos como ele pode ser aplicado na prática, no seu futuro.

4 vantagens do Itinerário Formativo de Empreendedorismo

1 Uma das chaves para o seu Projeto de Vida

Você já ouviu falar sobre Projeto de Vida? Essa é outra novidade do novo ensino médio e que deve tornar a aprendizagem ainda mais instigante para os jovens. Isso porque pensar em um Projeto de Vida – ou seja, seus interesses pessoais, metas e caminhos para alcançá-los – é uma maneira de personalizar a Educação, fazendo com que ela seja mais aderente à sua realidade e ajude você de forma prática na escolha de uma profissão.
É aí que o Itinerário Formativo de Empreendedorismo tem lugar. O Empreendedorismo, nesse caso, é a maneira mais eficaz de fornecer ferramentas para a realização do seu Projeto de Vida. Ao desenvolver competências empreendedoras e aprender habilidades como Gestão, Criação de um Modelo de Negócios ou Prototipação, você se torna mais capaz de tirar as próprias ideias do papel.

2 Empreendedorismo é criatividade na prática

Já reparou que as pessoas mais criativas são aquelas que não só têm boas ideias, como também conseguem realizá-las? Pense nas grandes invenções, nas empresas mais inovadoras e nas histórias de vida inspiradoras. Todas elas têm por trás um denominador comum: a capacidade de realização.
Este é um aspecto muito interessante que você poderá aprender por meio do Itinerário Formativo de Empreendedorismo: como ter mais e melhores ideias e de que maneira moldá-las de forma que elas se tornem soluções eficazes e criativas para problemas concretos.

3 Ferramentas para se tornar o profissional do futuro

O profissional do futuro tem características de um autodidata e de um nexialista, ou seja, uma pessoa capaz de estabelecer conexões. Essas são, dentre outras, algumas das competências que podem ser aprendidas por meio do Itinerário Formativo de Empreendedorismo.
Assim, não importa como será o mercado de trabalho daqui a 5 ou 10 anos. Desenvolvendo determinadas competências, você terá em mãos as ferramentas para sempre buscar novos conhecimentos e se preparar da melhor forma possível a fim de se tornar um profissional de excelência, em qualquer contexto em que estiver inserido.

4 Maneira de criar a própria carreira

Além de tudo isso, desenvolver uma mentalidade empreendedora por meio do Itinerário Formativo de Empreendedorismo é um percurso formativo voltado a construir uma carreira múltipla ao longo da sua vida. A capacidade de ver oportunidades e transformá-las em algo concreto pode se aplicar à sua vida também.
Assim, você não dependerá de uma empresa ou de um chefe para decidir os rumos de sua carreira, mas poderá criar, você mesmo, novas possibilidades sempre que sentir necessidade de mudar.
E, então, gostou de perceber como o Empreendedorismo pode ser uma boa escolha para o seu Itinerário Formativo? Descubra também, baixando este e-book gratuito, outras formas de empreender sem abrir uma empresa.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades