5 filmes para despertar a mentalidade empreendedora nos estudantes

Blog 5 filmes para despertar a mentalidade empreendedora nos estudantes

17/01/2018
Compartilhe este conteúdo

Criar o próprio negócio pode parecer algo muito distante quando ainda se está às voltas com os fundamentos da matemática, física, português e ciências. Usar a biografia de empreendedores pode ser uma forma descontraída e leve de introduzir o tema em sala de aula, mostrando aos alunos que a postura empreendedora é desenvolvida ao longo da vida e é importante não só para a atividade profissional, mas para uma mentalidade mais criativa, inovadora e focada na solução de problemas. Por isso, selecionamos cinco filmes que podem te ajudar nessa missão:

O Homem que Mudou o Jogo

Esqueça o tradicional filme sobre esporte. Em O Homem Que Mudou o Jogo, o baseball é apenas plano de fundo para uma história sobre quebra de paradigmas, trabalho em equipe e competências profissionais/pessoais. Na trama, o treinador e o analista do time Oakland Athletics decidem parar de apostar na contratação de superestrelas e passam a usar dados estatísticos sobre a performance de jogadores desacreditados para montarem um time forte e coeso, baseado no trabalho em grupo e não dos indivíduos.

Estrelas Além do Tempo

Mulheres, negras e jovens, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram essenciais para a conquista espacial na década de 60 – época em que a lei de segregação racial ainda estava em vigor nos Estados Unidos. Apesar do brilhantismo, as três funcionárias da Nasa lutaram contra todo o tipo de preconceito para abrirem caminho e deixarem sua marca na história. Estrelas Além do Tempo é sobre empreendedorismo, superação, ousadia e, principalmente, sobre empoderamento feminino e racismo no mundo dos negócios.

Jobs

Inventor, criativo, empresário, visionário, marketeiro. Chame como quiser, o negócio de Steve Jobs era mesmo criar e vender desejos, muito além de simples produtos. E essa obsessão acabou gerando verdadeiras revoluções nas indústrias da informática, comunicação, entretenimento e telefonia. Entre outros filmes e documentários sobre o empreendedor da maçã de ouro, Jobs vale a pena por mostrar o lado humano de Steve Jobs, sua conturbada vida pessoal, seu gênio arisco e suas dificuldades em se relacionar com os colegas.

A Teoria de Tudo

A biografia de Stephen Hawkings é um ótimo exemplo de que a postura empreendedora tem grande valor a vida fora das quatro paredes dos escritórios. A Teoria de Tudo mostra a luta do jovem cientista, que descobre uma doença motora degenerativa aos 21 anos, para seguir fazendo o que amava e cumprir sua vocação. Sua persistência o levou a fazer contribuições significativas no campo da astrofísica, consagrando-o como um dos maiores cientistas da atualidade.  

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing, matemático e grande nome das ciências da computação, que durante a Segunda Guerra Mundial fez parte da equipe dos Aliados responsável por decodificar as mensagens das máquinas Enigma, usadas pelos nazistas. Entre outras questões da vida pessoal de Turing – enfrentar, na década de 1940, o preconceito contra o homossexuais, por exemplo – o filme aborda a importância da confiança e cooperação em equipe para a conquista de grandes resultados.

Leia mais: como a ficção científica pode despertar a imaginação dos alunos.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades