5 motivos para aprender fazendo

Blog 5 motivos para aprender fazendo

07/09/2017
Compartilhe este conteúdo

Incluir a prática no processo de aprendizado é uma maneira poderosa de enriquecer a experiência educacional, promovendo um entendimento mais profundo e duradouro pelos estudantes. As metodologias ‘mão na massa’ são, inclusive, preferidas pelos jovens, que se sentem mais estimulados e engajados com o estudo.

Conheça alguns motivos para incluir lições práticas no currículo escolar desde já:

1-Relevância para o mundo real
1-Relevância para o mundo real

Aprender por meio de um projeto concreto mostra ao estudante a aplicação prática da teoria. Tudo o que é aprendido tem um por quê e um para quê, tornando o aprendizado mais tangível. Além disso, as experiências práticas capacitam o aluno para a resolução de problemas e desafios que ele possivelmente enfrentará fora da escola.

 

2-Aprender a errar
2-Aprender a errar

Imprevistos e desvios de rota são comuns em projetos e experiências práticas. Ao aprender fazendo, o estudante perde o medo de falhar e passa a aceitar o erro como parte fundamental do processo de construção de conhecimento. Conviver com a falha ajuda, ainda, a estimular a criatividade e a busca por soluções alternativas.

 

3-Conhecimento transdisciplinar
3-Conhecimento transdisciplinar

Uma das grandes vantagens do ensino baseado na prática é a integração de diferentes disciplinas em um mesmo projeto. Para realizar um projeto de física, por exemplo, o jovem precisa de ter noções de matemática, química e até mesmo de língua estrangeira.  O resultado são aulas mais dinâmicas e estimulantes e mais facilidade para absorver os diversos conteúdos.

 

4-Confiança e autoestima
4-Confiança e autoestima

Tirar uma ideia do papel envolve desafios que vão além do conhecimento teórico: é preciso ter coragem de se expor, capacidade de argumentação, habilidade para gerenciar recursos e pessoas, flexibilidade e abertura para o novo, criatividade e análise crítica. O processo de realização pode ser uma grande ferramenta de empoderamento, na medida em que o estudante vence cada uma dessas barreiras e adquire confiança para partir para o próximo passo do projeto.

 

5-Trabalho em equipe
5-Trabalho em equipe

Integrar diferentes habilidades, dividir o tempo e o espaço com os colegas e discutir soluções para os desafios são essenciais para a conclusão de um projeto prático. Tudo isso contribui para desenvolver as conexões sociais entre os jovens, o espírito de equipe e o respeito pela diferença, além de favorecer a troca de conhecimentos entre os alunos.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades