6 séries sobre empreendedorismo para saber mais do assunto

Blog 6 séries sobre empreendedorismo para saber mais do assunto

21/03/2022
Compartilhe este conteúdo
Hoje em dia, existem muitas séries e documentários que abordam o tema de forma leve e com grande capacidade de ajudar quem está em busca de conhecimento.
Eles podem ser úteis tanto para o professor que deseja aplicar um ensino empreendedor quanto para os estudantes que estão recebendo esse modelo de aprendizado. Além disso, grande parte dessas séries e dos documentários pode ser utilizada em sala de aula, abrindo espaço para debates construtivos.
Continue a leitura e veja 6 séries sobre empreendedorismo que vão proporcionar um lazer aliado ao conhecimento.

Conheça 6 séries inspiradoras sobre empreendedorismo

As séries sobre empreendedorismo que serão apresentadas abordam temas diversos que permeiam esse universo. Será uma maneira de compreender ainda mais as inúmeras possibilidades de um ensino empreendedor beneficiar os estudantes.
Vamos conhecer:

1. Suits

Esta série foi criada e escrita por Aaron Korsh e teve a sua estreia em 23 de junho de 2011. O foco central dos episódios t é um escritório de advocacia que apresenta alguns problemas que necessitam de uma visão estratégica para encontrar solução.
Mas como o empreendedorismo entra na história?
Em grande parte dos episódios, é possível perceber que os personagens desenvolvem e aplicam habilidades fundamentais para a formação empreendedora, como inteligência emocional, raciocínio lógico e autoconfiança.
Toda a série, além dos dramas pessoais apresentados visando prender a atenção de quem está vendo, é voltada para a importância que tais habilidades têm.
Ela está disponível na Netflix e tem nove temporadas.

2. Silicon Valley

Pode-se dizer que o Vale do Silício se tornou a “sede do empreendedorismo”. Por mais que o local ainda não tenha recebido essa nomeação oficial, é possível entender o motivo, já que lá é o lugar que se encontra o maior número de startups do mundo.
A série se passa num ambiente empreendedor e conta a história de seis programadores que buscam o sucesso na carreira. O interessante é que, apesar da pouca idade, eles já ressaltam a necessidade de lidar com assuntos sérios, como negociação e investimentos, com o objetivo de alavancar o negócio.
Toda a dinâmica de Silicon Valley mostra pontos importantes que fazem parte da base do empreendedorismo, incluindo técnicas de gestão, habilidades de conversação e resiliência, buscando suportar as perdas.
Ela está disponível na HBO e apresenta seis temporadas que podem trazer diversos aprendizados.

3. Shark Tank

Esta é uma série de game show em que os convidados devem apresentar seus projetos, para que os “Tubarões” – empreendedores e investidores de sucesso – avaliem e escolham um deles, com o objetivo de investir e colocar todo o planejamento em prática.
É um game muito interessante e inspirador, considerando ser possível observar como os diversos sonhos apresentados foram desenvolvidos e também quais foram as etapas do projeto. Dentre os atrativos, está o fato de os “tubarões” sempre darem dicas e fazerem perguntas que elucidam os pontos que precisam de melhorias dentro dos projetos apresentados.
Além disso, as histórias são reais, e as ideias mostradas serão realmente aplicadas caso os investidores as escolham. Fica nítido também a importância de uma boa apresentação, do raciocínio rápido e lógico e também das habilidades de gestão e organização.
Apresentar esta série em sala de aula pode ser uma chance de o professor engajar a turma, pois ela abre espaço para debates e incentiva os estudantes a criar planos de vida.

4. Girl Boss

Esta série é bastante necessária, visto que consegue ressaltar o empoderamento feminino e dar referências a fim de que as estudantes entendam que as mulheres ganham cada vez mais espaço em mercados antes nutridos pelos homens.
A história conta a vida de Sophia Amoruso, empresária que obteve sucesso com a venda de roupas on-line. O modo como os episódios mostram os desafios da empreendedora é uma ótima maneira de entender um pouco mais da importância de os jovens começarem a se preparar desde cedo para o mercado de trabalho.
Ela está disponível na Netflix, com apenas uma temporada, mas é possível extrair muito conteúdo e aprendizado.

5. O Sócio

O Sócio é uma série lançada em 2013, cujo episódio final foi em 28 de setembro de 2021, ou seja, é possível passar dias ou meses absorvendo tudo o que ela pode ensinar.
O empresário e investidor americano Marcus Lemonis se transforma em um mentor que auxilia pequenas empresas próximas da falência. O ponto principal desta série é que Marcus consegue mostrar a sua visão de negócio, adquirida com a sua ampla experiência.
Ele reforça a possibilidade dea expandir o negócio e que não existe apenas um caminho para a obtenção do sucesso. Assim, a série é indispensável para entender como o empreendedorismo é diverso, bem como para demonstrar que as técnicas podem ser aplicadas por qualquer pessoa.
Ver as empresas se recuperando gera motivação para aprender mais a respeito dessa área e é um gatilho para que o professor comece a se interessar ainda mais pelo assunto, tendo reflexo direto no seu jeito de ensinar.
Para assistir à série, basta acessar o canal History Channel.

6. O Código Bill Gates

Se a ideia é aprender mais em relação ao empreendedorismo, por que não ouvir o que um dos maiores bilionários do mundo tem a dizer?
O Código Bill Gates é uma série documental que discorre um pouco sobre a visão empreendedora do criador da Microsoft. Ele consegue trazer insights sobre o comportamento humano e também as habilidades necessárias para a resolução de problemas.
A série também apresenta uma visão inevitável: criar soluções que visem ao bem de todos ou ao de um grupo de pessoas. A série mostra como Bill trabalha nessa questão e quais ações ele faz para que o mundo se torne um lugar melhor.
Para assistir, basta acessar a Netflix.

Universo empreendedor na sala de aula

Os jovens da atualidade gostam de aulas dinâmicas, o que justifica a utilização de filmes e séries como boa prática para aumentar o engajamento. O educador pode aproveitar as séries citadas e levá-las à sala, fazendo com que os estudantes se interessem ainda mais pelo assunto.
Ao gerar tal engajamento, as demais práticas empreendedoras aplicadas ganharão atenção maior, e a turma será capaz de melhorar ainda mais o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras. Eles começam a compreender a importância que cada etapa do aprendizado tem em relação ao seu futuro, e as aulas passam a ter elementos de motivação para todos.
O ideal então é que o professor assista às séries indicadas e tire um tempo para buscar outras que também seguem o mesmo padrão. Assim, ele aumentará a sua bagagem técnica e ainda conseguirá transformar o ensino.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades