7 apps que todo educador deve ter

Blog 7 apps que todo educador deve ter

28/01/2019
Compartilhe este conteúdo

Pare um pouquinho para fazer um exercício: dê uma olhada pelos apps instalados em seu celular e veja o que encontra. Aplicativos de produtividade, viagem, clima, rádio, gravador, agenda, editor de imagem, banco, música, redes sociais? Os aplicativos são softwares com ferramentas desenhadas para desempenhar tarefas práticas e específicas. Eles já existiam nos computadores pessoais, mas, com o “boom” de desenvolvimento de aplicativos móveis, passaram a fazer parte da rotina da maioria da população conectada à internet por meio de um smartphone.

Pelos apps, as pessoas fazem compras, agendam compromissos e pedem comida. Bom, voltando ao exercício: quantos apps de educação estão instalados no seu celular atualmente? E quantos você usa no dia a dia? Se sua resposta foi poucos ou nenhum, é hora de mudar isso. Selecionamos sete apps que todo educador deve ter. Confira e escolha aqueles que atendem melhor suas necessidades.

1 – TeacherKit

Já são mais de um milhão de professores fazendo a gestão de suas tarefas pelo TeacherKit em todo o mundo. O app ajuda a organizar a aula e a dinâmica dos alunos com facilidade. Registro de participação e controle de notas podem ser feitos com poucos cliques, assim como o controle dos horários das classes, o acompanhamento da performance dos alunos e a comunicação com familiares. Tudo em um só app.

2 – Remind

Facilitar a comunicação com os pais dos alunos também é o objetivo do Remind. A ferramenta envia avisos por notificação no celular, e-mails e SMS com uma grande vantagem sobre os demais apps de mensagem: os números de telefone ficam em sigilo.

3 – EdMondo

Um app de atividades que permite a interação entre pais, professores e alunos, o EdMondo funciona quase como uma rede social com foco em educação. Nele é possível criar e participar de quizzes, propor enquetes, iniciar uma discussão, disponibilizar apresentações, além de oferecer conteúdos para download para ajudar professores no planejamento das aulas.

4 –  Educreations

Uma lousa virtual que proporciona experiências interativas em sala de aula. O Educreations tem suporte para gráficos, imagens, textos, animações e interação por meio de comentários.

5 – Class Dojo

Voltado para o ensino infantil, o Class Dojo permite que os professores compartilhem informações e momentos da sala de aula com os pais dos alunos. Lá também ficam registrados feedbacks e mensagens trocadas entre a família e o educador.

6 – E-clicker

Imagine tornar sua aula mais dinâmica, consultando, de forma estruturada, a opinião dos estudantes sobre determinados temas em tempo real. O E-clicker oferece uma espécie de pesquisa com opções de múltipla escolha ou resposta livre. Os participantes registram seus votos pelo celular, e o professor tem as respostas imediatamente em seu aparelho.

7 – Evernote

Ter o símbolo de “elefantinho” verde na sua tela principal é garantia de uma ferramenta versátil. Assim como os canivetes suíços, o Evernote tem um pouco de tudo: anotações, gravação de áudio, registros em foto e vídeo, organização de lembretes e notas de texto. As funcionalidades ajudam você desde o planejamento das aulas até os momentos de estudo pessoal. E é muito útil também para os seus alunos. Vale a pena baixar!

Conheça seis formas de usar o Evernote para o aprendizado.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades