8 filmes sobre empreendedorismo para aprender mais sobre o assunto

Blog 8 filmes sobre empreendedorismo para aprender mais sobre o assunto

17/04/2020

O empreendedorismo vem crescendo no Brasil e despertando o interesse de muitos jovens. Desde o ensino médio ou o início da faculdade, muitos estudantes pensam em trilhar esse caminho e montar um dia o próprio negócio. Existem diversos filmes sobre empreendedorismo para se sentir inspirado e motivado. Esse pode ser um bom começo pra você que é estudante e gostaria de conhecer mais  do assunto.

Sendo assim, filmes sobre empreendedorismo são uma ótima maneira de aprender com os erros dos outros e aplicar aquilo que deu certo no próprio negócio.

Estas oito histórias apresentadas a seguir vão mostrar pra você a realidade de um empreendedor. Além disso, mostrar que persistir realmente pode trazer resultados incríveis. Vamos às indicações dos filmes sobre empreendedorismo?

Filmes sobre empreendedorismo

1. Fome de Poder

Neste filme, chamado originalmente de “The Founder”, você vai conhecer a história da ascensão do McDonald’s.

Primeiramente, a marca veio do sobrenome dos irmãos Maurice e Richard, donos do primeiro restaurante de fast-food da época. O que causou um grande alvoroço em San Bernardino, na Califórnia. O grande responsável pela expansão e pelo crescimento da marca, porém, foi o empresário Ray Kroc, isto é, coube a ele tornar o McDonald’s mundialmente conhecido.

Kroc é um vendedor de máquinas de milk-shakes que pôde enxergar excelente oportunidade de negócio por trás do restaurante dos irmãos Maurice e Richard. Entretanto, mesmo com o crescimento do McDonald’s, Kroc se transforma no pior sócio que os irmãos poderiam ter encontrado. É um dos filmes sobre empreendedorismo ao qual vale a pena assistir.

Onde assistir? Disponível na Netflix.

2. À procura da felicidade

“À Procura da Felicidade” em uma lista de filmes sobre empreendedorismo? Sim!  Contamos agora os motivos.

O filme apresenta altos e baixos e, claro, tem Will Smith como protagonista. Ou seja, esse é o típico filme para quem precisa se motivar e empreender.

Chris Gardner (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros após sua esposa ir embora de casa. Ele é pai solteiro e precisa cuidar do seu filho de 5 anos. Chris tenta usar todas as suas habilidades como vendedor para conseguir um emprego melhor. Nesse sentido, os problemas financeiros só aumentam, e Chris não pode esperar por uma promoção. Por isso, eles passaram a dormir em abrigos e continuaram mantendo a esperança de que dias melhores viriam.

É aquela famosa história que  faz você pensar: Se o personagem principal conseguiu, eu também consigo”.

Onde assistir? Disponível na Netflix.

3. A rede social

Outro filme do qual podemos tirar muitas lições sobre empreendedorismo é “A rede social”. O filme, dirigido por David Fincher, conta a história de criação do Facebook.  Sendo assim, o longa mostra como o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg fundou uma das maiores empresas de tecnologia.

Onde assistir? Disponível na Netflix.

4. Jobs

Um dos filmes sobre empreendedorismo mais conhecidos. Nele, Jobs é estrelado por Ashton Kutcher e conta a história de Steve Jobs, o criador da Apple. A empresa, que saiu de uma garagem e conquistou o mundo, é retratada no longa.

Em 1976, Jobs abandonou a faculdade e, junto com seu amigo Steve Wozniak,  iniciou uma revolução nos computadores, com a criação do “Apple 1”, o primeiro computador pessoal. Jobs se mostra um empreendedor nato, extremamente perfeccionista, porém com um gênio difícil de lidar. Esse também está na lista de filmes imperdíveis sobre empreendedorismo.

Há também outra cinebiografia de Steve Jobs, em que o empresário foi interpretado por Michael Fassbender.

Onde assistir? Disponível no Google Play para aluguel.

5. Walt antes do Mickey

A história de empreendedorismo de Walt Disney não foi um conto de fadas inicialmente. Ou seja, para erguer todo esse império, Walt Disney encontrou muitos obstáculos. Por isso, este filme mostra as dificuldades enfrentadas por ele antes da criação do seu primeiro grande sucesso: o Mickey Mouse.

Em “Walt Antes do Mickey”, acompanharemos a trajetória de Walt desde sua infância. Aliás, desde sempre ele foi muito criativo e teve de passar por cima da opinião da própria família para traçar sua trajetória como animador.

Onde assistir? Disponível na Netflix.

6. O Homem que mudou o jogo

Primeiramente, o filme une estrelas como Brad Pitt e Robin Wright nesta história inspiradora que conquistou o público e a crítica. Por isso, o longa foi indicado a seis Oscars, incluindo a categoria de Melhor Filme.

O filme é inspirado na história real de Billy Beane. Em 2002, Beane conquistou os holofotes do mundo todo quando conseguiu transformar um pequeno time de baseball em um supertime da Liga Americana. E mais: ele contava com a menor folha salarial de todos os times profissionais e conseguiu dar a volta por cima.

Sendo assim, o filme nos deixa uma lição forte de que você deve confiar nos números, nos dados e nas estatísticas. Ou seja, muitas vezes os números mostram qual é e qual não é o melhor momento.

Onde assistir? Disponível no Google Play para aluguel.

7. Coco, Antes de Chanel

Poucos filmes sobre empreendedorismo retratam as mulheres, diferentemente do filme “Coco, Antes de Chanel”. Neste longa, você vai conhecer a história de Coco Chanel e como ela criou uma das marcas de moda mais luxuosas e famosas do mundo.

Após a morte da mãe, o pai de Gabrielle Chanel a deixa , juntamente com a irmã, em um orfanato. Para sobreviver, a jovem passou a trabalhar em uma alfaiataria durante o dia; durante a noite, cantava em um cabaré. Por lá, ela acaba conhecendo um milionário chamado Étienne Balsan, e os dois têm um caso. Com o desenvolver da história, ela pede abrigo ao amante enquanto procura novas oportunidades.É assim que começa a avançar com suas criações e seu talento de estilista.

Onde assistir: Netflix.

8. Joy: o nome do sucesso

Joy, personagem interpretada por Jeniffer Lawrence, é uma jovem brilhante que leva uma vida pessoal bastante complicada. A jovem é divorciada, tem dois filhos, o ex-marido mora no porão de sua casa, a mãe passa o dia todo assistindo a novelas, e o pai, divorciado, também vive na mesma casa.

Mas, com muita criatividade, ela desenvolve um esfregão de limpeza milagroso e que se transforma em um sucesso de vendas. Ou seja, esse fato a transforma em uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. É um filme repleto de boas lições, como: comece por onde você conhece, planeje, persevere e ninguém vende seu negócio tão bem quanto você.

Onde assistir? Disponível no Google Play para aluguel.

Gostou dessa seleção de filmes sobre empreendedorismo?  Descubra também esta seleção de sites e apps para aprender em casa. 

 

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades