A importância das competências socioemocionais na escola: conheça o case da professora Mara Vieira

Blog A importância das competências socioemocionais na escola: conheça o case da professora Mara Vieira

09/12/2021
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O projeto de vida na escola é uma das competências da BNCC e tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que ajudam os estudantes a se conhecerem e então a definir os seus objetivos.
Ela também trabalha na valorização da diversidade de saberes e vivências, incentivando os jovens a fazerem escolhas alinhadas com o exercício da cidadania.
Foi com base nessa premissa que a professora Mara Vieira Martins criou o projeto “Por que não agora?”. Ela conseguiu engajar os estudantes no aprendizado por meio da sensibilização e do reconhecimento das múltiplas realidades do mundo.
Vamos conhecer mais informações sobre o projeto e entender ainda mais a importância que as habilidades socioemocionais têm para a formação do indivíduo.

Como o projeto surgiu?

A professora Mara Vieira trabalha com as disciplinas Projeto de Vida e Gestão de Pessoas na Escola de Formação Gerencial do Sebrae. Ela participou de vários projetos que envolveram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, projetos esses fundamentais para os estudantes identificarem seus interesses.
O projeto “Por que não agora?” surgiu com a ideia de utilizar o entretenimento como forma de aumentar o engajamento, fazendo com que os estudantes entendessem melhor a importância do autoconhecimento e também das habilidades socioemocionais para a formação.
Foi então que a professora Mara resolveu trazer o filme “O Menino que Descobriu o Vento”, em que retrata a história de um jovem que vive em uma realidade difícil nas terras secas de Malawi, na África. Os estudantes ficaram bastante envolvidos na história, pois ela mostra como o jovem conseguiu trazer soluções aos problemas da comunidade em que vivia mesmo diante de todas as dificuldades.

O início do projeto

Depois que os estudantes assistiram ao filme, a professora deu início ao projeto realizando debates sobre o que eles viram. A primeira pauta trazida foi uma discussão sobre a situação precária e as dificuldades sociais e econômicas que muitos países da África passam.
Essa etapa foi fundamental para que todos pudessem entender as diversas realidades existentes no mundo, além de compreender melhor como a sociedade pode ser organizada com base em diferentes aspectos. O debate foi muito importante a fim de que os estudantes tivessem uma compreensão mais profunda sobre o filme, dando abertura para que eles pudessem começar a pensar sobre a própria realidade.
Com a intenção de se aprofundar ainda mais, a professora orientou a turma por meio de um trabalho no qual eles tiveram de levantar dados sociais e econômicos sobre os países da África. Esse exercício foi muito importante para o reconhecimento da diversidade, comparando-as com a realidade de outros países, incluindo o Brasil.
Os estudantes puderam trabalhar a busca ativa por aprendizado, tendo a liberdade para buscar diversos temas relacionados à realidade dos países africanos. Esse contato, mesmo que virtual, fez com que os estudantes começassem a despertar um novo olhar sobre o mundo e também sobre a sua localidade.

Diálogo introdutório sobre a importância das competências socioemocionais

Nessa etapa do projeto, os estudantes já tinham consciência sobre as múltiplas realidades sociais e econômicas do mundo. Assim, a professora decidiu realizar mais uma ação que ia aprofundar ainda mais o conhecimento da turma.
Ela desenvolveu um diálogo aberto com a finalidade de que todos pudessem interpretar o perfil do personagem principal do filme. Essa ação tinha como objetivo mostrar como algumas competências socioemocionais eram importantes para atingir os objetivos de vida.
Foi possível então entender quais foram as habilidades que o personagem utilizou para driblar as dificuldades encontradas na sua comunidade. Toda a turma falou sobre o empenho do personagem em estudar, mesmo com pouco acesso à informação, além das suas habilidades para obter sucesso.
Essa análise também foi feita no que diz respeito a outros personagens, tendo também como objetivo entender a importância das competências socioemocionais elencadas pelas BNCC.

A busca por soluções e o resultado do projeto em relação ao desenvolvimento dos estudantes

Foi a partir daí que ela trouxe uma atividade com a intenção de que os alunos criassem projetos e soluções para a realidade mostrada no filme. Desse modo, todos tiveram de continuar os estudos sobre a realidade da região do filme, entender melhor as dificuldades e elaborar formas de resolver os problemas abordados nessa obra.
A professora ficou bastante empolgada com o resultado dessa etapa do projeto, já que os estudantes trouxeram soluções diversas e que concordavam com os interesses de cada membro da turma.
Algumas tendências foram reveladas, como é o caso de alunos que tinham facilidade e interesse nas disciplinas de Exatas. Eles trouxeram caminhos que necessitavam da realização de cálculos ou de ações que envolviam a economia do país.
Dessa forma, o resultado foi uma rica experiência de autoconhecimento, dando um direcionamento para que os estudantes pudessem ter bagagem a fim de traçar o próprio projeto de vida. Eles também desenvolveram habilidades como resiliência, paciência, inteligência emocional, além de um olhar mais empático sobre o outro.

O CER e o apoio ao desenvolvimento da competência “trabalho e projeto de vida”

O CER entende a importância de desenvolver habilidades que proporcionam um direcionamento para que os estudantes consigam desenvolver os seus projetos de vida. Assim, a instituição mantém o trabalho de divulgação de conteúdos e cursos que apoiam os professores a estarem aptos para trabalhar essa competência, além de auxiliar os estudantes a entenderem a importância do seu protagonismo.
O case da professora Mara é fundamental para que as escolas e educadores percebam a viabilidade de trabalhar o projeto de vida valendo-se de ferramentas básicas e que engajem os estudantes.
Conhecer a trajetória de outras escolas e dos professores é fundamental para incentivar a criação de outros projetos de sucesso como o apresentado neste artigo. Por isso, o CER histórias é um ótimo canal de comunicação e aprendizado, visto ser possível encontrar diversos cases que podem ser utilizados como apoio para a implementação de novos projetos.
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